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Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Enviado: 25 Mar 2011, 15:03
por campes
Não gosto da relação curta da Tezinha. E vcs? Com certeza, o motor é ágil, tem boas arrancadas e retomadas, mas na velocidade final fica num giro alto, longe da máxima do torque a 6500rpm.

Dá pra dizer que ela é uma trail com um apelo mais on do que off road, certo? Digo isso pelos pneus, bolha, tanque grande, suspensão mais dura e ausência de para-lama. Mesmo assim tem a mesma relação coroa/pinhão que a Lander, 40/13, certo?

A XRE acho que é 39/13. Não sou mecânico, mas acho que se a Tezinha fosse isso ou 38/13, seria mais confortável andar com ela a 120/125 km/h. Pelo menos pra mim que usa mais no asfalto e sem garupa seria bom.

Alguém já experimentou algum kit que muda a relação? Alguma coroa menor de outra moto?

Re: Relação de marcha

Enviado: 25 Mar 2011, 15:19
por Salvador
Ola campes, se não estou enganado a relação da Tzinha é ainda mais longa do que a da Lander, eu mesmo não estou sentido falta não, em uma 5 macha com giro em 6000rmp estou a 92km/h em plano, acho que esta bom, não sou nada leve.

Re: Relação de marcha

Enviado: 25 Mar 2011, 16:04
por Kakko
Se fosse um pouquinho mais longa eu acharia ótimo....praticamente só pego estrada plana

Re: Relação de marcha

Enviado: 26 Mar 2011, 00:31
por campes
Fala Salvador, to vendo que depende muito do uso que se faz da moto. A 92km/h a moto tá perfeita mesmo. Mas é muito lento para rodovias rápidas. Comentei 120 ou 125km/h pois acho uma boa velocidade para uma rodovia duplicada.

Re: Relação de marcha

Enviado: 26 Mar 2011, 10:22
por doug01n
Pra ajudar os que pretendem alongar a relaçäo da Tenere, fiz alguns calculos:
Relaçäo original 40/13: 3,076
Relaçäo 39/13: 3,00
Relaçäo 38/13: 2,92

Com a substituição da coroa por uma de 38 dentes, alonga-se em 5%.

Se colocar um pinhão de 14 dentes, fica em 2,857, alonga-se em 7,2%.

Eu não pretendo fazer nenhuma alteracao na relacao da minha, pois acredito que alongar vai aumentar o consumo, embora fique mais confortavel de manter velocidades de cruzeiro em rotacoes mais baixas. A a 120km/h, a tenere esta na sua rotacao de potencia maxima, e usou bem a rotacao de torque maximo pra chegar nesta velocidade.

Aos que se aventurarem em trocar, incentivo a postar os resultados sobre velocidade maxima, retomadas e aceleracao, conforto em estradas e consumo.

Re: Relação de marcha

Enviado: 27 Mar 2011, 16:41
por Kakko
Sem contar que poderá alterar a velocidade já que o velocimetro está conectado no cambio....procede ?

Re: Relação de marcha

Enviado: 30 Mar 2011, 14:55
por rfrozza
Galera experiencia propia .. a fazer com um dente a mais no piao fica muito ruim .. so em plano sem garupa vc vai ter um ganho

Re: Relação de marcha

Enviado: 30 Mar 2011, 15:25
por Denis Rs2
também acho que não vai ficar bom, vai acabar piorando, pois na rodovia, em qualquer subida, vai ter que reduzir pra 4° pra não perder o embalo, o ideal nesse motor, fazer/lander/tenere, era a sexta marcha, que seria a Over Drive.

Re: Relação de marcha

Enviado: 30 Mar 2011, 15:43
por Kakko
Issoooo...se mudar um dentinho no pinhão ...muda muuuuuito.

O ideal talvez fosse reduzir apenas um ou 2 dentes na coroa....

Re: Relação de marcha

Enviado: 11 Jul 2011, 13:16
por gabriel
opa kakko concordo com vc!!! alias queria ver com vcs se interessam a mudar a relação das teneres...
estou mandando cortar coroas com 2 dentes a menos q a original, creio q vai dar um bom rendimento na rodovia!! queria q vcs falassem o q axam de colocar essa coroa..ai forneço essa coroa p todos q interessarem.