Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por kablack » 06 Ago 2011, 20:57

lmattosbs

Meu plano é viajar respeitando a minha segurança, a lei e a moto. Nesta ordem. Imagino que esta equação se equilibre entre 90 e 110 km/h.

Já fiz umas curtas viajens com a Té e fiquei com dó. Gira muito.

A opção de alongar a transmissão, na prática, se revela inóquoa, pois o ganho é de 500 rpm.

Teve um colega do clube que foi até a Patagônia com a Té. Voltou não recomendando a experiência...

Estou na fase de planejamento...

Vamos ver.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por LMattosBS » 06 Ago 2011, 21:23

Ja rodei 500km em um dia inteiro de Tenere com garupa. No fim do dia, já a noite, não conseguia segurar mais o acelerador e nem tinha mais posição na moto... Mas o que mais me incomodava e a minha garupa tambem, era o som da moto fazendo esforço para manter os 110km/h... Quase no fim do cabo do acelerador. Em um ida frio e as vibrações fortes nas subidas.
Por isso não me imagino cruzando o pais com dias contados...

Atacama e um sonho meu mas não de 250cc..

Como sou igual a muitos aqui.. não temos distancias limites a percorrer com uma moto, eu temo um pouco em fazer essa modificação e descobrir no meio da viagem que não foi uma boa. Mas de contra partida você pode se arrepender no meio do caminho e pensar que podia ter colocado a relação mais longa que não teria mal algum e sim beneficios... Acho que a ultima opção deve ser a sua pois ja teve ter noção da estrada que vai andar.
Mas seu planejamento é um caso a parte.
Muito trocam para ter uma final maior. Ou seja correr riscos maiores. Pois estrada não é circuito...

Ando 20km de ida e 20km de volta todo dia na BR-040... Consigo andar na boa, no ritimo de 90 a 100 km/h no máximo... As vezes extrapolo os limites mas a sensação de instabilidade e grande...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 07 Ago 2011, 22:55

Acho que vale a pena fazer uma experiencia...talvez reduzindo uns dois dentes na coroa.

Ela vai...vai longe...mas fica aquela canseira não ?! para uma viagem tipo atacama o ideal seria uma

660...Té.....hehe :rock:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 08 Ago 2011, 11:19

é aquele negócio, quem não tem cão caça com gato, coloca a relação mais alongada e leva a outra, se não t satisfazer no meio do percurso, troca ;)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por kablack » 08 Ago 2011, 11:37

Kakko;

Sera que vale a pena tirar a originalidade da moto para ganhar uns 500 rpm?

Esta e a minha duvida.

Abraco
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 08 Ago 2011, 11:44

Kablack....só testando mesmo.....quando eu for trocar a relação, talvez eu faça essa troca pela coroa com dois dentes a menos....acho que não muda muito mas para mim por exemplo que pego estrada todo dia, sozinho e leve....talvez seja uma boa pedida.

Não quero fazer essa troca de coroa agora, pois trocar apenas um ítem da relação não é uma boa :nao:

O conjunto todo está casado...desgastando-se igualmente ( teórico :!: )
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por kablack » 08 Ago 2011, 11:48

Concordo Kakko, para o seu uso e interessante mesmo.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

gabriel
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por gabriel » 08 Ago 2011, 17:07

oi kakko, concordo plenamente com vc, quem tem a relação ja bem rodada nao adianta troca so a coroa, eu coloquei a coroa de 38 dentes so, mais minha tenere tava so com 2000 km rodado, entao nao tinha sofrido um desgaste mt grande!!!

bom pessoal, eu nao to tendo q reclamar da coros com 38 dentes, a moto esta a msma, nao perdeu arranque nenhum, ao contrario do q falaram, a media dela tbm nao caiu, ta fazendo 31 na cidade...é logico q a 5ª fica um pouco mais pesada, entao tem q troca de 4ª p 5ª la pelos 6000 rpm p manter uma velocidade boa!!!

mais é isso ai kakko, p falar a vdd eu segui seu comentario e coloquei a coroa com dois dentes a menos!!!e ficou mt boa...

abraço

PERDIZ
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por PERDIZ » 18 Ago 2011, 17:05

Gabriel gostaria de adquirir a coroa da transmiss"ao da tenere de 38 dentes.
Moro em Manaus, como faço para adquirir essa coroa:

Savério
Visitante
Visitante

Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 18 Ago 2011, 17:17

Olá PERDIZ

Primeiramente, gostaríamos de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, pedimos que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Cordialmente,

Administração/Moderação
Ténéré Club

Responder