Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Gandalf
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Gandalf » 03 Ago 2011, 00:47

Boa Noite galera!

O torque muda e muito, de arrancada vc tem que mandar mais gas, e de final demoraum pouco mais para passar de 120, o bom é andar a 90 que na realidade é 100, +- 5.000rpm.
Já remontei com o pinhão 13 mesmo e voltou a marcar a velocidade real, comfirmei andando lado a lado com uma Lander de um amigo original que cravou 90, e na minha Té manteve a mesma.
Vou trocar a coroa por uma de 39 da vaz, bom, é a unica disponivel aq em sp, ai vai arredondar para 3.0, que com a de 40 dava 3.076, é pouco levando em consideração que o pinhão da mais diferença, mas vou testar.
Abraço a todos

Gandalf
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Gandalf » 04 Ago 2011, 11:16

E ae galera!!!
Finalmente cheguei a conclusão das minha tentativas de alongar a relação da minha Té.
Bom , vamos lá, primeiro aproveitei os cálculos para ajudar nas conclusões, vamos entender assim, a relação original é de 40x13 = 3.07 que significa que quando a coroa da uma volta, o pinhão da 3.07 voltas, continuando por esse pensamento vc pode calcular várias medidas de coroa e de pinhão , e comparar as diferenças com a original
Logo de cara já coloquei um pinhão 15, pois era o único disponível, a relação foi para 2.66, uma diferença de 0.41 que vai ser o meu calculo base. Resultado, uma moto mais pesada de saída, trocadas em um giro mais alto, pois vibra muito se trocar na de costume, e mesmo tendo muita força, e leva mais tempo para atingir os 120km/h, sem esquecer de comentar que sua velocidade cai em 10 km/h no painel, isso acontece devido a marcação ser direta no cambio, e não na roda como de costume, acho que é por causa de ser digital, mas fiz alguns testes e andando lado a lado de outras motos , carros , GPS, lombada eletrônica, tudo que era possível, e realmente estava a -10, vc logo percebe pela velocidade e pelo vento que tem alguma coisa errada, dou uma arrancada forte e marca 40....... não contente, parti para coroa, 40 por uma de 39, a única disponível tbm, é mínima a diferença, se não fosse o painel, valeria a pena um pinhão de 14, isso daria uns 5km a mais e uns 500rpm a menos, e só, porque mais que isso fica chocha.

Resumão !!!!!!!!!!!! (sem contar as diferenças de velocidade no painel)

A cada um dente que se troca no pinhão vc ganha 5 km/h
A cada um dente que se troca na coroa vc ganha 1.7 km/h
O mesmo se aplica tbm no RPM, bem parecido.
Na minha opinião , não vale a pena , só por 3 motivos, a corrente é sem emenda, qualquer alteração não é confiável, a velocidade no painel sempre vai estar errada, e a pior, com o torque reduzido, a moto fica chocha, nas retomadas e ultrapassagens fica mais pesada sem falar que a 120 130km/h a instabilidade é muito grande, ela não tem muita aerodinâmica para essa velocidade, uma baita turbulência.
Minha Té voltou a originalidade, é uma ótima moto, andando a 90/100km/h tá tranqüilo e se for fazer uma ultrapassagem, ela não nega fogo e chega em 120 muito fácil , com ou sem subida.
É isso ai , com menos 85 conto na carteira + feliz na conclusão vou nessa.

Obrigado pela oportunidade e espero ter ajudado.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por LMattosBS » 04 Ago 2011, 19:43

Gandalf tenho a conciencia que comprei uma moto de 250 cilindradas, resfriada a ar, com um certo torque e potência.
seria bom mexer no silenciador, programação eletrônica, relação, tipo de pneu, filtro, valvulas.... Mas não e uma moto esportiva ou endureira, essa moto não foi desenvolvida para andar a mais que 120km/h. A frente fica muito instável mesmo.. para andar a 135 no painel a minha ja esta a 8500 rpm.
A minha a 7500 anda muito bem a 115km/h.

Não da para competir com carros em um retão infinito.. anda na direita e deixa o resto passar...

To sonhando com a minha 650cc para não ter que me preocupar em chegar no fim do acelerador ou forçar o motor...
Enquanto isso vou com calma...

Desculpem amigos mas e minha opinião...

Testem se quiser. Mas não se iludam em relação ao comportamento da moto....
Leonardo Mattos :dirtbike:

Savério
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 05 Ago 2011, 11:12

concordo totalmente :joinha:

Gandalf
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Gandalf » 05 Ago 2011, 11:41

É isso ai, depois de muita cabeçada cheguei nessa conclusão , pra que mexer no que já ta bom.

com calma e sempre , falou meu amigo!
O Club tá de parabéns, sempre encontro boas conclusões e respostas inteligêntes :joinha:

Valeu, obrigado pela oportunidade.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por kablack » 05 Ago 2011, 22:08

Gandalf;

Muito obrigado por testar e postar suas experiências e conclusões.

Este é um assunto que me interessa. Tenho o sonho de realizar uma longa viagem com a Tézinha... Alongar uns 500 rpm em velocidade de cruzeiro me interessa.

Então lhe pergunto se nesta situação específica de longo uso em estradas planas e pavimentadas seria interessante alongar a transmissão ou deixa-la original pela confiabilidade?

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Savério
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 06 Ago 2011, 10:10

Kablack sem ter utilizado a relação modificada, mas pelos relatos q foi dito aqui, cheguei a seguinte conclusão... a alteração só vai servir pra isso mesmo, longas retas onde vc conseguiria uma rotação menor do motor, e só... mas o q vai perder em arranque e retomadas não compensaria, pq vai prejudicar muito nas ultrapassagens podendo t deixar em uma situação de perigo... sou a favor do ditado q diz ‘em time q esta ganhando naum se meche’ ;)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por kablack » 06 Ago 2011, 11:40

Savério;

Esta é a minha primeira posição.

Mas andar horas a fio com a moto rodando a 7.500 rpm?

Será?

Meu carro dá 120 km/h à 2.500 rpm. A Burgman dá 120 km/h à 4.500 rpm.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por LMattosBS » 06 Ago 2011, 12:16

Bom um carro tem 4 cilindros e refrigerado a agua.
O nosso e a ar... e isso e um fator mais importante que o RPM em si. Ja sentiu diferença em um dia frio, e um dia quente? Eu ja percebi que o rendimento das retomadas muda.
Não entendo muito de eficiência de motores a combustão mas sera que é bom e econômico baixar a rotação? Mas voce planeja trafegar aos 120 cravados?

Ja vi muitas pessoas contando relatos de viagem com Fazer e Lander e parece que as motos aguentam o tranco tranquilo.
Leonardo Mattos :dirtbike:

AlanR500
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por AlanR500 » 06 Ago 2011, 19:31

Motos Trail naturalmente vem com relação mais curta. Já feitas para ter mais tração e carregar mais peso.

Aí o dono tem que correr atrás para alongar um pouco mais se quiser.

Responder