RELAÇÃO TENERE 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por claudio ciarlini » 02 Abr 2014, 08:45

SALVE RAPAZIADA:
por acaso alguém ai já trocou a coroa 40d por uma de 38d? ou o piao 13d por um 14d? caso positivo informe se ficou bom.
acho a relação orig. muito reduzida e to pensando em colocar uma coroa 38d. tenho uma aki da falcom vou ver se cabe.
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por Fmm4100 » 02 Abr 2014, 09:27

Bom dia,

Seguem alguns tópicos já discutidos pelo pessoal.
Tem um bom material para leitura.

Aguardamos suas impressões tambem.

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... +38+dentes" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=516" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 1&start=40" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por Kakko » 02 Abr 2014, 09:52

vou falar uma coisinha....se alongar a relação...vai matar o motor....em algumas situações vai perder potência...o consumo vai aumentar...e finalmente voltar para o original....bem...isso aconteceu quando eu fiz essa troca.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por ivnn » 02 Abr 2014, 10:06

ou não.

Meus primeiros 1000 e pouco foram com pinhão 13D. Achei que não estava ótima a relação da 5ª. Pus um 14D, gostei, gastou, pus outro, estou com 35000 e não penso mais em voltar para 13D. Quando trocar tudo, corrente inclusive, com 40.000km, voltarei com 14D+40D.

14D perde torque :thumbup: 14D dá menos final especialmente em subidas :thumbup:

Mas eu não tenho uma Te250 por causa da "impressionante" final dela, e nem disputo racha de semáforo. Para velocidades de cruzeiro, 14D grita menos. Para mim vale.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por Kakko » 02 Abr 2014, 10:37

POIS É.....depende do uso ...do tipo de tocada que cada um deseja.

como pego estrada todo dia e muitas vezes retomadas rápidas, ultrapassegens, notei que alongada não era uma boa.....uma vez na Bandeirantes indo de Campinas para Jundiaí...cedo....na quela subida logo após o Serra Azul, estava com coroa 38...pinhão 13....um ventão contra , muito comum cedo....ela pediu marcha.....aí percebi que não tinha jeito....e tem tbm o fator que esse motor foi projetado para trabalhar em determinadas faixas que o torque está nas rotações mais altas.

Diferente da Ténére 600 ( a outra minha ) que vc anda a 100 km/h em 4000 rpm em 5ª marcha.
A relação original da 600 dois farois é 15 x 45......uma vez fiz uma experiencia 15 x 40....resultado..matou o moto...o consumo subiu....e pedia marcha em pequenas subidas.

sei lá...acho que vai do gosto e tipo de pilotagem de cada um...mas uma coisa é indiscutível.....o projeto original atende a maioria ou a média...e não judia do motor.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: RELAÇÃO TENERE 250

Mensagem por claudio ciarlini » 18 Abr 2014, 08:07

SALVE RAPAZIADA!!!
ONTEM 17/04/14 TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM PASSEIO DE 300Km E PERCEBI QUE A RELAÇÃO ORIGINAL É A MELHOR MESMO.
ANDEI TODO TEMPO COM MINHA ESPOSA NA GARUPA E A MOTO SE COMPORTOU SUPER BEM NA BR-101. NÃO VOU MEXER EM NADA E NEM ACONSELHO QUEM ESTIVER NA DÚVIDA DE FAZER.
UMA EXCELENTE MOTO.
AGORA VOU VER COMO CONSIGO ENDURECER MAIS A SUSP; TRASEIRA...(JA TA COM A REGULAGEM TODA ARROCHADA)
NA DÚVIDA ACELERA...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Trancado