duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengalas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengalas

Mensagem por ivnn » 07 Fev 2014, 15:41

A moto é uma lander, que creio ter as bengalas meio iguais às da Te.

Preciso abaixar a frente bem. Dos 210mm de curso nominal da suspensão dianteira, quero deixar uns 170 ou 160mm só. Subir as bengalas uns 50mm na mesa, deixando rente ao guidão (que tem alongador, por isso esses 50mm).

Se eu simplesmente executar essa obscenidade, é claro que criarei o risco de dar fim de curso com facilidade. Imaginem uma freiada forte antes de uma lombada dura. Freia, dianteira afunda, dá fim de curso, chega a lombada...

Quero evitar esse cenário. Gostaria da opinião de vocês de como fazer isso eficientemente.

Vejo algumas possibilidades, mas são toscas:

Possibilidade 1 - Mais óleo na bengala. Com pouco ar, a suspensão irá endurecer bem próximo ao fim de curso. Seria viável isso? Não sei se o ar pode ter papel relevante e eficiente de mola nesse tipo de suspensão. Se bem que se deixar o nível tal que dê calço hidráulico antes de dar fim de curso, fim de curso não vai dar. Mas aí o calço hidráulico será o "novo" fim de curso. O efeito de mola do ar será suficiente?

Possibilidade 2 - Usinar duas buchas para dar mais compressão nas molas. Com isso ficará mais difícil abaixar, mas por outro lado a dianteira ficará com um sag muito menor que o recomendado... talvez zero, porque a piloto é leve. E sag=0 deixará a moto esquisita.

Possibilidade 3 - Abaixar simplesmente conforme ordenado, e deixar pra lá qualquer outra preocupação, afinal não serei eu o piloto. Essa opção, embora coerente num ponto de vista bem infantil, não se sustenta na complexa ótica da vida adulta. Não é, realmente, uma possibilidade para mim.

Outras possibilidades? Alguém sabe como resolver isso?

Nota: comprei um kit de válvulas emuladoras da anker que posso, ou não, usar na solução final. A idéia, se usá-la, seria alargar muito pouco o furo inferior da flauta, e usá-la com pouca compressão. Assim eu reduziria substancialmente o afundamento da dianteira na frenagem normal, sem mudar muito o comportamento para velocidades maiores.

Sou todo ouvidos. Alguém tem idéias?

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por ghamauricio » 07 Fev 2014, 17:51

O kit Anker é bacaninha mesmo, e realmente necessita que você alargue os furos da flauta.

Não acho que vá dá fim de curso se você subir as bengalas na mesa, mas você pode calçar as molas (com uma buchinha) pra aumentar a pré-carga dela.

Você pode aumentar a viscosidade do óleo, mas isso vai "comprometer" (ou melhor: alterar o comportamendo [d]) o retorno - aumentará o conforto, diminuirá a habilidade de copiar o terreno.

Você pode diminuir a quantidade de ar, mas pouco.

O correto mesmo seria trocar por molas mais duras e conseqüentemente (em função do retorno) aumentar a viscosidade do óleo.

A moto é sua? Vai vender, qual é?

Abs!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por Radames Aragon » 07 Fev 2014, 18:09

Essas válvulas emuladoras são efetivas mesmo?

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por ivnn » 07 Fev 2014, 18:18

A moto é da esposa. Ela acha que a frente está alta e a traseira, baixa, pq está com o redutor de altura parecido com o da manivela. Então ela quer abaixar a frente e subir um pouco a traseira para deixar o conjunto mais "normal". Parte da impressão é pq tiramos MUITA espuma do banco, que reforça a impressão de traseira baixa.

Tenho um torno, se quiser faço buchas na hora... mas gostaria de saber a opinião de quem já mexeu com isso. É a primeira vez que mexerei em bengalas, e pretendo desmontá-las (e remontá-las) amanhã mesmo.

Não sei se as válvulas são efetivas mesmo, mas não chegaram ainda, então amanhã qquer coisa será sem elas.

Meu plano principal era subir o nível de óleo. Alguém tem opinião contrária a isso?

Obrigado pelos comentários.

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por Marcel Valim » 07 Fev 2014, 20:18

Subir a bengala na mesa não dá fim de curso porque você não altera a dureza da mola, o óleo ou qualquer outra coisa interna dela.
Ela continua exatamente igual, apenas mais baixa.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por ghamauricio » 07 Fev 2014, 20:27

Aaaaaah bom, então temos uma informação nova!!

Se você subir a bengala e não sebaixar a traseira, você estará mudando o rake (ângulo entre a bengala e a vertical em relação ao solo). Com um ângulo menor, você tem mais peso jogado para a roda da frente.

No caso da moto da sua esposa, a traseira já está baixa: então o rake aumentou!! Ao baixar a mesa você vai trazer o rake de volta para o normal e vai ficar tudo ok. Pode baixar sem problema nenhum!

