Ganho de performance?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Luiz Alexandrino
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Nov 2013, 21:22
Cidade onde mora: Bauru/Sp

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Luiz Alexandrino » 20 Jun 2014, 22:28

Ola

Edgard e Claudio, Valeu pela ajuda! - Mas agora fiquei com mais duvidas.
Se este pistão pode melhorar o rendimento da moto mas não posso usar continuamente em ruas e estradas com certeza não irei compra-lo pois uso a moto diariamente uns 70% estrada e 30% cidade e 0% em competições, não sera nada correto fazer uso deste material.

Não conheço nada de mecânica mas será que se modificar somente este pistão e não forçar a moto como piloto de competição de motocross e usar ela como simplesmente uma moto ainda o motor poderá sofrer quebras?

-Não pretendo fazer de minha TNR 250 uma XT660 mas gostaria de ter um rendimento mais positivo na estrada, principalmente numa velocidade de cruzeiro 15% maior "melhor" e mais livre, nem imagino esta moto percorrer muitos quilômetros contínuos em velocidades acima de 130 - 140 km/h pois ela e EU nao servimos para isto, mas tentar ficar numa velocidade media de 120km/h sem sentir o punho quase no fim de seu curso e sem o motor estar gritando no meio de sua perna seria perfeito.

Edgard este seu pistão ja deu uma melhorada na moto na estrada? e que adaptações foram feitas no motor?

abraços.

edguaruja
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Nov 2013, 16:08
Cidade onde mora: guaruja sp

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por edguaruja » 21 Jun 2014, 20:04

oi Luiz

No momento, eu troquei o pistão ( e comprei da própria retífica um cilindro condenado e reencamisei) passando a cilindrada para 280cc; e instalei o fuell controller, sem obter a regulagem ideal.

Hoje fui a SP, comprei uma ponteira de escapamento esportiva mas não encontrei um pinhão maior, nem uma coroa menor, para alongar a relação. A ideia é com um escape e um filtro de ar mais livre, e uma relação mais longa, ai sim é hora de se dedicar a uma regulagem ideal do fuell controller.

Abraços
Edgard

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Kakko » 22 Jun 2014, 00:11

Pô galera...vendo voces colocando todas essas parafernálias....será que resolve muito ?

Pergunto pois pego estrada diariamente e quando a moto está acima dos 120 lá pelos 130 km/h

ela já não fica muito estável....vejam bem, ela não é um projeto para andar acima dessas velocidades

coms segurança...na minha opinião...afinal ela não foi feita para esse tipo de pilotagem..ou seja..rápida !

Arrancada acho que de certa forma não é tão ruim...não vejo muita vantagem investir...e mudar

o map da motoca para um pequeno ganho ....bem...minha opinião.

Tenho tbm uma Ténéré 600, faixa dos 42 CVs.. e quando está acima dos 130/140 considero inseguro

...sim ela chega atingir até mais...já cheguei nos 160....e pouco mais....para testar mas não é esse o

propósito......bem...minha opinião...

Quanto a injetar mais combustível no motor ao meu ver não resolve....vai aumentar o consumo...e parte dessa gasolina a mais pode descer para o cárter, contaminando a parte baixa do motor, além de perder potência...a mistura vai ficar rica..e desproporcional.

Alguem pensa de outra forma ?

:joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por oscarmaxi » 22 Jun 2014, 12:42

