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MensagemEnviado: 02 Out 2016, 21:17 
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Essa questao nao tem certo ou errado, tem padrao de uso, perfil.

E fato que o torque e potencia da tenere sao baixos, e é fisica primaria afirmar que alongar relacao, diminui o torque, nesse caso do pinhao de 13/14 da uma diferença de uns 7%.

7% parece pouco, mas ... depende. do que ? do seu uso, e de onde roda.

- Se o uso é predominante em estradas planas, pode ser vantagem, não acho que vai aumentar a velocidade final, pois como citado, o torque da moto nao é la essas coisas, mas vai rodar com um giro mais baixo, e pode inclusive ter uma economia pequena de combustivel.

- Se o uso for em estradas com subidas e decidas, acho que vai gerar frustracao imediata, pois a moto vai sofrer bastante para desenvolver velocidades, e as trocas de marchas serao mais frequentes. Aqui o consumo pode inclusive subir razoavelmente.

- No uso urbano, pode ter uma sobrecarga e um desgaste maior na empreagem, pode nao, VAI TER.

Eu tive uma BMWE 650 sertao, e nessa moto, assim como na g650 normal isso era muito comum de se fazer, mas é uma moto com 50cv de potencia e 6Kg de torque, perder 5-7% é algo que vc sente, mas nao é algo que va te limitar, já na tenere com seus 21cv e 2.1kg de torque a conversa é outra.

Ao meu ver, o que seria o ideal, é totalmente utópico, que seria um motor com ao menos 25cv e 2.5Kg de torque e/ou uma sexta marcha de overdrive dando um folego para o motor na estrada, permitindo rodar na casa dos 115-120 sem sentir o motor esperniando :risadona:

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Tenere 250 2014
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MensagemEnviado: 03 Out 2016, 09:06 
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flabombarda escreveu:
Ao meu ver, o que seria o ideal, é totalmente utópico, que seria um motor com ao menos 25cv e 2.5Kg de torque e/ou uma sexta marcha de overdrive dando um folego para o motor na estrada, permitindo rodar na casa dos 115-120 sem sentir o motor esperniando :risadona:


Pedindo um pelo amor de deus tira a mão do acelerador que eu não aguento!!!!!!!! :oremos:

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Leonardo Mattos

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MensagemEnviado: 07 Out 2016, 12:59 
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Boa trarde pessoal, tenho uma tenere 250/16, esta com 4000km rodados já, fiz o amaciamente conforme o manual, hoje 07/10/16, peguei a Dutra vazia e resolvi testar o maximo do motor, acelerei ao maximo da manopla, a moto nao passava dos 8000 rmp nem nas decidas, e a velocidade 130k/h, o que eu estranhei foi nao passar demodo algum nem nas decidas dos 8000 rpm, alguem ja teve isso?


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MensagemEnviado: 09 Out 2016, 18:58 
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Registrado em: 12 Fev 2016, 21:24
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Chico escreveu:
Boa trarde pessoal, tenho uma tenere 250/16, esta com 4000km rodados já, fiz o amaciamente conforme o manual, hoje 07/10/16, peguei a Dutra vazia e resolvi testar o maximo do motor, acelerei ao maximo da manopla, a moto nao passava dos 8000 rmp nem nas decidas, e a velocidade 130k/h, o que eu estranhei foi não passar demodo algum nem nas decidas dos 8000 rpm, alguem ja teve isso?


A minha não é muito diferente, parece que tem alguma limitação quando chega nos 8000 rpm (+- 130km/h). Na descida ela até chega nos 135km/h mas não é sempre. Se for no plano, geralmente fica entre 126 e 130km/h. Eu esperava um pouco mais do motor, visto que é o mesmo da Fazer e da Lander que são mais potentes.

