Ganho de performance?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Stephan
Visitante
Visitante

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Stephan » 27 Abr 2014, 23:51

Boa noite pessoal.

Sou novo no forum e estava procurando algumas infos sobre performance e cai neste tópico.

Gostaria de se possível me dessem a opinião de vocês.

Tenho minha Teneré já fazem quase 2 anos e meio com 28.000 km.
Uso ela no dia a dia, mas as vezes consigo dar umas escapadas e faço umas viagens curtas (até no max 500 Km), pois acho que mais que isso pra minha altura (1,87), a moto já começa a ficar desconfortável.
A uns 6 meses atrás, tive que trocar o pneu traseiro e coloquei um 140, o que me deu uma estabilidade bem melhor, mas acabei perdendo um pouco de final e retomada.
A umas semanas atrás precisei trocar minha relação, pois a corrente já estava no limite de ajuste, e como tudo já estava meio gasto resolvi trocar tudo pra garantir (coloquei um kit da marca DUQUE, alguém já usou?).
Acabei indo em um mecânico antigo meu, comentei sobre a troca do pneu e as perdas. Ele me orientou a colocar o scanner na injeção e alterar a mesma, pra injetar mais gasolina o que melhoraria a tocada no geral.
Fiz esta alteração e não é que realmente a moto está com uma tocada muito melhor, mais forte nas retomadas e aparentemente com mais final (não consegui viajar ainda pra ter certeza).
Ele me disse que eu somente teria um consumo maior de combustível, o que notei, mas nada exagerado, e que isso não prejudicaria em nada a moto.

Gostaria de saber de vocês, o que acham e se alguém já fez isso?

PS: Vi ele colocando o scanner e alterando, me disse que se quiser é só voltar a mesma numeração que estava.
PS2: Nunca fiz alterações em minhas motos e carros, e meu intuito não é ter moto pra correr, só que como as vezes faço pequenas viagens é melhor estar com uma boa performance.

Desde já agradeço

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Fmm4100 » 28 Abr 2014, 06:24

Li no Highlanders que a galera tem feito a instalação do servitec, alem de trocar o comando, curva de escape e fazer o polimento dos dutos.
Como as motos estão ficando "velhas" e fora de garantia, as experiências vao surgindo.

O problema e que a galera chega pedindo a receita pronta, inves de ir no passo a passo como vc ta fazendo.

Outro ponto polêmico e a certificação do resultado, ja que nao temos dinamômetros a cada esquina.
Dai sobra o top speed como unico processo de avaliação.
O adm daqui não curte muito, ja que o intuito daqui é a troca de informações tecnicas. Esse tipo de tópico sempre gera uma competição insana de quem cospe mais longe.

Se quiser investir e testar mais, vai postando por ai. Acho que a moderação entenderá que se trata de melhoria no desempenho.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ganho de performance?

Mensagem por PauloPinheiro » 28 Abr 2014, 09:34

Fmm4100 escreveu:Li no Highlanders que a galera tem feito a instalação do servitec, alem de trocar o comando, curva de escape e fazer o polimento dos dutos.
Como as motos estão ficando "velhas" e fora de garantia, as experiências vao surgindo.

O problema e que a galera chega pedindo a receita pronta, inves de ir no passo a passo como vc ta fazendo.

Outro ponto polêmico e a certificação do resultado, ja que nao temos dinamômetros a cada esquina.
Dai sobra o top speed como unico processo de avaliação.
O adm daqui não curte muito, ja que o intuito daqui é a troca de informações tecnicas. Esse tipo de tópico sempre gera uma competição insana de quem cospe mais longe.

Se quiser investir e testar mais, vai postando por ai. Acho que a moderação entenderá que se trata de melhoria no desempenho.
Felipe....filha da mãe!!!... :o ..>>Resposta perfeita cara !!! :thumbup:
O passo a passo ...devagar...testanto o resultado, é a melhor receita...já que tudo se torna empírico mesmo...
Aguardo vc pro III Nacional...e se eu for ao Rio Antes te aviso...forte e fraterno abraço!!! :ohhhhh:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
dig@o
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 184
Registrado em: 23 Abr 2013, 11:23
Cidade onde mora: Florianópolis/SC
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Ganho de performance?

Mensagem por dig@o » 28 Abr 2014, 11:30

Tem dessa forma, mas a durabilidade deve ir pro saco.

https://www.youtube.com/watch?v=fi0AJBD0N2Y
Abração e na estrada!!!
___________
Digão

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ganho de performance?

Mensagem por ivojoseaug » 28 Abr 2014, 12:06

o que me chateia nos vídeos do polaco é que o dinamômetro dele não informa quantos hp estão sendo medidos...pausei, procurei, só mostra rotação e velocidade...e a medida de velocidade é dúbia, tem duas medidas na tela do dinamometro...

borlot
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Abr 2014, 00:33
Cidade onde mora: Vila Velha /ES

Re: Ganho de performance?