Bom dia a todos.
Em todos os fóruns de motos, sempre tem alguém com alguma ideia para aumentar a potência do seu motor. Algumas até meio mirabolantes, como era, alguns anos atrás, a receita de se colocar algumas bolinhas de naftalina no tanque de gasolina... Para "aumentar a octanagem"... Meu Deus, quanta bobagem. Nem sabíamos o que era a tal de "octanagem", pensávamos que era a "força" da gasolina...
De lá para cá, a coisa evoluiu. Como de resto, tudo evoluiu. Basta comparar o tamanho de um pistão de hoje com o de um fabricado há duas ou três décadas atrás. O atual deve ter um terço do tamanho do antigo. E o antigo com o triplo de massa tinha muito mais inércia e provocava muito mais vibração e desgaste do motor e consumo de combustível...
De lá para cá, surgiram novos materiais, novos processos de produção, máquinas "inteligentes", métodos de medição muito mais precisos. A tecnologia deu um salto. E tudo isso foi e vem sendo agregado aos carros e às motos. Tanto que hoje um motor de mesma cilindrada que um antigo tem muito mais potência com um consumo muito menor, produzindo muito menos poluição e com uma durabilidade de pelo menos o dobro de quilometragem dos antigos...
Diante desse quadro, acho muito difícil, quase impossível mesmo que nós, a título de experiência, tenhamos sucesso nessas tentativas "caseiras" de aumentar a potência dos motores... Tudo já funciona no limite da eficiência utilizando a atual tecnologia disponível, que não é pouca. Acho que se alguém conseguir um pequeno "ganho de potência" mexendo em algum ponto, todo o restante do conjunto poderá ser prejudicado, seja em consumo, em poluição, em durabilidade, etc.
A engenharia da Tenere 250 é muito boa. O conjunto é muito bom, muito equilibrado. É um projeto de sucesso. As eventuais falhas vêm sendo corrigidas nos últimos anos, mas acho que nenhuma delas diz respeito à engenharia do motor. Ele é eficiente e, para um propulsor de 250cc, monocilíndrico, durável, relativamente pequeno, será difícil alguém arrancar mais um pouco de potência do que ele já produz estando bem regulado e usando combustível confiável.
Não acredito na troca de escapamento, na retirada do filtro de ar, no remapeamento da injeção. Essas coisas prejudicam o motor ou o meio ambiente (ou ambos). Nem na troca de relação eu acredito.
Para a moto andar bem, basta trocar a vela original por uma de iridium (depois de cansada a original), manter as válvulas reguladas, usar um lubrificante de qualidade, trocado no tempo certo, manter os pneus calibrados, a relação bem lubrificada. Mais do que isso, é naftalina no tanque...

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por claudio ciarlini » 23 Jun 2014, 19:12

Depois de muito pesquisar e trocar informações por aki cheguei a conclusão que o que "daria" algum resultado seria o "fuel controller da servitec" mas acho R$600,00 muita grana para pouco rendimento então é melhor começar a juntar uns trocadinhos e daqui a alguns anos trocar a motoca.
valeu pela ajuda de todos e na dúvida acelera, dá girooooooo...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Fmm4100 » 23 Jun 2014, 19:31

A resposta padrão seria "troca de moto", mas deixei a coisa rolar pra ver.

Eu to seguindo esse raciocínio e preparando um up, ainda mais depois de atravessar a 040 consumindo igual uma 660.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Kakko » 24 Jun 2014, 09:21

Sim e não ....trocar é fácil, o difícil é o desafio de "envenenar"...acho que esse é o barato que a galera

tenta...ou seja pegar um "fuca veinho" e botar ele pra andar com um 4100... :risadinha:

:mrgreen: :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Fmm4100 » 24 Jun 2014, 09:42

Envenenar?

Esquecendo os custos, jé pensei em trocar o motor pelo da 600 com IE (cortando o quadro) e trocar as bengalas pelas da 660Z com o disco duplo.

Melhor partir para a 660Z.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Kakko » 24 Jun 2014, 10:49

é...envenenar, sem "cabritar"...não curto esse lance de colocar partes de outras motos...acho que nem pode fazer isso...trocar o motor...atualmente o controle de documentos de um veículo está muito rigoroso.. :offtopic: .um amigo tem um Tenere 91...está com ele há anos..daí ele foi vender ( transferir) e descobriu que o motor dela não é o original...foi colocado outro de uma moto roubada há muito tempo...enfim...é isso.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Rammster » 24 Jun 2014, 10:56

Cabrito é quando é feito de forma ilícita, esquentar um veículo roubado com o doc de um batido é um exemplo

trocar motor se for bem feito eu não vejo nenhum problema

se vocês acham que trocar um motor é cabritagem não quero nem imaginar se soubessem meus planos para a minha Té daqui a alguns anos
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Responder