Marca da bateria e possíveis problemas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por Denis Rs2 » 04 Mar 2014, 12:00

a minha é 2011, e está só com 10000 km, nunca tive problemas com bateria, não tenho alarme e desligo o farol pra dar partida, e não foi poucas vezes que deixei a moto parada por 10 ou mais dias :cry: infelizmente, mas com filho pequeno de vez em sempre tenho que sair de carro. :thumbdown:

não estou perto da moto agora, mas depois confirmo a marca dela.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por filipedonato » 22 Mai 2014, 18:48

Bem ressuscitando o tópico, a bateria da moto foi trocada hoje.
Tentamos dar uma carga mas ela não segurou.
CREIO que o principal problema só pode ser o alarme, da marca Olimpus. Trocou a bateria e ele parou de funcionar, acho que ou desprogramou ou queimou algo. Sábado levarei a moto na loja para olhar o que pode ser.
A bateria nova é da marca Velth de 7 Amperes. Modelo que faz a mistura na hora para ativar ela.
A antiga, uma Heliar de 6 Amperes.

Avatar do usuário
georgelemos
Novato+
Novato+
Mensagens: 59
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:17
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por georgelemos » 23 Mai 2014, 12:30

A minha apresentou o mesmo problema, isso com 9000 rodados. Não conseguiram identificar e falaram que se continuar terá que trocar a bateria (vou ver o modelo depois e posto aqui).
Tenho alarme e rastreador (sendo que o rastreador tem bateria propria e só usa o sistema de carga da moto para carregar quando essa está desligada por mais de 1 semana). O alarme é o positron que instalei na própria concessionaria.

Infelizmente, não vou tirar nem o alarme e nem o rastreador (inviavel). Prefiro trocar a bateria se der o problema de novo (ate agora nao voltou depois que dei uma carga completa nela).

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por Kakko » 23 Mai 2014, 14:40

Pessoal....a questão da durabilidade depende de e como se usa a moto e o tempo de vida da bateria.

Geralmente as baterias estão durando em média entre 2,5 anos a 4 anos.

A minha Téneré 250 estã com 3,5 anos de vida...já limpei duas vezes os bornes, pois eles oxidam e isolam a corrente, enfraquecendo a partida e não carregando a mesma como se deve.

Geralmente as Yuasa YTX7L-BS ( R$170,00 ) são as originais de fábrica, mas se não me engano as Heliar HL7A ( eu acho..) chegaram a equipar as 250 há uns 2 anos ...e pelo que fiquei sabendo através de uma amigo que revende baterias, as Heliar não deram muito certo, e estragavam antes da hora.

Evitem dar partida com farois ligados...e vejam também a procedência/marca do alarme....tem alguns que consomem muito. ainda mais se o usuário anda pouco com a moto.

Espero ter colaborado nas dúvidas.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por Balutzen » 23 Mai 2014, 17:22

a da Minha era Heliar se foi bem cedo, coloquei uma da Moura que custou 180 mangos. (citei na pagina anterior)
Imagem

PROLIMA
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Fev 2013, 16:54
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por PROLIMA » 28 Mai 2014, 00:20

Boa noite pessoal, a minha TNR 12/13 tambem deu problema com a bateria Heliar, ela durou 16 meses falhando algumas vezes neste dias. Pensei ate que fosse as escovas do motor de partida, nem tentei desmontar. Verifiquei com,o pessoal da Casa das baterias em Porto Alegre e a bateria no teste de carga estava 12,7V porem arriava a corrente para 4A quando fazia o start. Tanto eh que quando a bateria da Heliar estava quase parando o painel se desligava quando dava a partida, isso com farol apagado, mas ainda ligava. Em suma, coloquei uma bateria de fabricacao nacional, sendo um dos melhores fabricantes para bateria de sistema sonoro automotivo, a MBR 7bs da Pioneiro por 130 dilmas. Ate o momento soh elogios. Vou observar se terei novamente o problema.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por filipedonato » 30 Mai 2014, 22:46

Então é incompatibilidade da bateria mesmo.
Prolima a bateria nova com certeza vai funcionar bem né, não tem do que reclamar nesses primeiros meses.
Resumindo: Heliar não! Yausa SIM!

blackstone
Visitante
Visitante

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por blackstone » 02 Jun 2014, 16:39

Olá pessoal, sou novo aqui. Minha Tenere é 12/13 e está com 21 mil rodados. A bateria vinha apresentando problemas nas ultimas semanas. Por 3 vezes fiquei na mão. Hoje decidi trocar. A original custava 220 e a paralela 115 pilas..coloquei a paralela de marca GSI, nunca ouvi falar nem nada. Ambas tinham 6 meses de garantia. A marca que tava na minha moto era da Heliar. Resumindo, a bateria durou 1 ano e meio exatos hehe...

komodo
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Ago 2013, 21:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por komodo » 08 Jul 2014, 21:46

Pessoal, na minha parece que a bateria foi embora... a marca Heliar, a moto 13/14 acabo de fazer 3100 Km 9 meses de uso. Rodei nas últimas semanas todos os dias (rodo pouco com a moto).

Deixei na garagem na última sexta e quando fui ligar na segunda nada de pegar.

Exibe check no painel, farol acende/buzina toca... mas quando aciono o botão de start ela parece que "reseta", ouço uns estalos (que acredito seja de algum rele) e não dá partida no motor.

Para constar tenho uma outra moto suzuki yes, que usa a bateria Yausa, tem um mês que não ligava a moto, foi dar partida e bumm pegou de primeira.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Marca da bateria e possíveis problemas

Mensagem por filipedonato » 11 Jul 2014, 11:07

komodo escreveu:Pessoal, na minha parece que a bateria foi embora... a marca Heliar, a moto 13/14 acabo de fazer 3100 Km 9 meses de uso. Rodei nas últimas semanas todos os dias (rodo pouco com a moto).

Deixei na garagem na última sexta e quando fui ligar na segunda nada de pegar.

Exibe check no painel, farol acende/buzina toca... mas quando aciono o botão de start ela parece que "reseta", ouço uns estalos (que acredito seja de algum rele) e não dá partida no motor.

Para constar tenho uma outra moto suzuki yes, que usa a bateria Yausa, tem um mês que não ligava a moto, foi dar partida e bumm pegou de primeira.
É cara a mesma coisa que ocorria aqui.
Se der um trampo ela pega.
Infelizmente a Heliar não fez uma bateria boa pra essa moto.
Se não quiser passar vergonha e ter que dar trampo nos lugares, daqui a uns dias troque logo.

Responder