Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Angelo » 29 Jun 2016, 20:31

A minha cheira queimado... :lol: :lol:

:shock:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 887
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Arraes » 01 Jul 2016, 09:36

Que miolo frágil! De qualquer forma grato por compartilhar. Vamos ficar espertos e expertos.

Lucascrds
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 10 Dez 2015, 22:38
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Lucascrds » 01 Jul 2016, 13:08

Arraes escreveu:Que miolo frágil! De qualquer forma grato por compartilhar. Vamos ficar espertos e expertos.
Isso aí, retira todas as chaves do molho de chave da moto pra evitar problemas futuros hehe.
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002

Lucascrds
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 162
Registrado em: 10 Dez 2015, 22:38
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Lucascrds » 04 Jul 2016, 16:25

Fiz esse "arranjo técnico" para não acontecer mais o problema de estragar o miolo da chave com a vibração do molho de chave pesado. Agora vou amarrar uma cordinha da chave pro molho de chave kkkk

//uploads.tapatalk-cdn.com/2016070 ... c59c6d.jpg

//uploads.tapatalk-cdn.com/2016070 ... 04f6fc.jpg

Estéticamente falando ficcou feio, mas, eu sou do tipo prático kkk'.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Tenere 250 marrom 2016
Honda CB300 2009
Honda Bros 125 2002

Daniel da Barra
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Ago 2016, 08:45
Cidade onde mora: Florianopolis

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Daniel da Barra » 17 Ago 2016, 09:00

Tenho uma Tenere 250/2016 e há uns 3 meses ela me cortou a ignição no meio da rua, ainda bem q consegui ir para o acostamento sem problemas. Depois no semáforo de novo, morreu do nada. Ligava e desligava umas 3 ou 4 vezes e ela voltava a funcionar. Pensei ser o alarme e desativei. Não me cortou mais em funcionamento, mas algumas vezes pra ligar a moto eu passava trabalho, sempre apagava tudo como se tivesse cortado a bateria.
Na revisão dos 5 mil pedi para q fosse verificado o alarme. Foi diagnosticado problemas no miolo da ignição. A Moto está a 15 dias na concessionária esperando a peça......
Acho q a peça é comprada no Ali Express para demorar tanto tempo pra chegar....rsrs

Igor M
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 18 Out 2014, 16:23
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Igor M » 13 Set 2016, 02:02

Bom galera ... Vou tentar ser breve.

Minha té250 comecou falhar as vezes, em momentos variados, giro baixo, alto, motor frio, quente, na cidade ou rodovia... A injeção corta por 1, 2 segundos, enquanto isso a luz amarela do painel fica acesa, após esse breve apagão, a moto volta ao normal ...

Imaginei várias suposições do que poderia ser, sensor de descanso lateral, sensor de inclinação, bico sujo, falei com amigos mecanicos e nada de achar o possível defeito, já que não tinha tempo pra parar a moto.

Nas férias, deixei a moto numa " autorizada " da concessionária, pra que passassem o scanner e supostamente descobrissem o defeito. Me informaram que o defeito talvez seria no miolo, pois a chave estava saindo do contato ( a moto foi pra lá sem esse defeito ), e como não me deram certeza se esse era o defeito, não deixei que trocassem nada.

Conversando com um chaveiro automotivo, ele me disse que o problema da chave sair não afeta em nada, que pode até tirar a chave depois que liga, e isso não vai afetar nada do veículo.

Depois dessa informação do chaveiro, comecei a pensar que " A falha apresentada na moto é só na injeção, e luz amarela acende" ... Se fosse relacionado a chave desligando o contato da ignição, cortaria farol, luz painel, energia geral da moto.

Voltei nos sensores de desligamento do motor, desmontei o descanso lateral, abri o interruptor do descanso, limpei os cobres que fecham contato, e cá estou sem as falhas.

cabe lembrar a velha dica, pouca água na moto, não usar vap muito próximo a sensores, fiação, etc ...

Acabou ficando extenso, fugiu um pouco do assunto do tópico, mas talvez sirva para outros colegas.
Xtz 250 Tenere - 2011

- Igor -

Rafael11
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 07 Mai 2015, 10:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Rafael11 » 14 Set 2016, 20:49

A minha esta com o mesmo problema, já vi que quando da esse problema e insisto, acende a luz de falha da injeção. Uma longa e nove curtas. Ao levar na concessionaria o mecânico me mostrou que era problema no miolo. Reproduziu a falha, depois eu mesmo pude constatar. Ligo a moto a chave parece meio solta, dependendo do jeito que ela fica, ao ficar mexendo nela simplesmente a ignição para de funcionar. Tudo ligado, farol, da partida, mas o motor não funciona. Como já peguei a manha, já não falha mais. Mas vou me programar para trocar tudo. Mas será que pode ser o problema em outro lugar.

henribet
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2016, 21:35
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por henribet » 10 Jan 2017, 23:39

Boa noite pessoal,
possuo uma ténéré 250, 2016/2017, faz 1 mês que estou com ela.
Acabou de fazer a revisão dos 1.000 km.
Hoje fui tirar ela da garagem e a chave não entrou.
Na verdade ela entra aproximados 1 cm e parece ter uma barreira de metal que não deixa ela seguir até o final.
Li os relatos aqui, e como eu tenho wd40, fui lá e dei umas xiringadas.
O problema persisti.
mesmo com a chave reserva o problema continua.
Meio frustrante, a minha cc é em Criciúma, cerca de 80 km....
Só para constar, lavei ela no sábado, usei todos os dias até ela vir apresentar hoje o problema.
Fica mais para relato e troca de experiências mesmo.
Amanha estarei contatando a cc pra ver o que vai rolar.

cruztener
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2017, 09:40
Cidade onde mora: DF/UF

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por cruztener » 26 Jan 2017, 10:04

Olá a todos, ATENÇÃO sobre GRAFITES:


Tenho visto muita gente falar de colocar grafites ou compostos dele no miolo de ignição.
Alerto que GRAFITE é condutor de eletricidade. Como exemplo disto existem as escovas de motores
elétricos que são compostos por grafite ou similares para dar condutividade contínua no enrolamento dos motores.

Quando se colocar grafite apenas em fechadura mecânica (Ex.portas de casa , porta de carro) o efeito do grafite de amaciar o mecanismo
estará correto o uso.

Quando se coloca grafite em chaves que tem função de fechar contatos elétricos (Ex. ignições de moto, carro etc.)
mesmo com a intenção simples de amaciar o mecanismo do cilindro , este grafite poderá decer até os contatos e colocar
em curto circuito a lógica de interrupção e ligamento das vias nescessárias podento ate queimar o módulo de injeção eletrônica ou outra coisa.

lequirino
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jan 2017, 09:31
Cidade onde mora: Uberlândia MG

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por lequirino » 30 Jan 2017, 13:36

Gente Grafite é ótima para fechaduras e chaves, mas é condutora de energia elétrica, por isso em chave de contato da moto nunca use grafite, prefira um WD-40 ou similar anti-ferrugem em pouca quantidade. Abraços.

Responder