É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por ghamauricio » 17 Jan 2014, 14:37

No arranca e pára do trânsito ou em qualquer forçadinha em uma subida parece que a moto vai desmontar
A vibração que o autor do post está falando é aquela tremedeira que ela dá quando está sem força e você exige do motor.

Para evitar isso, mantenha o giro acima de 5,000 RPM. Pelo barulho parece que você está forçando o motor, mas pense assim: se o auge do torque dela é a 6.500, significa que nesta faixa de giro o motor está funcionando o mais perfeitamente possível, com o mínimo de força desperdiçada com o atrito interno. Não é à toa que a velocidade de cruzeiro dela é 100km/h, quando o motor marca 6.500.

Portanto, a sua tremedeira vem de usar uma marcha mais alta do que deveria.

Abs!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 19 Jan 2014, 08:35

Minha moto está fazendo essa vibração também, mas está num nível desagradável. Ela já vinha fazendo isso há um tempo, mas nessa última viagem q fiz após trocar os discos de embreagem cansou muito.

O mecânico está sugerindo trocar o óleo por Motul 3000 ou o Yamalube pra aliviar a vibração, pois eu estava usando um da mesma classe Ipiranga há mais ou menos 10 mil km e não sentia isso nas outras viagens q fiz, apenas nas últimas 2.

Faz sentido?

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 21 Jan 2014, 21:11

Opa... Várias respostas..!!

Bem, estava viajando desde dia 04 de Janeiro e pude testar bem a Teneré na estrada, já que percorri 2660 km do dia 4 até hoje.

Havia perguntado sobre a troca de guidão para amenizar a vibração mas não resolveu nada, assim como a troca da bolha, a modificação piorou :thumbdown: Coloquei um super FatBar da Oxxy e a vibração em baixo ficou a mesma porcaria e a vibração em alta aumentou consideravelmente. Em resumo, vou voltar para o original.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a suspensão. No fim das contas eu considero RUIM. Só tem bom funcionamento em lombadas. Em pequenas falhas, costelas, calçamentos, por exemplo, a moto soca muito. Desisti de fazer uma passeio por conta disso.

Não testei a vela de iridium, pois não encontrei em lugar algum aqui em BH, só achei para motos maior. Mas ainda vou ver se encontro.

A vibração em baixa incomoda muito pois no arranca e pára da cidade torna a moto super desagradável e cansativa, coisa que na Fazer isso simplesmente não existe. Nem em baixa nem em alta rotação, por isso insisto em tentar amenizar tal efeito.

Vamos trocando figurinhas!!

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 21 Jan 2014, 22:39

Monteverdi, provavelmente sua suspensão está regulada para 2 pessoas, e estando vc sozinho pode ser muito duro. Tente equilibrar com seu peso.

Recentemente troquei o amortecedor central por uma adaptação de amortecedor de Falcon e está indo ótimo, apenas eu sozinho nele parece dar "soquinhos".

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 21 Jan 2014, 23:59

Sô Radamés, a regulagem já está no mais macio possível... O que percebo é que o movimento da suspensão está muito lento, tanto o movimento de compressão quanto o de retorno, talvez seja isso. Se movimentar a moto como se fosse tirá-la do descanso percebe-se que está muito macia, porém muito lenta. Percebi também, que ao fazer esse movimento, a moto não volta para posição inicial.

Quando coloco a moto de pé parece que o curso da suspensão é mínimo, com garupa parece que não existe, e a altura da moto não mudou nada quando monto. E a suspensão dianteira está fazendo uns rangidos ao passar em pequenos obstáculos.

Parei do lado de uma Teneré e dei umas balançadas para ver como era a suspensão e é bem diferente. A suspensão vai e volta rapidamente e com muita macieza...

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 22 Jan 2014, 00:23

Acho q é seu amortecedor q deu xabu, parece a minha qdo tive q trocar o meu.

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 22 Jan 2014, 15:11

Pois é, fui à concessionária para reclamar e acabei deixando para a revisão dos 15 mil. Segundo o mecânico o amortecedor está normal e alegou falta de pressão na mola. Repliquei dizendo que a suspensão sempre esteve rui, seca, por isso mudei a regulagem. Vão mexer na suspensão dianteira também.

Agora é aguardar e ver se muda alguma coisa ou o negócio é ruim mesmo, pois não tenho coragem de andar em calçamento com essa moto.

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
aacsanchez
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 05 Set 2012, 17:57
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por aacsanchez » 22 Jan 2014, 16:07

Sobre a vibração em alta velocidade, tem jeito?

Sent from my ME865 using Tapatalk
ACSancheZ - Deserto em Tuaregue é Ténéré!
Minha Dinorah é o Deserto Azul!
------
Respeite sempre as leis de transito. Gentileza e respeito nas ruas só trás o bem!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 22 Jan 2014, 16:12

Ah, é, a troca de óleo da suspensão dianteira também ajuda. Vc vai se acostumando com a ruindade, mas se vc troca na kmtragem vc percebe a diferença.

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 22 Jan 2014, 23:10

Sô Sanches, consegui melhorar a vibração em alta por acaso quando retirei a bolha... Não sei por que, mas deu algum resultado :lol: Na verdade, a moto ficou muito melhor... Troquei o guidão para tentar melhorar a vibração e ficou pior.. Andar sem luvas, nem pensar..kk

Inté
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Responder