Ténéré 250 - Relação de Transmissão
- ghamauricio
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Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250
Pessoal, me perdoem a ignorância pois não entendo nada de mecânica, muito menos de mecânica de moto.
Em carro é fácil acoplar uma caixa de marcha diferente, até mesmo de outra marca. Não tem a mínima chance de se acoplar uma outra caixa de marcha na Ténéré, com 6 marchas?
Em carro é fácil acoplar uma caixa de marcha diferente, até mesmo de outra marca. Não tem a mínima chance de se acoplar uma outra caixa de marcha na Ténéré, com 6 marchas?
Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250
Sobre ter que viajar na té com rotação muito alta eu concordo em parte.
Pois eu fiz uma viagem de 1000km com garupa, rodei 500 numa dia e no terceiro dia voltei. Na ida eu mantinha 100km/h tranquilamente, é a velocidade boa pra cruzeiro, mais que isso é judiação (Média de 27km/l). Já na volta, estava mais apressado e vim a 110km/h, so que em um trecho o vento estava muito forte contra meu deslocamento e pra manter a velocidade tive que enrolar o cabo. Então o consumo caiu pra 22km/l, cheguei a me assustar quando a moto começou a engasgar com a falta de combustível, muito antes da km normal.
Mas, convenhamos, temos uma moto de baixa cilindrada, não dá pra comparar a uma viagem numa moto de média ou alta cilindrada.
Eu tenho uma Bandit 650 e com ela viajo tranquilo a 140km/h, mas o consumo é de 15km/l. Fora a manutenção que dá, muito mais cara! Põe muito nisso!
Lembram do Marcelo Gubert que foi pro Alaska numa Tornado? Numa ventania nos EUA ele não conseguia passar de 70km/h. Nem tava conseguindo utilizar a 6ª marcha da tornado (overdrive), acho q teve que reduzir pq a 6ª não tem força a 70km/h.
Vamos nos conformar que nossas motos é pra se ir devagar e ao longe. De 90 km/h à 110km/h vamos a qlqr lugar e com bastante economia. Ainda tendo uma moto leve pra encarar qlqr obstáculo.
Mas meu sonho é uma té 660!
Pois eu fiz uma viagem de 1000km com garupa, rodei 500 numa dia e no terceiro dia voltei. Na ida eu mantinha 100km/h tranquilamente, é a velocidade boa pra cruzeiro, mais que isso é judiação (Média de 27km/l). Já na volta, estava mais apressado e vim a 110km/h, so que em um trecho o vento estava muito forte contra meu deslocamento e pra manter a velocidade tive que enrolar o cabo. Então o consumo caiu pra 22km/l, cheguei a me assustar quando a moto começou a engasgar com a falta de combustível, muito antes da km normal.
Mas, convenhamos, temos uma moto de baixa cilindrada, não dá pra comparar a uma viagem numa moto de média ou alta cilindrada.
Eu tenho uma Bandit 650 e com ela viajo tranquilo a 140km/h, mas o consumo é de 15km/l. Fora a manutenção que dá, muito mais cara! Põe muito nisso!
Lembram do Marcelo Gubert que foi pro Alaska numa Tornado? Numa ventania nos EUA ele não conseguia passar de 70km/h. Nem tava conseguindo utilizar a 6ª marcha da tornado (overdrive), acho q teve que reduzir pq a 6ª não tem força a 70km/h.
Vamos nos conformar que nossas motos é pra se ir devagar e ao longe. De 90 km/h à 110km/h vamos a qlqr lugar e com bastante economia. Ainda tendo uma moto leve pra encarar qlqr obstáculo.
Mas meu sonho é uma té 660!
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...
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Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250
Vamos nos ater ao tópico
Obrigado.
Administração/Moderação
Ténéré Club
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Re: Relação de Transmissão - Ténéré 250
perdiz, td joia?mandei uma MP p vc especificando como vc pode adquirir a coroa de 38 dentes!!!PERDIZ escreveu:Gabriel gostaria de adquirir a coroa da transmiss"ao da tenere de 38 dentes.
