Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por Henrique Carlos » 18 Mar 2016, 09:20

Bom dia. Acabei de trocar meu segundo pinhão, corrigindo o que disse antes, o primeiro troquei com 25000Km, coloquei um Vaz (R$ 60,00) e o segundo agora com 45300Km da Riffel (R$ 50,00). Parou o barulho (estalo) e os trancos da corrente que tem ainda 4 linhas de regulagem e que lubrifico toda semana com óleo de motor como recomenda o manual. A coroa ainda está perfeita, sem nenhuma folga. PS: Não sabia que a Riffel fornece pinhão Made in China. Se durar menos que 20000Km não uso mais.
RESUMINDO: A TROCA DO PINHÃO FEZ PARAR OS ESTALOS DA CORRENTE. Embora ele estivesse com todos os dentes, havia uma folga excessiva entre eles que forçava a corrente na acomodação causando os estalos.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por ivnn » 18 Mar 2016, 13:19

Deve ter uma combinação para dar estalos:
- pinhão já com certo desgaste, e
- corrente com alguns elos comprometidos (são os que estalam).

O lance da corrente é o seguinte: Enquanto o o'ring está ok, beleza. Mas chega um dia que por alguma razão a vedação de um deles fica meio ruim. Na próxima chuva entra água com sujeita na parte protegida, sai o óleo. O ritmo do desgaste de multiplica, pela perda do lubrificante e entrada de água e sujeira. O oring entra em desgaste acelerado também, ficando parecido com uma arruela.

Daí, depois de um tempo, você tem uma corrente com 95% dos elos em estado bom, pouca folga, e 5% com folgas expressivas (as vezes, mais de 1mm!)

São esses elos ruins que rebentam e te deixam na mão, no melhor dos casos.

Quem tem corrente estalando: Afrouxe um pouco a corrente e faça um exercício de comprimir (juntar os elos) e esticar um trecho pequeno da corrente. Vá testando em diferentes trechos da corrente. É bem fácil identificar desse jeito os elos comprometidos; a folga é visível no ciclo de compressão e esticamento manual. Inclusive você sente na mão o movimento grande, quando ele existe.

Daí é só lembrar que o diâmetro do pino é de uns 5mm. Se a folga num elo for de 1mm, bom... esse pino está só com 4mm agora. Não faço idéia quanto precisa ter para rebentar.

eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por eron » 22 Mar 2016, 09:06

Kit Relação Vaz X-treme Yamaha Xtz 250, alguém recomenda?
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

juliano staudt
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mar 2016, 21:26
Cidade onde mora: Sta. Terezinha do Progresso-SC

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por juliano staudt » 24 Mar 2016, 21:43

ola,sou novo no grupo e ainda estou juntando os barões para comprar minha TE 250(pretendo pegar zero),enfim,tenho um amigo moto/mecânico que nas motos dele,usa o militec ou molicote na corrente e rolamentos,faz uns esquemas de ferver as peças com o óleo pois só liga no aço em altas temperaturas,tbm só sai com temperatura extrema,diz ele que aumenta consideravelmente o tempo de vida e diminuem o desgaste precoce,sem contar que evita do barro ou agua ressecar a corrente... obs: ele é trilheiro e sempre tem motos fortes,que com agua,barro e muita força desgasta as peças mais rápido,esse o motivo do tal óleo.
vlw galera!!!
planos futuro Tenere 250
2013xr 200 off ex
2012 xlx 250 off ex
2011 fan150 on (na ativa)
2010 xl125 off ex
2007 ybr 125 on ex

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por SREELDIN » 04 Abr 2016, 17:21

Resolvido o problema do barulho, troquei a relação completa( kit kmc sem retentor, era a que tinha na loja), mas acho que era só a corrente mesmo, pinhão e coroa estavam novos ainda.
O pinhão troquei com 35 mil km e agora troquei tudo com 45 mil km.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

PEDROTENEBROSO
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Ago 2017, 13:27
Cidade onde mora: Belo Horizonte

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por PEDROTENEBROSO » 22 Ago 2017, 13:37

BOA TARDE AMIGOS A MINHA 2016 ESTA COM 35.000 KM E ESTA COM ESTE BARULHO JÁ FAZ UM TEMPÃO, NA HORA EM QUE ARRANCO E VOU ACELERANDO APARECE O TEC TEC TEC, DEPOIS EM ALTA NÃO ESCUTO MAIS, TALVEZ POR SER UM SOM ABAIXO QUE O DA BARULHO DA MOTO EM ALTA, JÁ FIZ DE TUDO E NADA ADIANTA, TROQUEI ROLAMENTO DUAS VEZES, RELAÇÃO COMPLETA KMC, LIMPEI LUBRIFIQUEI, MAS NADA MUDA. AGORA ENTREGUE PRA DEUS :oremos:, DEIXA ARDER. VOU VER ATE QUANDO PARA OU PIORA PARA PODER IDENTIFICAR EXATAMENTE ONDE ESTA O BARULHO.
NA CC NÃO ACHAM NADA NUNCA. DESDE DA 1º REVISÃO QUE QUESTIONO ESTE PROBLEMA, MAS NADA É FEITO, OU NÃO ENCONTRA CAUSA. PENSO QUE TALVEZ FOSSE ROLAMENTO DO EIXO DO PINHÃO PARTE INTERNA DO MOTOR, MAS TENHO RECEIO EM ABRIR MOTOR AGORA TÃO CEDO. VAMOS VER O QUE DÁ DAQUI PRA FRENTE.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por Thiago_1100S » 22 Ago 2017, 14:03

