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MensagemEnviado: 21 Fev 2014, 17:05 
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Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
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Agora que eu vi... Movido para o local correto.

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MensagemEnviado: 21 Fev 2014, 18:07 
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Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
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Pois é, também não estou encontrando nenhum teste prático, mas tem uma penca de artigos e todos dizem que os óleos sintéticos são mais estáveis em nível molecular, e reagem menos com o oxigênio e com os próprios aditivos - daí a maior longevidade.

Óleos sintéticos (comparados a óleos sintéticos de mesmo número de viscosidade) também têm menor viscosidade cinemática (mas obviamente mantendo a viscosidade dinâmica ou absoluta).

Citação:
Kinematic Viscosity is a measure of the fluids resistance to flow and shear under the forces of gravity, or how easily the oil flows to the different parts of the engine.
Kinematic Viscosity (ASTM D445/ISO3105): 1 centi-Stoke (cSt) = 1 mm2/s.

Absolute Viscosity is a measure of a fluid's internal resistance to flow and may be thought of as a measure of fluid friction and of the oil's film strength to support a load.
Dynamic or Absolute Viscosity: 1 milliPascal second (mPa·s) = 1 centi-Poise (cP)

Fonte: http://www.kewengineering.co.uk/Auto_oi ... lained.htm


Abs!


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MensagemEnviado: 14 Mar 2014, 14:46 
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Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
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Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Pessoal, teste do Lubrax, depois de 1950 km (eu pretendia 1500km, mas atrasei apenas 2 dias na troca), o óleo saiu como um Yamalube com 2000km, estava bem "gasto" mas não aquela coca cola. Ou seja, pelo que percebi, dá pra levar ele até 1500 km de boa.

Comparando (Sorocaba):

Yamalube: R$22,00 - durabilidade 2000 km* - preço por km = 0,011
Lubrax: R$12,00 - durabilidade 1500 km* - preço por km = 0,008

*Lembrando que estou usando a moto em uso severo (230 km por dia á 7000~8000 rpm constante)

Outro detalhe é que o Lubrax vende de tonel, e posso comprar apenas 1,5 litros, sem precisar estocar o 0,5l como no Yamalube.

To tentando achar o Lubrax aqui em SP pra ver se encontro mais barato, gostei do óleo, na minha opinião vale a pena testar pelo menos!!

abs!

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Alexandre
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MensagemEnviado: 18 Mar 2014, 14:36 
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Registrado em: 17 Mai 2013, 15:05
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Cidade onde mora: Bauru/SP
só usei yamalube!

comentei com meu mecanico de trocar para o motul mas ele disse q não virava, não perguntei pq, se é pelo preço ou qualidade ou se o motor da T não precisa de um oleo muito top, sei la talvez na proxima pergunto pra ele.
ele disse recomenda o lubrax que é mais barato e facil de achar que o yamalube e recomenda troca a cada 2.5k

o que me dizem?


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MensagemEnviado: 18 Mar 2014, 15:43 
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Registrado em: 02 Jan 2013, 13:40
Mensagens: 865
Localização: Rio das Ostras, RJ
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
igual escreveu:
só usei yamalube!

comentei com meu mecanico de trocar para o motul mas ele disse q não virava, não perguntei pq, se é pelo preço ou qualidade ou se o motor da T não precisa de um oleo muito top, sei la talvez na proxima pergunto pra ele.
ele disse recomenda o lubrax que é mais barato e facil de achar que o yamalube e recomenda troca a cada 2.5k

o que me dizem?


Pelo recomendado, deve ser feita a troca a cada 5mim... Vide manual! Mas eh tao barato e bom para o motor que num geral trocam a cada 2.5 e t ainda.os mais.caprichosos que trocam a cada 1000!!!!

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2

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Luiz Koudela

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MensagemEnviado: 18 Mar 2014, 16:49 
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Registrado em: 10 Dez 2012, 20:36
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Acabei de vir da oficina e coloquei o semi-sintético da mobil. Nesses mais ou menus 3km que andei a troca de marcha me pareceu mais suave. Mas pelo preço vou voltar pro Yamalube ($22,00 X $15,00).