Quanto à válvula emuladora, ela é bacana sim! Mas tem que saber regular (e o mais importante de tudo, arregaçar um pouco - o quanto eu não sei - os furos das flautas. O que acontece é que a flauta furada só tem "uma configuração", e se ela ficar boa em movimentos de baixa velocidade (slow bump) ela fica dura demais em movimentos de alta velocidade ela fica muito dura (como uma lombada, subir calçada, bueiro fora do nível do asfalto etc, o fast bump). Se você regula pro fast bump ficar bom, no slow bump ela fica mole demais (afunda na frenagem, qualquer redução da aceleração faz a moto balançar pra frente demais, a frente fica meio "solta" em baixa velocidade etc).

A válvula emuladora deixa os furos das flautas controlarem o fast bump, e ela passa a controlar o slow bump. É outro nível, especialmente quando alguém experiente regula. O Cláudio da CMotos mexe com isso, mas ele usa as válvulas dele - que eu não sei se são boas ou não, melhores ou piores que as da Anker.

Abraço!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por ivnn » 08 Fev 2014, 00:13

Marcel Valim escreveu:Subir a bengala na mesa não dá fim de curso porque você não altera a dureza da mola, o óleo ou qualquer outra coisa interna dela.
Ela continua exatamente igual, apenas mais baixa.
A distância entre o extremo superior do tubo externo e a fixação inferior da mesa está agora em 190mm, com a moto no pezinho e 20mm de rebaixamento nas bengalas. Mais 30mm de rebaixamento deixará essa distância em apenas 160mm. Acho que dá para conseguir encostar, numa freiada boa junto com irregularidades.

Ghamauricio, quando vc postou os links da racetech, eu li com atenção, e acho que entendi o funcionamento. Sobre o aumento do furo na flauta, dá para concluir, pela equação (2) daqui http://en.wikipedia.org/wiki/Orifice_plate que:
- a força de resistência ao movimento será proporcional ao quadrado da velocidade, e
- a força de resistência ao movimento será inversamente proporcional ao quadrado da área do orifício.

Para a motoca da esposa, se eu puser a válvula, será com parâmetros beeeem conservadores, sem mudar muito o comportamento atual, mas apenas visando diminuir o afundamento da dianteira para os "slow bumps". Para os "fast bumps", um parâmetro que me parece conservador seria diminuir a força pela metade, para uma certa velocidade. Isso quer dizer um orifício de área apenas 41% maior, ou seja, um orifício de diâmetro apenas 19% maior que o que já existe. Tenho impressão que a galera - cmotos inclusa - "chuta o pau da barraca" nesse aumento. Essa não é minha intenção.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: duvida técnica sobre mudança do nível de óleo das bengal

Mensagem por ghamauricio » 09 Fev 2014, 20:16

ivnn escreveu:A distância entre o extremo superior do tubo externo e a fixação inferior da mesa está agora em 190mm, com a moto no pezinho e 20mm de rebaixamento nas bengalas. Mais 30mm de rebaixamento deixará essa distância em apenas 160mm. Acho que dá para conseguir encostar, numa freiada boa junto com irregularidades.
Ah, entendi sua preocupação! Não é dar fim de curso, é o paralamas bater na carenagem do farol, né? Putz, mas na boa, acho que isso aí é uma situação extrema na qual dificilmente uma mulher vai se meter...!

Vai na fé, pode baixar a frente, de preferência na mesma proporção em que a traseira foi baixada - pra voltar ao rake original. Se você diminuir muito o rake:
  • ao andar mais inclinado pra frente, com o banco te jogando pra frente, a tendência é você acabar se apoiando mais nos braços (apesar de que o correto é você se segurar na moto com as pernas apertando o tanque, mas inevitavelmente você acaba se apoiando nos braços numa condução relaxada do dia a dia).
  • A direção vai ficar mais nervosa e pode causar shimming
Com relação à velocidade do movimento da suspa, fica meio complicado você mensurar como está e descobrir onde você quer chegar pois você não tem sensores que lhe digam como ela está se comportando agora. Talvez você até possa calcular isso baseado numa simulação em CAD, cálculos envolvendo um pouco de geometria, talvez uma câmera filmando de lado e uma fita métrica do lado do garfo etc e tal, mas eu acho complicado pacas. Se você for engenheiro a gente faz uma gambi! ;)

Esses caras tipo CMotos trabalham com tabelas que eles devem ter pego de algum pica internacional (a própria racetech, por exemplo) e um pouco de impirismo - aquela experiência prática tão necessária.

Se você curte o assunto, já viu as "emuladoras" Intiminator, da Ricor? São picas também, e dizem que pra asfalto elas funcionam melhor que as Gold Valves da Racetech.

Link pro site: http://store.ricorshocks.com/ias_technology_s/19.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Alguns links interessantes:
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=551437" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.procycle.us/info/questions/d ... nsion.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=486633" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço!

Responder