PEDROTENEBROSO escreveu:BOA TARDE AMIGOS A MINHA 2016 ESTA COM 35.000 KM E ESTA COM ESTE BARULHO JÁ FAZ UM TEMPÃO, NA HORA EM QUE ARRANCO E VOU ACELERANDO APARECE O TEC TEC TEC, DEPOIS EM ALTA NÃO ESCUTO MAIS, TALVEZ POR SER UM SOM ABAIXO QUE O DA BARULHO DA MOTO EM ALTA, JÁ FIZ DE TUDO E NADA ADIANTA, TROQUEI ROLAMENTO DUAS VEZES, RELAÇÃO COMPLETA KMC, LIMPEI LUBRIFIQUEI, MAS NADA MUDA. AGORA ENTREGUE PRA DEUS :oremos:, DEIXA ARDER. VOU VER ATE QUANDO PARA OU PIORA PARA PODER IDENTIFICAR EXATAMENTE ONDE ESTA O BARULHO.
NA CC NÃO ACHAM NADA NUNCA. DESDE DA 1º REVISÃO QUE QUESTIONO ESTE PROBLEMA, MAS NADA É FEITO, OU NÃO ENCONTRA CAUSA. PENSO QUE TALVEZ FOSSE ROLAMENTO DO EIXO DO PINHÃO PARTE INTERNA DO MOTOR, MAS TENHO RECEIO EM ABRIR MOTOR AGORA TÃO CEDO. VAMOS VER O QUE DÁ DAQUI PRA FRENTE.
Se for oq eu estou pesando, o tal barulho acontece em baixa, quando se está subindo o giro normalmente em retomadas em baixa velocidade, o giro da moto está abaixo da faixa ideal (ideal para potencia e torque não consumo)...do lado direito do motor, quem usa a moto de boa ja está acostumado com ele...

É o seguinte, vc esta subindo o giro da moto para a faixa ideal, só que no lugar de estar com a marcha correta p isso, está com uma ou duas a mais... (isso ocorre com que anda de boa, ou troca de marcha cedo) esse barulho nada mais é que a corrente de comando vibrando no tensor, pois vc esta dando um torque começando a puxar ela, mas não é o suficiente p tencionar ela ao maximo suportado... isso não gera desgaste prematuro, e nem causa danos ao motor é somente uma característica que ocorre em 99% dos motores pequenos.. a unica solução é puxar o giro com uma marcha mais baixa... eu percebia isso nas duas twisters que tive, na fazer da minha esposa e na minha tenere... nas maiores nunca escutei, pois por serem mais fortes tencionam totalmente a corrente de comanda em qualquer puxada... alem da duca ser correia o que não faz barulho nunca..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
arsantoz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 24 Out 2015, 13:24
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por arsantoz » 28 Ago 2017, 23:10

Minha TNR e 15/16 e está com 22000 km. Troquei o pinhão hoje, por conta destes estalos. Mas no caminho pra casa, os estalos voltaram. Acho que deve ser a corrente mesmo. Na quarta feira vou voltar pra oficina pra ter a confirmação.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

sgt calvaria mc
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Set 2018, 11:24
Cidade onde mora: Brasília
Localização: Brasilia DF

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por sgt calvaria mc » 27 Mai 2019, 09:36

A minha tb está com o mesmo problema, só escuto esse tec tec do lado esquerdo em baixa rotação, passou de 30km/h o barulho some, quando troquei a relação a um mes atras o barulho tinha parado mas agora voltou. talvez possa ser a tensão da guia da corrente de comando

carlosjr7k
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2019, 18:19
Cidade onde mora: Fortaleza

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por carlosjr7k » 11 Set 2020, 23:15

Fala galera, estou passando pelo mesmo problema .
A minha Ténéré é 2019, está com 18mil km. Começou a fazer um trelado tão grande que parece que vai cair a corrente. É um treq treq treq treq treq , rapaz só faz esse barulho quando saio do repouso até uns 30km/h . É um barulho feio do caramba, nunca tinha acontecido.
Se alguém aqui souber como resolve esse problema pra me ajudar .
Vlw , abraço!

Responder