Base do freio traseiro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
duca
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Dez 2012, 13:21
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Base do freio traseiro

Mensagem por duca » 22 Set 2013, 02:24

Olá pessoal, tudo certo?

Infelizmente eu me esqueci de tirar a trava de disco e, quando tentei sair, obviamente travou tudo e por sorte (e perna) não a derrubei. Como a minha ignorância não poderia sair sem custos, quebrou o suporte da pinça do freio traseiro. Há um maldito parafuso ali que foi forçado e arrancou parte da peça e agora o conjunto todo se movimenta quando eu freio.

No fórum xtzlander tem um cara comentando que quebrou a mesma peça num contexto diferente e a substituição sairia por ~R$980 na CC. Alguém conhece alguma peça alternativa ou de outra moto que sirva* ?

Achei um fórum gringo em que um cara colocou o calliper de uma 125cc na xtz750 dele e deu certo...

Ah, a minha té ainda está na garantia, mas duvido que consiga alguma coisa mesmo que a travada tenha sido muito boba pra ter quebrado a peça dessa maneira.

Desde já agradeço,
Eduardo

edição: referências

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por Fmm4100 » 22 Set 2013, 11:25

Imagem

Duca,

A pinça é fixada em um trilho que fica na balança. Chegou a quebrar a parte que encaixa nele?
Voce tambem comentou do parafuso. Se o parafuso quebrou, basta remover a sobra do antigo e por um novo.

Gostaria que postasse umas fotos do estrago para ajudarmos a diminuir o custo desse reparo.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

duca
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Dez 2012, 13:21
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por duca » 22 Set 2013, 12:55

Fmm4100 escreveu:Imagem

Duca,

A pinça é fixada em um trilho que fica na balança. Chegou a quebrar a parte que encaixa nele?
Voce tambem comentou do parafuso. Se o parafuso quebrou, basta remover a sobra do antigo e por um novo.

Gostaria que postasse umas fotos do estrago para ajudarmos a diminuir o custo desse reparo.
Olá Fmm4100,

Acho que eu especifiquei erroneamente, segundo a figura que forneceu, logo abaixo do Y tem uma borracha certo? Pois bem, o que quebrou fica exatamente no extremo oposto, aonde aquele parafuso protegido pela borracha rosqueia no suporte que está preso à balança. O parafuso parece intacto, só aonde ele rosqueia é que danificou.




Obrigado pela resposta tão rápida.
Editado pela última vez por duca em 22 Set 2013, 13:20, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por Fmm4100 » 22 Set 2013, 13:06

Leva essa peça em um torneiro. Talvez ainda exista algum recurso com preenchimento e solda.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

duca
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Dez 2012, 13:21
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por duca » 22 Set 2013, 13:12

Se eu eventualmente achasse a parte de cima seria reparável ainda?

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por Fmm4100 » 22 Set 2013, 13:52

Imagem

Imagem

Dei uma olhada na minha e vi que o material parece uma liga leve, semelhante a roda de carro. Como as rodas de carro são facilmente reparadas quando quebram (o correto é substituir), suponho que seja facil reparar essa peça.

O torneiro fará o preenchimento da região com solda e posteriormente executará novo furo e rosqueamento para encaixe do parafuso.
Não vejo problemas se não encontrar o pedaço faltante.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

duca
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Dez 2012, 13:21
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por duca » 22 Set 2013, 17:19

Obrigado Felipe,
Fui hoje com a minha namorada procurar e ela acabou achando a peça que saiu. Só que parece muito frágil, é bem leve. Fico feliz em saber que existe solda pra ela porque, pelo material, parece que não teria chance.

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por Wladimir Souza » 22 Set 2013, 17:44

Não vende somente a peça nas lojas???
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por Fmm4100 » 22 Set 2013, 18:31

Duca,

A solda tem que ser mediante consulta. Não tenho certeza se pega, pois achei o material parecido com de roda.
Seria interessante passar nessas casas de soldas especiais.

Por prudencia, da uma olhada no preço de uma nova antes.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

duca
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Dez 2012, 13:21
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Base do freio traseiro

Mensagem por duca » 23 Set 2013, 00:21

Wladimir Souza escreveu:Não vende somente a peça nas lojas???
@Wladimir: Não tive a oportunidade de verificar ainda, mas segundo a referência do fórum xtzlander, só vende o conjunto completo a ~R$980. Todavia o final de semana terminou, então devo fazer uma corrida pra ver como resolver esse problema, começando pela cc local.

Entendo que eles devam ter essas peças avulsas, porque certamente deve acontecer de quebrar algo com apertos exagerados. Vou ver o que consigo e vou atualizando o tópico.

@Fmm4100: o material parece poroso, saca. Um camarada respondeu no tópico citado que a TIG pegaria bem.

Obrigado pelas dicas, pessoal.

Responder