Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
AndSK8
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 157
Registrado em: 07 Nov 2013, 15:29
Cidade onde mora: Mesquita / RJ

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por AndSK8 » 29 Nov 2013, 20:25

Fmm4100 escreveu:Troca o relé pelo modelo especifico para led

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-seta-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Fmm4100, muito obrigado!
Já encomendei: http://www.aliexpress.com/item/New-3-Pi ... 12317.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Depois é só descobrir onde é a localização do relé e trocar...
BMW G650 GS "2010" (2014 / ...)
Yamaha Ténéré 250 "Zero" (2013 / ...)
Suzuki Yes "Zero" (2007 / 2013)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 29 Nov 2013, 21:18

Fica embaixo do banco, ao lado da ECU.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Jotace » 29 Nov 2013, 21:55

Cheguei um pouco atrasado, pra opinar sobre retificadores, mas...

Todos devem conhecer o problema crônico dos RR das falcons. A melhor solução encontrada foi adaptar os RRs do Walter Chiaratto. Não cabe alongar nos detalhes técnicos, mas garanto que fica bem mais em conta, além da qualidade excepcional, conforme atestam inúmeros motociclistas.

Chiaratto Retificadores. Telefone Fixo: (016) 3446 -7657 Celular: (016) 9138-9138 - Claro Nextel: 120*95449

Qualquer orientação busquem Chiaratto Retificadores no google.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 30 Nov 2013, 14:44

Sim, sem dúvida, o Chiaratto é referência no assunto. Ele cobra R$ 150,00, tinha entrado em contato com ele.

Como achei um original 2012 pelo mesmo preço, fiquei por aqui mesmo.
ivojoseaug escreveu:Diego, estator trifásico é eletricidade básica, sem querer tirar onda....65v (AC imagino) da nem pra coçar com o choque(tá, mão seca...)...sem querer zoar...qualquer integrado de ponte retificadora com 30A da conta do recado. O regulador em estado sólido é algo mais manjado que andar pra frente. Dito isso, meu caro coléga, a unica coisa que justifica esse preço é a sede de lucro das montadoras e suas agregadas de componentes, china neles!

Ainda vou além, o sistema de energia da moto nem capacitores para previnir o ripple tem...eles usam tensão flutuante na saida do regulador estabilizado pela própria bateria...investem sim num bom GND, com técnicas estrela muito bem feita pelas montadoras, o que diminui imensamente os problemas no sistema elétrico.

Porque estou te dizendo tudo isso? Para estimular nosso velho papo furado, mas também porque uma ponte retificadora custa umas 50X menos do que 560 reais. kkkkkk.

Curte:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-800v-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

75 Amperes a 800v, ta bom pra vc???Quero ver essa dar pau, hahahahaha.Ainda falta o circuito regulador, mas aí basta pegar um monte de transistores de potência com tensão regulada por zener 14,1v, numa configuração SEMELHANTE a essa.

http://www.burgoseletronica.net/fonte_t ... zener.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Se precisar de mais corrente elétrica, basta aumentar o número de transistores na saída.


Para deixar vc dormindo com um pouco de raivinha, curte essa, meu rei!

http://www.aliexpress.com/item/Motorcyc ... 55945.html" onclick="window.open(this.href);return false;

pesquisa no aliexpress motorcycle rectifier e depois me fala se vale 560 reais...

Por fim, mas não menos importante, ele mesmo, o próprio:

http://www.aliexpress.com/item/New-Moto ... 57175.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Sim, você está correto, mas na prática a coisa não funciona assim. Eu não conheço um profissional decente que indique retificador/regulador chinês.

Vamos fazer o seguinte. Eu compro um retificador chinês desse ai trocamos no seu original, blz?

