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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 07 Dez 2013, 11:25
por Thiago Ras
Gabriel_Tenere.OO escreveu:na minha esta sendo colocado esse kit
Kit Relação Yamaha YS 250 Fazer (Corrente O'Ring) - DID 033976
DID 520VD-106L G&B
Coroa 38T
Pinhao 13

nao sie se alguem ja colocou e pode adiantar alguma coisa de como vai ficar. etc.
mas andando com ela vou ver como se comporta.
Teóricamente a relação da Fazer e da Lander X servem e são mais longas, mas eu quero manter a coroa de 40, não gosto de coroas pequenas,
mas sem opções vou ter que faze igual vc

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 07 Dez 2013, 11:32
por Gabriel_Tenere.OO
entao tiago.
por nao pegar muita estrada ate curto moto reduzida e "torcuda" porem em outra configuracao eu nao achei kit relacao boa.
falam q eh pra dar preferencia pra essa q comprei da marca did...vem com a corrente dourada e tem o-ring nela.o q posso fazer depois eh apenas trocar a coroa por uma com mais dentes.
voce saberia dizer ate quantos dentes da pra subir nessa corrente e ate q limite seria bom pra nao deixaer ela amarrada demais de final?

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 07 Dez 2013, 11:52
por Thiago Ras
em teoria se a Vaz faz pinhão para YS250(Fazer) ou XTZ250 (Lander/X/Tenere) eles devem servir

abaixo os códigos disponíveis (o numero de dentes é os dois ultimos numeros do código)

passo 428

YB15.214
YB15.215
YB15.216
YB15.217

passo 520

YB15.412
YB15.413
YB15.414
YB15.415

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 07 Dez 2013, 11:53
por Gabriel_Tenere.OO
mas com dentes tipo um 42 dentes. sera q ela nao fica muito sem final?

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 07 Dez 2013, 13:00
por Thiago Ras
Gabriel_Tenere.OO escreveu:mas com dentes tipo um 42 dentes. sera q ela nao fica muito sem final?
na boa, tem muito gente ai falando que definitivamente é ruim outro vem e fala que é muito bom, mas a verdade é que não existe uma regra pra todo mundo, depende de muitas coisas, seu peso, sua carga, garupa, aclive costumeiro, se vc anda no para anda da cidade ou se pega estrada, se gosta de acelerar com tudo ou sai suavemente...

eu já experimentei com outras motos e foi satisfatório, se vc nunca fez, experimente, se não gostar é só mudar

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 08 Dez 2013, 01:39
por Gabriel_Tenere.OO
Entao Thiago Ras,

eu gosto eh de moto forte.
com arranque. como já falei em otros tópicos, tive um opala.rs
não to falando nem achando q se colocar coroa maior ela vai ter mais cavalos...rs
a preferencia não por final. mas gosto eh de emoção na arrancada..rs
gostaria de saber se nessa configuração de relação que comprei. se eu comprar uma coroa a pare. qual o máximo de dentes q essa corrente suporta na coroa.
eu trabalho com a moto todo dia. pego uns 4 quilômetros de estrada intermunicipal.
dai meu medo dela amarrar demais. um pouco não tem problema. como falei. eu raramente passo de 110 com ela. ate vai ate uns 130. mas eu não gosto de correr com essa moto. venhamos e convenhamos ela eh muito "pernuda" pra correr. dai em estrada esburacada como eu ando não eh bom estar correndo montado numa girafinha.rs
mas achoq ninguém aki no fórum se arriscou numa coroa nessas motos..seja a te 250 , lander , etc...com mais q 40 ou 41 dentes pra dizer.

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 09 Dez 2013, 09:12
por barao
Zepper escreveu:@barao
Interessante, mas resumindo... é trocar a coroa de 40 por uma de 38 dentes, mais a corrente. Correto?
exato, mas se trocar so a coroa da pra rodar com a corrente um pouco mais esticada...

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 12 Dez 2013, 10:30
por Thiago Ras
Gabriel_Tenere.OO escreveu:Entao Thiago Ras,

eu gosto eh de moto forte.
com arranque. como já falei em otros tópicos, tive um opala.rs
não to falando nem achando q se colocar coroa maior ela vai ter mais cavalos...rs
a preferencia não por final. mas gosto eh de emoção na arrancada..rs
gostaria de saber se nessa configuração de relação que comprei. se eu comprar uma coroa a pare. qual o máximo de dentes q essa corrente suporta na coroa.
eu trabalho com a moto todo dia. pego uns 4 quilômetros de estrada intermunicipal.
dai meu medo dela amarrar demais. um pouco não tem problema. como falei. eu raramente passo de 110 com ela. ate vai ate uns 130. mas eu não gosto de correr com essa moto. venhamos e convenhamos ela eh muito "pernuda" pra correr. dai em estrada esburacada como eu ando não eh bom estar correndo montado numa girafinha.rs
mas achoq ninguém aki no fórum se arriscou numa coroa nessas motos..seja a te 250 , lander , etc...com mais q 40 ou 41 dentes pra dizer.
olhando aqui o catalogo as coroas disponíveis são:

Passo 428

46 YA13.146T
44 YA13.144T

Passo 520

39 YA04.339T
37 YA04.337T
38 YA04.338T
40 YA04.340T
41 YA04.341T
42 YA04.342T
43 YA04.343T
46 YA04.346T

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 02 Abr 2014, 17:46
por claudio ciarlini
exatamente;
tive uma falcom e troquei a coroa original =40d pela da sahaara =38d. Resultado: sem garupa a moto ficou boa de andar mas com garupa e bagagem a moto já era...
Então estou pensando em colocar uma de 38D (que tenho guardada) mas acredito que a coroa da xre=39D vai ficar boa na T250.
Acho a relação final da T250 reduzida. quanto fazer alteração no pinhão nâo acho uma boa pq 1 dente a mais pesa muito ao contrário da coroa...fiz essa experiencia com uma nx150 89 que tive(faz tempo...) coloquei um pinhão com 1 dente a mais e a moto ficou uma M...

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 11 Abr 2014, 08:13
por filipedonato
Como o Claudio disse com sua Falcon, ao mudar a relação a moto fica boa só com ele, já com garupa ficava mais fraca.
Como já foram feitos testes em dinamómetro aqui no fórum e se comprovou que alterando a relação perdemos potência, eu acho que a melhor coisa que se pode fazer na T250 é.
  • Manter a relação original(pra não perder potência)
    Colocar vela de iridium para melhorar um pouco do que é possível em baixa
    E principalmente reduzir o peso da moto usando peças de alumínio(aros, raios, guidão, e tudo que possa ser mais leve)
    E escape esportivo, mas não com intuito de potência pois sabemos que a diferença é insignificante, mas sim pelo peso do mesmo ser bem mais leve que o original
Pois como não se obtém nada satisfatório em velocidade final, o máximo que podemos conseguir é uma moto mais esperta.