Mensagem por borlot » 28 Abr 2014, 14:41

olá, estou com a minha TE 250 há 2 dias. Andei apenas 30km até o momento. Já tenho alguma experiência anterior, já tive algumas motocicletas inclusive sou trilheiro, e tenho alguma particularidade em ambientes off. Confesso que pelo tipo da TE não tenho coragem de colocar para fazer o que minha CRF faz... mas já deu pra notar que no trânsito, para qual fim eu a adquiri, é extremamente confortável. Apenas achei que a relação das marchas é um pouco curta e a 5 deveria ter um overdrive.... Ou seja mais alongada.... vejo que sobe muito o giro em torno dos 90km/h. Estou postando aqui pois minha dúvida seria se alguém tem experiência em aumentar/diminuir a relação coroa/pinhão para este fim, ou seja deixar o giro mais baixo em velocidade de cruzeiro.... alguém que tenha experiência mecânica poderia responder se é possível ou se vai comprometer o desgaste do sistema. Obrigado e a gente se encontra por aí....

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Fmm4100 » 28 Abr 2014, 15:10

Seja bem vindo!

Tópico sobre transmissão tem vários, mas seguem aqui os melhores:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=1961" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=2118" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

borlot
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Abr 2014, 00:33
Cidade onde mora: Vila Velha /ES

Re: Ganho de performance?

Mensagem por borlot » 28 Abr 2014, 15:35

me desculpe por ter postado aqui.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

"SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por claudio ciarlini » 20 Jun 2014, 11:56

Luiz Alexandrino escreveu:Ola claudio ciarlini, Também sigo pesquisando alternativas pela net para achar algum jeito de fazer com que a TNR ganhe um pouco de performance. Ja tinha visto este tão de Suricato e o Fuel controller, mas ja que todos que instalaram nao conseguiram ter ganhos mais sim somente desregular a moto por falta de um dinamômetro para auxiliar deixei esta alternativa delado.
- Quero pedir a oportunidade de perguntar não somente a você mais a todos os companheiros do forum sobre uma duvida que me surgiu depois de algumas pesquisas.
No meu caso, sou super apaixonado pela minha TNR Laranja e pego muita estrada diariamente e principalmente viagens longas com mistos de subidas e descidas e sempre acho que estou forçando demais a Motoka para que ela continue mantendo uma boa velocidade.
Encontrei na net um pistão da Wiseco 74mm com pino 17, que o vendedor promete quando instalado taxar a moto em compressão 13:1 que acredito ira deixar a moto um pouco melhor na estrada. - Alguém conhece este pistão iria mesmo melhorar ou possibilitar a moto de não perder muito rendimento em retomadas e subidas?

Desculpe a invasão no tema dos outros.


Abraços
OLÁ...
COM CERTEZA VAI AUMENTAR A DISPOSIÇÃO DA MOTOKA E AINDA VAI PODER USAR GASOLINA PÓDIUM QUE VAI TER RESULTADO PELA TX. DE COMPRESSÃO. EU SÓ FARIA ISSO SE TIVESSE REALMENTE A NECESSIDADE DE RETIFICAR O MOTOR. AINDA CORRE O RISCO DE EXPLODIR A PARTE DE BAIXO(BIELA E ROLAMENTOS) DEVIDO AO AUMENTO DA TX DE COMPRESSÃO. JÁ PENSOU NO PINO EXÊNTRICO P/ O VIRABREQ? NEM SEI SE EXISTE P/ T250.
UM ABRAÇO...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

edguaruja
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Nov 2013, 16:08
Cidade onde mora: guaruja sp

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por edguaruja » 20 Jun 2014, 13:30

Luiz

Quando andei pesquisando sobre pistões, encontrei varias opções de diâmetros e taxas de compressão. Esses que são do diâmetro original e mais taxados, são pistões mais "cabeçudos", e o original é reto, por isso o aumento da taxa.

Verifique esse modelo específico que você citou se é dois ou três anéis, pois os que vi eram com dois anéis, bons para competição (menor atrito), mas não indicado para uso contínuo (ruas e estradas).

Estou usando um "namura" de 79,5mm adaptado para a tenere.
Instalei também o fuell controller da servitec, mas é muito chato de acertar a regulagem sem um dinamometro, pretendo instalar um escape mais solto,mas que não faça muito barulho, um pinhão um dente maior (que está em falta no mercado) para então ir para a estrada com calma e tempo para tentar uma regulagem mais acertada.

Por enquanto sinto a moto mais cheia, e mais rápida de saída, sem muita diferença na final e com mesmo consumo.

Me desculpem se misturei um pouco o assunto do tópico, mas no final estamos procurando uma melhora no rendimento !!!!!

Abraços
Edgard

Responder