:urrruuu:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por ivojoseaug » 30 Nov 2013, 16:56

Diegão, vc não conhece ninguém que indique componentes chineses? Via de regra o retificador original é chines...mas vc não conhece porque os eletricistas de motos não são capacitados para avaliar componentes, nunca estudaram os livros do malvino, milmann e outros. Vou fazer o seguinte, vou comprar dois retificadores, um eu vou colocar na bancada e ir aumentando a tensão e a corrente, simulando a dissipação térmica do ar a 60km/h com carga resistiva. Vou descobrir o limite operacional do componente, independente do que tiver escrito nele. Se for suficiente para instalar na moto com segurança, terei o outro para fazê-lo. :thumbup:

Velho, a unica coisa que poderia pegar nesses retificadores é o seguinte...existe na china uma indústria imensa de semicondutores falsos. Eles usam invólucros iguais, mas o material semicondutor interno não respeita as especificações de dissipação de potência, é como se fosse um transistor pequeno no invólucro de um grande. Aí funciona no início, ou nem isso, dependendo da aplicação. Mas se a aplicação for de baixa corrente, pequenos sinais, as vezes o cara nem percebe que usou um falso.

Dito isso, vamos supor que eu compre um retificador para yamaha como esses do ALI e venha um falso, realmente, pode ser que de zica. O teste de bancada vai mostrar se o chines ta nos zoando.

Agora, também rola dos fabricantes chineses fazerem os componentes sem marca, que são parecidos e até os mesmos, em alguns casos , até porque as indústrias fabricam para as montadoras através de especificações e por encomenda. Aí o cara faz mais alguns milhares de peças sem marca, vende em algumas praças definidas, por um preço mais baixo.

Agora, o seu, que era original, durou 20.000. ou seja, o componente ou tava funcionando no talo, no limite operacional, ou vc deu uma imensa falta de sorte. na eletronica, superdimensionar é sempre uma opção, se o custo permitir. Se meu retificador queimar, botarei o da R1! hahahahah....comprado na china....deve ser o da tenere no invólucro igual o da R1, hahahahahaha

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 30 Nov 2013, 18:02

Foi azar, até hoje desde 2010 não conheço um caso de retificador nessa moto.

Eu conheço pessoas extremamente capacitadas no assunto e com vivência de mais de 40 anos.
Vou fazer o seguinte, vou comprar dois retificadores, um eu vou colocar na bancada e ir aumentando a tensão e a corrente, simulando a dissipação térmica do ar a 60km/h com carga resistiva. Vou descobrir o limite operacional do componente, independente do que tiver escrito nele. Se for suficiente para instalar na moto com segurança, terei o outro para fazê-lo.
Isso não atesta a qualidade do produto, no máximo atesta funcionalidade momentânea.

A qualidade dos componentes eletro-eletrônicos se diferem brutalmente quando se trata da qualidade, tanto do aspecto físico-químico quanto do operacional, agora, se a Yamaha cobra os olhos da cara ai é outro departamento.

Não estou dizendo que um retificador/regulador chinês não possa prestar, estou dizendo que é loteria.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ZEUSBULL
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 14 Nov 2012, 23:31
Cidade onde mora: Serra/ES

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por ZEUSBULL » 18 Jul 2014, 13:16

diegonunes escreveu:Isso. Fazer 2010 em diante compartilha do mesmo sistema de carga da TNR. A Lander não, muda até o estator.
Desculpem ressuscitar o tópico, mas se eu colocar o retificador da fazer antiga ou lander na tenere, o que pode ocorrer?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 22 Jul 2014, 20:06

Não funciona, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ZEUSBULL
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 14 Nov 2012, 23:31
Cidade onde mora: Serra/ES

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por ZEUSBULL » 29 Jul 2014, 10:01

diegonunes escreveu:Não funciona, rs.
Valeu brother!
A Lander, assim como a Fazer antes de 2011, são preparadas para um gerador que gera 45Vca, já a tenere e as Fazers de 2011 em diante, são diferentes pois são preparados para um gerador que gera 65Vca.

Resolvi meu problema comprando peças de uma Fazer 2014 que deu PT atrás de um caminhão.

Valeu galera

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Kakko » 19 Ago 2014, 14:35

galera...fica a dica aí para quem interessar.

partida fraca...?? não está carregando a bateria direito ??
Eu até achei que era a bateria pois já está com 3 anos e oito meses de idade....mas fui verificar e constatei oxidação e parafuso do terminal mal apertado.

Uma boa lixada..limpeza e aperto....já era. :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder