Ténéré 250 - Marcador de combustível impreciso

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Salvador
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Salvador » 06 Abr 2011, 09:49

Resumo do tópico:

Se você ligar ou deixar a moto inclinada a marcação de combustível poderá se alterar. Dependendo da quantidade poderá acionar o trip da reserva.
Depois de 2 minutos ela estabiliza e indica a quantidade correta.
Bom dia pessoal!

Não sei se é normal, mas estou achando o marcador de combustível um tanto impreciso, vou explicar.

Por exemplo quando tenho 3 barrinhas no marcador digital, desligo a moto e vou trabalhar, quando ligo ela novamente no final do dia aparecem só duas ou uma barrinha, depois que ando um pouco (500 metros em média) na moto volta a aparecer as 3 barrinhas, isso fica mais incomodo quando já está chegando na "reserva" pois ai sempre que ligo mostra reserva, depois para de piscar e volta ao normal.

Assim não sinto confiança no marcador, pois reserva tem de ser reserva, não sou de deixar ela ficar na reserva muito tempo, não é legal para a bomba de combustível, então normalmente sempre que avisa já vou abastecer, so que em média coloco 9 litros ate o indicador do bocal la em baixo nos furinhos, ou seja, se é de 16 litros tenho ainda 7 litros quando a moto começa a indicar reserva.

Isso ocorre com vocês também, ou eu devo mesmo reclamar na CC sobre isso?

Regis
Visitante
Visitante

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Regis » 06 Abr 2011, 10:39

Salvador,
Essa é uma característica típica de marcador de combustível de moto. Ele marca certo com a moto em pé (em posição de marcha), no pézinho marca a menos. Então a marcação real acontece depois de levantar a moto do descanço e andar um pouco. O da Té é ainda dos mais precisos com que já lidei.
De qualquer forma, não dá pra confiar cegamente que quando ele indica meio tanque você realmente tem 8 litros. É mais uma referência com a qual você se acostuma usando. O mais importante é que ele seja constante e isso ele é, como era também o da Lander. Lembre que motos maiores e bem mais caras, como a XT660 e a BMW G650 nem têm tal acessório.
Uma outra característica interessante é que, quando ele acusa falsa reserva, o painel abre um fuel trip e começa a contar. Depois que o marcador deixa de indicar reserva, o fuel trip conta 5 km e volta para o trip normal, a não ser que ocorra uma indicação real de reserva.

Salvador
Visitante
Visitante

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Salvador » 06 Abr 2011, 11:32

Regis,

Valeu pela ajuda, é minha primeira moto com marcador, por isso a desconfiança, a minha conta quase 6km para voltar o normal no marcador de reserva, mas achei muito interessante esse recurso dela, e bem lembrado, tem moto mais cara que não tem isso.

Obrigado!

Savério
Visitante
Visitante

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Savério » 06 Abr 2011, 11:50

Salvador o marcador dela é bem instável mesmo... a minha entra na reserva eu ando uns 60km indicados pelo fuel trip paro pra abastecer e naum entram mais de 10 litros de gasolina, por tanto tinha ainda 6 litros no tanque... o negócio é meio louco, estou me baseando só pela quilometragem e naum pelo marcador, como já fazia na tornado pela ausência do mesmo, na terezinha veio só pra enfeitar o painel, ao menos o meu é assim.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por doug01n » 06 Abr 2011, 15:26

Na minha é a mesma coisa... Provavelmente a maioria das motos é assim por um motivo físico mesmo...

O sensor de combustível é eletrônico, e provavelmente fixado ao longo do tanque, no sentido da altura. Quando se tomba a moto, varia a altura que fica o combustivel na linha do sensor, assim como quando vc está numa descida ou numa subida.

O que eu faço pra minimizar esse incomodo: só presto atenção nele mesmo quando ela entra na reserva e ando 10km com a moto e o marcador nao volta pra reserva.... aí sei que tem uns 6 litros lá. Antes de 250km rodados, nem fico prestando atenção no marcador.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Kakko » 06 Abr 2011, 15:44

O marcador é assim mesmo...mas é constante

Quando encho o tanque ando aproximadamente 100 kms, daí apaga a primeira marca.
A segunda marca apaga lá pelos 170 kms.....e a terceira em 220/230 km.

Geralmente abasteço após percorrer entre 270 e 300 kms....daí é certeza de ter pelo menos 6 litros no tanque.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por msfazer » 06 Abr 2011, 18:25

Todos os marcadores de moto têm isso. Na minha FZ6 também funciona assim. É bem mais preciso que o da Té250, mas também, a FZ6, enquanto no apoio lateral, inclina bem menos que a Té250.

Mas tá achando ruim?! Compra uma CBR 450 SR! Ela tem lá um sensor de inclinação da rua, não é marcador de combustível haahuuhahuauhauah!

Abs!

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Aderpa » 10 Abr 2011, 18:26

Na minha Bros é a mesma coisa. Quando eu encho o tanque, o marcador vai lá pra cima, além da indicação de tanque cheio. Quando o indicador marca tanque cheio, já rodei uns 150km. Quando o marcador indica 1/2 tanque é porque já estou em 1/4. Quando chega na reserva eu abasteço a moto, entra só uns 8 ou 9 litros. Sendo que o tanque da Bros é de 12 litros, ainda tinha uns 3 a 4 litros dentro do tanque. Isto que dizer que ainda faltava um pouco para chegar realmente na reserva.
Estes indicadores só dão uma ideia e não são são exatos.

Avatar do usuário
Hespanha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 97
Registrado em: 14 Fev 2011, 07:55
Cidade onde mora: Saquarema/RJ

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por Hespanha » 10 Abr 2011, 19:26

A minha está fazendo a mesma coisa que Salvador comentou. Cheguei a pensar em problema, mas como está ocorrendo geral, o jeito é nos adaptarmos com o sistema.
Yamaha XT1200Z Súper Ténéré branca - la máquina

campes
Visitante
Visitante

Re: Marcador de combustível impreciso

Mensagem por campes » 10 Abr 2011, 20:47

Parece tão simples!

Ta ai uma coisa que qq um poderia resolver inventando alguma engenhoca...

Responder