Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
JSMFF
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:04
Cidade onde mora: Manaus-AM

Caixa demarchas

Mensagem por JSMFF » 06 Abr 2015, 10:38

Bom dia pessoal!
Alguem sabe me informar se e possivel trocar a engernagem da quinta marcha da tenere 250, para ganhar mais velocidade final ??
Sei que isso vai reduzir a forc, mas ando em estradas planas e retas...
Quero desenvolver mais a moto.
Obrigado aos colaboradores!!

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Caixa demarchas

Mensagem por KANEKO » 06 Abr 2015, 12:41

Olá JSMFF,

Não tenho tanto conhecimento, mas não seria mais fácil apenas colocar um pinhão com um dente a mais alongando a relação?

Agora se for para alterar apenas na quinta marcha deve ser meio complicado pois deve precisar de uma engrenagem especifica para isso.

Tenho o mesmo problema que você,ando em bastante estrada plana e se a relação fosse um pouco mais longa ia ser muito bom, logicamente prejudica a força nas arrancadas ( que não é muita).

Vou acompanhar o desenrolar dessa historia, e ver se alguém do fórum tem alguma alternativa.

Abraço

Adhemar Pedroso
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Mar 2015, 15:42
Cidade onde mora: Mairinque

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Adhemar Pedroso » 22 Abr 2015, 13:18

Bom dia
Estou tendo dificuldades de encontrar uma relação da marca Power Racing para minha Te. Alguém saberia onde posso encontrar.
Na minha Bros tenho colocado esta marca e foi a que mais durou. Rodo de 250 a 300 Km por dia, incuíndo estrada e faço a lubrificação com óleo 140 mais grafite em pó. Não ligo para a sujeira causada, gosto do resultado final.
Obs: Corrente com retentor
Abração

Adhemar



Abração

allan.fogaca
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2015, 21:19
Cidade onde mora: Barueri

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por allan.fogaca » 07 Jun 2015, 21:54

Galera sou novo no clube, gostaria da opinião de vocês, rodo 110km por dia com a minha Tenerezinha apenas em estradas, logo meu interesse neste tópico é reduzir a quantidade de dentes da coroa para atingir vôo de cruzeiro com menos RPM.
O kit de relação da Fazer 250 13/38 é compatível? Pois pesquisei o kit da XTZ 250X e só encontrei 13/39.
Me ajudem....abs
Allan Fogaça
XTZ 250 Tereré - 2014/15

feiten
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 01 Mar 2014, 12:33
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por feiten » 11 Jun 2015, 18:11

Amanha vou trocar o pinhão da minha. 14 dentes!
Andei hoje em uma Lander com 14 e achei bem boa.
Feiten.

ex Ténéré 250, CB1300SF , Buell Ulysses 1200 XB12X , HarleyDavidson 883R , Tornado 250 , Bandit600, CBX750Indy , Falcon 400, XLX350R .
Agora de Kawasaki Versys 650 Tourer 2012.

AlexSanchez
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jul 2015, 20:48
Cidade onde mora: São Caetano do Sul/SP
Localização: ABC - SAMPA

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por AlexSanchez » 27 Jul 2015, 21:04

alexandrepalhynha escreveu:achei o topico original.
srs, boas e mas noticias... nao sei em que topico foi mas como trata de velocidade aqui, vamos la:

rm km/h
4000 64
5000 78
6000 92
7000 106
8000 120
9000 134
10000 148

da p ter uma ideia de qual a velocidade maxima dela certo?
a outra noticia é que viajei agora pouco e vim com o gps numa mao e acelerador na outra,comparando a real.... e a real é que o velocimetro está quase correto, acima de 100 da uma diferença de 1 km, abaixo é perfeito. ate pensei que o gps tava ligado ao velocimetro....
agora vem a melhor parte (pra mim): estou usando pinhao de 14 dentes! ou seja, na relação original deve ter uma diferença razoavel....
ahh sim, encostei nos 8000 rpm numa descida so pra bater os numeros. o teste foi em reta plana ate 7500 apenas, acima disso leva muuuito tempo pra subir o giro.

