Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Cromado
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 31 Out 2013, 19:16
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Cromado » 13 Nov 2013, 17:13

Pois é Vitor Barreto, o da Falcon tem que adaptar...o da Cmotos embora tenha solda, é plug and play. Pra adaptar um de falcon e economizar comprando paralelo....na moral, acho que não vale nd a pena. Não estou ganhando nd pela loja, mas todos os highlanders que colocaram não se queixam, pelo contrário só elogios :joinha: Pode colocar um novo Yamaha, dará problema, é coisa crônica, usado da falcon......novo da falcon paralelo........a escolha é sua.
Imagem

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Vitor Barreto » 13 Nov 2013, 17:39

Cromado,

Fala mais do teu... A quanto tempo usa? E as tais 28 regulagens, funcionam mesmo?

Melhorou a estabilidade da moto com peso (garupa e baús por ex.)?

Esse da Falcon só rolaria se conseguisse um pronto e montado. Aqui é muito ruim para estes tipos de serviços.

Estou otimista com esse da Cmotos, por conseguir trocar o gás depois, vc já fez essa troca?
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Rogeriogest » 23 Nov 2013, 16:59

Vitor Barreto escreveu:Cromado,
Fala mais do teu... A quanto tempo usa? E as tais 28 regulagens, funcionam mesmo?
Melhorou a estabilidade da moto com peso (garupa e baús por ex.)?
Esse da Falcon só rolaria se conseguisse um pronto e montado. Aqui é muito ruim para estes tipos de serviços.
Estou otimista com esse da Cmotos, por conseguir trocar o gás depois, vc já fez essa troca?
Vitor, e aí?
trocou o amrotecedor?

Abrazz
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
marsarioli
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 05 Out 2013, 20:03
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por marsarioli » 24 Nov 2013, 22:39

Cara eu não entendo... nunca troquei amortecedor de moto e olha que já tive diversas e rodei um bom tanto... se a tezinha está precisando trocar algo muito sério está acontecendo...

penso que se nada aconteceu é porque o original não presta (?) e aí é melhor um paralelo ou adaptado ( rodei mais de 100.000km com a Falcon (2 vezes)) Agora, se algo motivou o dano e você está convencido que o amortecedor é bom então, meu amigo, parta para o original ... é comprar e andar... sem gambiarras....
Maurício
Tenerezinha 2017

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 25 Nov 2013, 09:47

Mauricio, seguinte, a razão pra trocar o amortecedor por de outra moto é pelo preço, mas acho q o original não é ruim não... Pelo menos a maioria parece não reclamar, são algumas exceções.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ghamauricio » 25 Nov 2013, 09:50

marsarioli, todo veículo tem que trocar os amortecedores depois de algum tempo. O óleo que tem dentro deles se degrada e passa a se comportar de maneira diferente, e o problema mais comum é que quando você passa numa lombada por exemplo, o veículo sai "quicando", balançando pra cima e pra baixo. Isto é o comportamento errado de um amortecedor - se o veículo fizer isso, ou o óleo está muito ruim, ou está estourado e só a mola está trabalhando.

O correto é passar e ele absorver a irregularidade e "devolver a energia", ou seja: a roda sobe e desce, e o veículo continua indo reto. Não é ficar balançando depois.

O Claudio da CMotos disse que o amortecedor traseiro da Lander dura 25~30 mil km, o que é MUITO RUIM! O da Ténéré, seugndo ele, costuma durar uns 50 mil, o que já é melhor. Acho até aceitável 50 mil...

O que ajuda é andar com ele mais apertado, mais durinho. Ele dura mais e dá mais estabilidade nas curvas de alta velocidade.

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Vitor Barreto » 25 Nov 2013, 12:29

marsarioli escreveu:Agora, se algo motivou o dano e você está convencido que o amortecedor é bom então, meu amigo, parta para o original ... é comprar e andar... sem gambiarras....
Para o original Yamaha ou Original Kayaba?

Pensando bem, não posso condenar o amortecedor original, pois rodei com ele perfeitamente até os 10.00kms. Peso/baús, garupa, estradas de terra. Felizão!!! Até o fatídico sábado (dia seguinte a revisão de 10k) que passei maior perrengue com a patroa com a sensação que a moto estava desmanchando.

Nada tira da minha kbç e os mexanicos ferraram meu amortecedor.

Não confio mais... Pelo valor do Original yamaha, prefiro o Kayaba.