-- Edit

A minha já está com 20 000km e ela sempre foi assim desde que eu comprei, com 6000km

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Ténéré 250 2016 Cinza


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MensagemEnviado: 09 Out 2016, 22:47 
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tem algo de errado com a moto. As minhas antiga e atual, com relação alongada para 14:40 que deixa a moto particularmente lerda, sempre conseguiu chegar a 9000 rpm em planos sem vento contra. Mais que isso nunca dei pq fico com dó do motor. Mas tem que chegar fácil a 8000rpm, especialmente com relação normal. Se não chegar, é algum problema de regulagem, ajuste ou gasolina muito vagabunda.


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MensagemEnviado: 09 Out 2016, 23:09 
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Registrado em: 12 Fev 2016, 21:24
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Corrigindo o que eu disse ali em cima, com 8000 RPM ela fica em torno de 120km/h e não 130km/h. Eu ando quase sempre sozinho e com baú (só com a capa de chuva), até os 110km/h ela vai muito bem, até os 120km/h ela ainda vai tranquilo, mas não é sempre que chega nos 130km/h e é nesse hora que eu noto uma queda no rendimento, depois dos 120 (8000 RPM). Em várias vezes ela fica entre 126 e 128km/h e não passa disso.

A relação da minha é a original da T250 2016 13:39 e independente do posto, nunca notei diferença, sempre abasteço com gasolina.

Quando troquei o filtro de ar e a vela, achei que mudaria alguma coisa, mas se manteve igual também.

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Ténéré 250 2016 Cinza


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MensagemEnviado: 10 Out 2016, 14:48 
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Então está normal. O pico do torque é em 6500, e a partir de 8000 no nosso motor o torque cai rápido com o aumento de rotação. É para chegar de boa até 8000; mais que isso vai depender do vento, arrasto, inclinação e do "fator X".

Esse "fator X" é uma praga que minha moto tem às vezes, e a antiga tinha tb. As vezes fica xôxa. Do nada. Depois volta, ou não. Desconfio que esteja relacionado com a sonda lambda, e ainda pretendo descobrir. Tem uma subida logo no início da imigrantes que eu uso como teste. Quando está bem ela sobe entre 110 a 115 km/h a 95% do acelerador. Quando está xoxa não passa de 100km/h. O problema era mais comum na minha primeira Te, mas nessa segunda aparece ocasionalmente também, principalmente em viagens longas. E quando fica xoxa o consumo na viagem aumenta se comparado ao consumo normal.


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MensagemEnviado: 10 Out 2016, 17:45 
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Que louco esse "Fator X"... Será geral isso?

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Daniel Leguero
Goiânia/GO

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MensagemEnviado: 18 Out 2016, 20:14 
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ivnn escreveu:
Então está normal. O pico do torque é em 6500, e a partir de 8000 no nosso motor o torque cai rápido com o aumento de rotação. É para chegar de boa até 8000; mais que isso vai depender do vento, arrasto, inclinação e do "fator X".

Esse "fator X" é uma praga que minha moto tem às vezes, e a antiga tinha tb. As vezes fica xôxa. Do nada. Depois volta, ou não. Desconfio que esteja relacionado com a sonda lambda, e ainda pretendo descobrir. Tem uma subida logo no início da imigrantes que eu uso como teste. Quando está bem ela sobe entre 110 a 115 km/h a 95% do acelerador. Quando está xoxa não passa de 100km/h. O problema era mais comum na minha primeira Te, mas nessa segunda aparece ocasionalmente também, principalmente em viagens longas. E quando fica xoxa o consumo na viagem aumenta se comparado ao consumo normal.



Talvez o seu fator X seja simplesmente o vento, ou mesmo algo mais sutil como uma maior pressao atmosferica que aumenta o arrastro.

Acho mais provavel ser um fator externo desses, somado a qualidade do combustivel, do que a algo ligado a propria moto. mas vai saber !

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Tenere 250 2014
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MensagemEnviado: 26 Nov 2016, 21:02 
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Estou maluco procurando a corrente original, DID sem emenda... alguém sabe onde encontrar? achei apenas com emenda (rebite ou clip)


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