Motor Engasgando e Alto consumo!

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Tovo
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Dez 2013, 14:19
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por Tovo » 06 Jan 2014, 11:37

Bom dia Gente!
Minha Moto esta engasgando um pouco na 1° e 2° marcha e as vezes nas retomadas( buracos e lombadas)
e o consumo dela esta bem abaixo da media do pessoal do forum, a minha melhor media foi 24km na estrada e 22 na cidade, peso 90kg e com garupa sempre de 60 kg, ando devagar sem esticar marcha e nunca passo de 110km/h na estrada.
As duvidas:
1° o motor engasgando pode ser o que:???
2° o consumo vcs acham que esta normal??
Minha moto esta com 15.000 km, vela e filtro de ar trocados agora, mas não foi feito a revisão!

Feliz Ano Novo Galera!
Dafra Super 100 (2008)
Fazer 250 (2006)
NXR Broz (2010)

Tenere 250 (2012)

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 06 Jan 2014, 11:59

então, sua moto deve estar consumindo um pouco pelo modo que vc anda e um pouco, talvez , por algum defeito. Não ta tão anormal assim. A minha faz 29 km/l, eu ando sozinho, ruas planas, giro entre 5 e 7k em qualquer marcha. Na minha tocada dava para pegar bem mais leve, é quando ela faz 32, 33 km/l. No seu caso, Pode ser:

- Gasolina ruim. (alterne de posto, use um tanque de aditivada e outro de comum, não use gasolina podium ou qq coisa que valha, não serve para nada em nossas motos)
- Problemas na injeção: Sensores lendo erradamente, por exemplo.
- Mistura rica em decorrência de bateria no final da vida util. Não me pergunte o por quê, mas ta no manual de serviços...
- Calibragem e tipo dos pneus.
- topologia da cidade.

A luz da injeção está ligada?

Sobre a engasgada, tente alterar sua tocada esticando um pouco mais as primeiras marchas e veja se ela continua engasgando.

Depois relate.

Abs.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por Radames Aragon » 06 Jan 2014, 13:56

Sobre as engasgadas, vale a pena verificar o filtro de ar e a vela!

Vc só usa adivitivada?

Avatar do usuário
CORTELLINE
Participativo
Participativo
Mensagens: 363
Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por CORTELLINE » 06 Jan 2014, 14:10

pode tentar usar aqueles aditivos do tipo STP
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por diegonunes » 06 Jan 2014, 18:54

É bom fazer uma verificação geral (corpo do acelerador, elétrica, sensores...), mas as vedações do TPS podem ser o problema, apesar da pouca quilometragem. Combustível ruim estrega rapidinho.

Outra coisa que faria, trocar o cachimbo da vela por um de bros 150. O original é uma bosta.

Ivo, a bateria com baixa tensão altera os parâmetros dos sensores e atuadores, é por isso que existe alterações no tempo de injeção.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 06 Jan 2014, 19:00

diegonunes escreveu:É bom fazer uma verificação geral (corpo do acelerador, elétrica, sensores...), mas as vedações do TPS podem ser o problema, apesar da pouca quilometragem. Combustível ruim estrega rapidinho.

Outra coisa que faria, trocar o cachimbo da vela por um de bros 150. O original é uma bosta.

Ivo, a bateria com baixa tensão altera os parâmetros dos sensores e atuadores, é por isso que existe alterações no tempo de injeção.

No caso do TPS teria que desmontar, passar aquelas colas de vedar cabeçote e remontar? ou só o reaperto ja resolve? Ou é mais complexo?

Sobre o cachimbo, porque é tão ruim assim?

Mas diante de alterações da própria leitura de tensão do sistema, não seria o caso da luz de injeção acender?

Abs.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por diegonunes » 06 Jan 2014, 19:17

No caso do TPS, é só desmontar, limpar e trocar a vedações.

Esse defeito é muito conhecido dessas motos, aliais, é o único defeito costumaz realmente importante no sistema de injeção dessa moto. Antigamente, até 2008 salvo engano, a Yamafidaputa não vendia oficialmente essas borrachas, só vendia o corpo todo, kkkkk.

Olha a borracha ai:
Imagem

O cachimbo é ruim porque perde a resistência rápido e sua vedação contra umidade é deficiente. Sabe os relatos das motos apagando na chuva né? 90% é por causa dessa bobonica, kkkk.

Quanto a luz de injeção acender, só ocorre quando a tensão é muito baixa ou quando existe algum curto ou mal funcionamento em sensores e atuadores. Se a bateria der 12 v por exemplo, pode ocorrer erros singelos, mas a IE não tem informação pra dizer que essa tensão é errada. Salvo engano, a IE só acende a luz por queda de tensão baixo dos 11 v.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
alanfloyd
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Abr 2012, 08:18
Cidade onde mora: FORTALEZA
Localização: fortaleza/ce

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por alanfloyd » 08 Jan 2014, 13:04

A minha tenere 2013 tava engasgando. Ontem eu medi o nível do óleo do motor e constatei que estava acima da medida indicada no manual. Então retirei o óleo em excesso e agora de manhã ela não engasgou mais. Pode ser que seu problema seja esse.
Atual: tenere 2013 bege
Lander 2012
Bros 2011
Xtz 125 2010

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por ivojoseaug » 08 Jan 2014, 16:28

mediu após o oleo descer ou logo depois de desligar?

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Motor Engasgando e Alto consumo!

Mensagem por edvar » 09 Jan 2014, 10:19

o problema deve ter sido resolvido, o cara nao voltou pra dizer nada.
Mas como ivo disse, o problema pode ser:
- a bateria em fim de vida(acho pouco provável pela KM da moto, temos que saber o ano)
- pode ser o retificador que não está mandando corrente corretamente e por isso os engasgos.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Responder