Moro em Manaus, como faço para adquirir essa coroa:
da uma lida la....espero sua resposta!!
abraço
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
motor com injeção eletrônica, no caso da lander, fazer, e tenere não se deve trocar nem a coroa e nem o pinhão, porque a leitura do sensor de rotação é dentro da caixa de marcha (e não na roda dianteira como é em outra motos) e as informações ficam erradas e e a central eletrônica não vai funcionar corretamente. a única opção que sobra é remapear o sistema de injeção de combustível e centelha.
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:19, em um total de 1 vez.
Razão: retirado o texto em CAIXA ALTA
Razão: retirado o texto em CAIXA ALTA
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
infelizmente amigo, sua informaçao e equivocada e nao concordo com vc amigo!!
uma coisa nao tem nada a ver com outra,
Sensor de Velocidade eh dentro da cx de marchas sim, mas seu funcionamento nao interfere nas informaçoes enviadas a central de injeçao.
Se fosse assim nenhum carro poderia trocar de aro e/ou rodas, pois a central ia ficar doida,
nos carros ao se colocar uma roda maior ou aro maior, vc esta deixando o carro mais pesado, com mais arrasto, o que vai acontecer eh que seu consumo aumentara, pois vc tera de pisar mais no acelerador para andar na mesma velocidade que andava antes com pneus e aros menores,
agora pega qualquer carro que utilize aro 14 por exemplo, nas medidas 185/60 r14, e coloca os aros do UNO que eram 145/70 r13, o carro em questao vai andar o dobro de km por litro de gasolina, devido seu arrasto ser menor em relaçao as rodas anteriores.
Nas motos eh a mesma coisa, a relaçao (Coroa e Pinhao) interferem diretamente no consumo da moto, e nao na central de injeção,
abraços
uma coisa nao tem nada a ver com outra,
Sensor de Velocidade eh dentro da cx de marchas sim, mas seu funcionamento nao interfere nas informaçoes enviadas a central de injeçao.
Se fosse assim nenhum carro poderia trocar de aro e/ou rodas, pois a central ia ficar doida,
nos carros ao se colocar uma roda maior ou aro maior, vc esta deixando o carro mais pesado, com mais arrasto, o que vai acontecer eh que seu consumo aumentara, pois vc tera de pisar mais no acelerador para andar na mesma velocidade que andava antes com pneus e aros menores,
agora pega qualquer carro que utilize aro 14 por exemplo, nas medidas 185/60 r14, e coloca os aros do UNO que eram 145/70 r13, o carro em questao vai andar o dobro de km por litro de gasolina, devido seu arrasto ser menor em relaçao as rodas anteriores.
Nas motos eh a mesma coisa, a relaçao (Coroa e Pinhao) interferem diretamente no consumo da moto, e nao na central de injeção,
abraços
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:20, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação
Razão: retirada a citação
Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
O q CHRISTHOFERSON quis dizer é que a velocidade é calculada, por exemplo, pelo número de voltas do pinhão. Se for assim, ele é configurado para uma coroa e pneu do tamanho original e uma alteração causaria uma leitura errônea.
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2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
É isso mesmo...
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:20, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação
Razão: retirada a citação
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
tudo bem leitura erronea, mas que a injeçao vai ficar doida, ou tem de remapear a injeçao, dai nao,
o sensor fica dentro do motor, no eixo primario da cx de marchas, e nao fora
claro que se vc colocar um pinhao menor a tendencia seria o pinhao girar mais, mas o que acontece eh que ao colocar um pinhao menor, a aceleração vai subir mais rapido, mas a velocidade nao, tanto eh verdade que de arrancada ela fica boa mas de velocidade final nao, justamente pelo motor estar em 7.000 rpm a 50 km/h (suposiçao).
as injeçoes de hoje em dia, grande maioria, sao inteligentes, se adptam, ao combustivel a maneira de pilotagem e etc..
o sensor fica dentro do motor, no eixo primario da cx de marchas, e nao fora
claro que se vc colocar um pinhao menor a tendencia seria o pinhao girar mais, mas o que acontece eh que ao colocar um pinhao menor, a aceleração vai subir mais rapido, mas a velocidade nao, tanto eh verdade que de arrancada ela fica boa mas de velocidade final nao, justamente pelo motor estar em 7.000 rpm a 50 km/h (suposiçao).
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão
srs, aonde comprar e qual pinhao que estao alterando a relação da terezinha?