Rogério,

Ainda não comprei. Esto esperando o papai noel...


Mauricio,

Eles me entregaram o amortecedor da revisão com a regulagem no máximo (mola mais comprimida= mais dura) e ficou "andável", porém sofro muito nas curvas em velocidade já que a traseira fica instável :cry:
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
Carlos Boni
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1936
Registrado em: 25 Fev 2013, 12:43
Cidade onde mora: Vargem Grande Plta/SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Carlos Boni » 25 Nov 2013, 15:13

Nunca troquei um amortecedor de moto, mas isso foi numa época em que as coisas eram feitas para durar :pdavida:
E pagar por um amortecedor na cc 10% do valor da moto já é demais, né?!
Pra mim, a Cmotos até que é perto.
Vou ver qto sai.
O da Dea já ta no osso a tempos e Ibitipoca decretor seu RIP.
Carlos Boni
São Paulo / SP
Honda CB500X 2022/2022
Tenere 250 Cinza 2015/2015
Tenere 250 Azul 2013/2014
Tenere 250 Azul 2012/2012
Agrale Dakar 30.0 1986 DC
Honda XL 250 1983 DC

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 25 Nov 2013, 16:27

Vale lembrar que, para quem está perto, a proposta da CMotos é interessante pela possibilidade de:
1 - Manutenção no óleo a cada 50.000 km. Não tem mais que trocar o amortecedor;
2 - Mudança, se desejar, dos discos de compressão e retorno, para outro perfil de condutor. Em outras palavras, tem como mudar a dinâmica do amortecedor para agradar o condutor, coisa que não existe no amortecedor padrão.

A minha patroa fez um up para uma lander usada que está com o amortecedor já baleado. Decidimos pelo kayaba com regulagem, mas a regulagem nele é só do bypass (vinte e tantos clicks; dá para regular na mão quando quiser deixando mais dura ou mole), que é um furinho que o óleo passa para amortecer pequenas oscilações. Para impactos maiores quem amortece são os discos de compressão e retorno (que depois de instalados não tem regulagem). Achei interessante que o cara da Cmotos se propôs a instalar discos de compressão e retorno que cedem com menos carga, correspondentes ao peso da minha esposa.

Veremos como fica. Recebo-o amanhã, o amortecedor, mas só terei tempo de instalá-lo no sábado.

Nota: A lojinha da Cmotos, enquanto pequena, parece competente para amortecedores. Vi mutas dezenas, senão centenas de tubos amortecedores de diversas medidas; estoque com diversos tipos de êmbolos, grande quantidade de discos, vários tamanhos de batentes em PU, vi o cilindro de nitrogênio, o dispositivo de desmontar mola... O cara tem tudo lá em peças e recursos. Se é bom, vou descobrir (e posto aqui). Mas que parece "o fodão" nessa área, isso parece!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 25 Nov 2013, 17:10

Vitor Barreto escreveu:... rodei com ele perfeitamente até os 10.00kms. Peso/baús, garupa, estradas de terra. Felizão!!! Até o fatídico sábado...
O Cláudio da Cmotos me mostrou um dos jeitos que o amortecedor original vai para o vinagre. Tem um embolo com oring separando o nitrogênio pressurizado do óleo. Esse volume com nitrogênio serve para:

1 - absorver o volume da haste do amortecedor quando o mesmo comprime. O volume do nitrogênio comprime na mesma medida, e é a razão de porque, mesmo sem mola, um amortecedor (saudável) sempre querer ficar com a haste toda para fora, como se tivesse uma mola interna.

2 - inibir formação de bolhas, que detonam a característica do amortecedor. Tem um vídeo aqui em que o cara pega um amortecedor transparente, do tipo da Te, e tira a pressão:
http://www.youtube.com/watch?v=MhN2Kk5ArzA" onclick="window.open(this.href);return false;

Se o oring falha, por uma porrada maior ou algum problema construtivo, e no evento parte do nitrogênio migra para o óleo, fica ruim igual, e isso pode ocorrer de repente.

Aliás, segundo o Cláudio, quando sentimos que a "mola cede", e apertamos a suspensão, não é a mola que cedeu. Segundo ele uma mola de 10 anos de idade é igual uma nova. O que acontece é que com o tempo o amortecedor perde pressão, e o efeito mola dele fica menor, aparentando que a mola de aço ficou mais fraca. Trata-se, segundo ele, que simplesmente seu amortecedor está envelhecendo.

Responder