abcs
Ao ler isso me deu vontade de usar o pinhão 14 pelo fato de ficar na velocidade real, que pelo que vi é medida no eixo do pinhão... Mas com isso a porcentagem de erro cai muito, então pergunto... A marcação do odômetro é feita pelo mesmo sensor? Pq ai daria diferença na km percorrida tbm, e fica dificil calcular a média... Por exemplo, original tem erro de velocimetro de 7% mas km percorrida correta, com pinhão 14 o erro do velocimetro cai para 1%neste caso a km percorrida não ficaria 6% abaixo ou acima (já não sei mais... rsrs...) do real?

Abs,

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por ivnn » 28 Jul 2015, 09:13

pois então!

É o mesmíssimo sensor!

E aí, com o pinhão de 13, o velocímetro marca a mais, enquanto o hodômetro mede certo. E se você põe pinhão de 14, o velocímetro marca certo enquanto que o hodômetro marca a menos.

É claro que podiam ter feito os 2 marcarem certo. Se conseguem com o hodômetro, não há absolutamente nenhuma barreira técnica para o fazer o mesmo com o velocímetro.

Alguém já disse que é "normal" velocímetro medir para mais. Será que a besta da Yamaha que decidiu isso pensou que alguém tomaria uma multa por excesso de velocidade e poria culpa na Yamaha, por marcar 1km/h a menos que a velocidade real?

O problema desse raciocínio é que alguns de nós - e eu me incluo nesse grupo - não somos mas crianças. Crescemos, viramos adultos, e temos noção que os instrumentos e radares podem ter um pequeno (ou, em alguns cenários, grande) erro para cima ou para baixo. E esperamos que todos tentem acertar - deixem conosco a questão de margens. Eu posso usar uma margem para passar no pedágio, outra num radar normal, e ainda outra no radar da descida da São Gualter, que as vezes marca a mais (aliás, parece que arrumaram). E para me deixarem definir as margens, nada melhor que o velocímetro tentar, de forma mais honesta possível, marcar certo.

A situação que eles criaram agora é que, se estou com pinhão de 13, estou sempre "fazendo a conta da estupidez da Yamaha" antes de adicionar as margens. E fazer essa conta é uma distração a mais. Esse erro é totalmente dispensável, fruto de alguém na Yamaha achar que somos crianças.

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Mombaque » 27 Nov 2015, 09:46

Levei no mecânico a minha pra trocar o pinhão. Quando peguei a moto e andei na cidade, tudo ok. Quando fui para a estrada, notei rapidamente a diferença: a moto demorava mais pra atingir as velocidade que estava acostumado. Lendo o tópico, cheguei a conclusão de que ele colocou um de 14 dentes ao invés de 13. :thumbdown: Liguei agora lá e foi isso mesmo!
Eu peso 82 kg, para mim ficou horrível. Costumo andar com garupa e baú cheio, então em subidas ficou TERRÍVEL.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por ivnn » 27 Nov 2015, 11:11

Só não se esqueça que agora, quando marcar "80" no velocímetro, você estará numa velocidade que, com pinhão de 13, marcaria "86". (relação de 14/13)

Se for para ir até o mesmo "80 km/h" de antes, você tem que ir só até o velocímetro marcar 74km/h.

A moto fica com 93% do torque anterior na roda. Diminui, mas não é tanto assim. O problema é que o pessoal fica querendo que ela acelere igual pela marcação do velocímetro. Aí é sacanagem, porque o velocímetro também altera a marcação. Daí, no conjunto, parece que fica muito ruim. Mas não é tudo isso não.

A vantagem é que pro cara de vai de boa na estrada, ali pelos 100 / 110 reais, a rotação fica um pouco menor, alí pelo regime ótimo do motor, nos 6500 a 7500 rpm. Nessa velocidade real o pessoal com pinhão de 13 original tem que passar dos 8000 rpm, e o consumo sobe.

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Mombaque » 27 Nov 2015, 16:13

Bom, se for assim, então não ficou tão ruim. O chato agora é ter o hodômetro alterado.

Responder