Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por claudio ciarlini » 09 Abr 2014, 15:20

eduschmidt escreveu:Boa noite pessoal!

Minha tenere está com 1700km e depois da ultima viagem que fiz ela sujou bastante, quando cheguei em meu destino percebi que ela estava com um barulho de rangido na corrente quando andava, pois bem, a corrente estava em um estado deplorável(bem suja mesmo) então a lavei, utilizei um desingripante, limpei com água toda a corrente e o pinhão(que estava bem mais sujo), passei água, sequei e utilizei óleo SAE 90 em toda a extensão da corrente.
Do pinhão chegava a vazar óleo sujo nos dias subsequentes, mas agora depois de algumas lavadas está bem limpo.

Ocorre que quando acelero ela faz um barulho danado junto ao pinhão, algo parecido com o tec tec. Este barulho ocorre somente em acelerações, posto que, se eu soltar o acelerador o barulho cessa.

A folga da corrente aparentemente está OK, e a lubrificação também.

O que poderia ter ocorrido?
SALVE RAPAZIADA!!!
JÁ ESCUTEI ESSE "TEC" TEC" NA ACELERAÇÃO EM CORRETES DE TRANSMISSÃO QUE POSSUEM EMENDA. A MINHA T250 TEM CORRENTE COM PASSO 520 E VEIO DE FÁBRICA SEM EMENDA. VERIFIQUE O PASSO DA SUA CORRENTE(EXISTE O 420 É MAIS FINO) CASO SUA CORRENTE TIVER A TAL EMENDA TÁ NA HORA DA TROCA. AI COLOCA UMA SELADA 520H. OK?
ESPERO TER AJUDADO UM MOTO-ABRAÇO...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

darrudanoo
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Jul 2013, 15:16
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Barulho no pinhão/corrente

Mensagem por darrudanoo » 18 Dez 2014, 17:02

Minha moto fez 15 mil essa semana, achei que a revisão ia resolver, resolveu mas por 3 dias apenas.

O que acontece é quando paro de acelerar a moto em qualquer velocidade com ela engatada (a corrente é movida pela roda e não pelo motor) faz um barulho ali no pinhão parece que a corrente fica ralando em alguma coisa. Encosto o calcanhar esquerdo no motor e sinto a vibração. Conforme os dias passam o barulho aumenta mais.

Na revisão disseram que era lubrificação, qual a melhor forma de lubrificar a corrente?
Alguém já passou por isso?
Alguma sugestão?

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por hdbatistela85 » 30 Dez 2014, 09:04

quando o pinhao ta muito desgastado , a corrente entra para dentro dos dentes do pinhao e pega na lateral dele, podem reparar, é só abrir a tampa que cobre o pinhao, colocar a moto no cavalete e rodar um pouco para ver.

mas isso so acontece quando o pinhao ta desgastado.

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por andre melgar » 03 Fev 2015, 19:56

ola , estou com esse mesmo problema a minha terere esta com 23.000 klm rodados e estou sem saber o que fazer. ja troquei os rolamentos , apertei os raios , lubrifiquei a corrente e nada desse tc tec sumir . e muito feio este barulho .

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por hdbatistela85 » 04 Fev 2015, 09:44

Já viu o pinhão esta muito desgastado ? Já trocou ele alguma vez ?

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por andre melgar » 06 Fev 2015, 19:05

meu pinhão esta novo mas, confesso que ele nao e original e paralelo e custou 40 dilmas por isso optei por ele .
o origianal esta muito caro uns 100 dilmas ...

andre melgar
Novato+
Novato+
Mensagens: 40
Registrado em: 30 Nov 2012, 20:16
Cidade onde mora: porto velho / ro
Localização: porto velho

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por andre melgar » 09 Fev 2015, 20:12

descobrir qual problema na minha corrente , aqueles estalos era um elo de dentro da corrente que ja tinha quebrado , ai outro elo quebrou e eu
descobri porque o barulho so almentava

Avatar do usuário
OvisionariO
Usuário
Usuário
Mensagens: 141
Registrado em: 04 Jul 2012, 21:50
Cidade onde mora: Recife/PE
Localização: Recife/PE

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por OvisionariO » 09 Fev 2015, 21:10

andre melgar escreveu:descobrir qual problema na minha corrente , aqueles estalos era um elo de dentro da corrente que ja tinha quebrado , ai outro elo quebrou e eu
descobri porque o barulho so almentava

Amanha vou mexer na minha pra ver se encontro algo similar.. pq tá um tec tec medonho na minha tbm... aff
Imagem
Imagem

LucasBFR
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Jul 2015, 18:56
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por LucasBFR » 03 Ago 2015, 23:11

Boa noite pessoal,

To com a Tenere 250 - 2016 e ela ta com 800 km rodados, ou seja, novinha novinha! Porem ja consigo escutar o tec tec la perto do pinhão! E ainda mais, quando coloco o neutro com a moto em movimento em velocidades baixas (ate 20km/h) tenho a sensação que algo na roda de trás esta rodando com dificuldade, pois sinto uma leve vibração vinda de la.

Ja levei na concessionaria 2 vezes e o mecânico diz que eh normal, tanto o tec tec perto do pinhão, quanto essa vibração/sensação de algo com dificuldade de rodar ali atrás. Segundo ele, isso eh o monolink (ou seria monoshock) se ajustando.

Alguém saberia dar um parecer sobre esse tec tec e essa sensação de que algo esta errado ali atrás?

Obrigado a todos!

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Barulho na corrente próximo ao pinhão em acelerações

Mensagem por vdfritz » 04 Ago 2015, 09:53

monolink (ou monoshock tb n sei kkk) se ajustando é mentira pura, agora tectec e vibração difícil dizer sem fazer um test drive, a tenere bate toda se acelerar abaixo de 3 mil rpm, tipo da cabeçada mesmo, pela falta de amortizadores no cubo traseiro

olha no manual como se verifica a folga da corrente, ai estaciona a moto, vai ali na corrente e levanta ela com o pé, se não encostar na balança e nem ficar longe demais, a folga ta correta

Responder