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MensagemEnviado: 01 Abr 2014, 21:51 
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Registrado em: 31 Mar 2014, 16:57
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Na minha ténéré só uso yamalub, não encontro nas oficinas da minha cidade. Faço troca na agência autorizada a cada 1000km e a cada 2000km troco o filtro. A respeito do óleo Mobil, não sei se é conversa dos mecânicos da YAMAHA, mas dizem que o mobil não é de igual ou melhor qualidade do yamalub.

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MensagemEnviado: 16 Out 2015, 13:00 
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Cidade onde mora: Brejo Santo/CE
Pessoal,

Estou pensando em mudar de óleo, mas antes gostaria de ouvir a opinião de vcs tendo em vista o meu caso específico.

Saindo do Yamalube Mineral, o melhor custo x benefício que eu encontro na minha cidade é o Mobil Semissintético 15w50 API-SL.

Eu gostaria de ter a melhor lubrificação possível para o meu uso urbano que inclui várias partidas a frio ao longo do dia, e percursos curtos. Trata-se de um uso severo, típico de quem mora em cidade pequena e só não se dispõe a andar a pé ou de bike por causa do calor extremo do lugar.

Enquanto o Yamalube está entre R$ 19,00 - 20,00 por aqui, esse Mobil deve sair por uns 24,00. Rodo pouco menos de 1200 km por mês, troco de óleo a cada 2500km. Logo se vê que o custo desta manutenção é baixo.

O que vcs acham, vale a pena a troca? O índice de viscosidade menor na partida a frio, aliado ao fato de ser semissintético, traria mais segurança para a lubrificação do meu motor? Eu precisaria ficar muito mais atento ao nível do óleo?

Agradeço se puderem me ajudar.


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MensagemEnviado: 16 Out 2015, 14:48 
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Registrado em: 15 Jan 2011, 12:40
Mensagens: 1614
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Thales, eu gosto muito desse óleo e uso. Ele é muito mais estável que os 20W50 SL minerais. Possui índice de viscosidade 30% maior e garante uma partida a frio mais leve, é notório que o motor de partida sofre menos até na XT660R. Essa mudança só trará vantagens, pode apostar. Fazendo um comparativo rápido, o Mobil em questão tem IV de 147 e custa R$ 23,00, enquanto o aclamado Motul 5100 15W50 SM possui IV 148 e custa R$ 45,00.

Outros dois óleos muito bons é o novo Yamalube 10W40 e o Lubrax Tecno Moto 10W40, ambos SL, semissintéticos e JASO MA2, assim como o Mobil MX 15W50.

Já pesquisei tanta coisa sobre óleo que cheguei a alguns conclusões.

1. O grau de viscosidade de um óleo está voltada basicamente em relação a temperatura ambiente que o motor será submetido, como também seu tipo de trabalho.

2. Aquela história das folgas internas do motor em função da viscosidade é mais conversa pra boi dormir que outra coisa, somente em casos especiais é que a viscosidade deve permanecer inalterada (ex. motores novos da Fiat com variador de fase hidráulico...). No manual de serviço da XT660R por exemplo, recomenda-se o uso de um óleo 10W30 até o 20W50 e a escolha é feita exclusivamente em função da temperatura ambiente.

3. A Honda migrou de um 20W50 para um 10W30 sem alterar um centésimo de folga dos seus motores, inclusive recomenda o uso no novo óleo nas motos mais antigas da marca.

Existe muito mais lobby na indicação do óleo pelo fabricante do que qualquer outra coisa.

A verdade é que o Yamalube 20W50 é um óleo jurássico e muito caro pro que oferece, mas cumpre o papel, assim como qualquer outro 20W50 SL que custa R$ 12,00, rs.

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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MensagemEnviado: 17 Out 2015, 19:08 
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Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
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Cidade onde mora: Brejo Santo/CE
Muito grato, meu grande. Na próxima troca é Mobil na Tenebrosa.


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