Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por barraforte » 16 Jul 2012, 23:31

Bem ai caímos no mesmo assunto dos exageros com relação a graxa branca na lubrificação da corrente pinhão e coroa.

Se você aplicar óleo ou graxa em demasia, com toda certeza vai dar problema.
Agora, se você aplicar o WD-40 na chave, colocar e tirar algumas vezes, e limpar a chave, não vai prejudicar em nada. Só vai contribuir com os contatos internos.

Se você andar na terra, terá problemas na ignição com ou sem graxa. A areia/poeira vai entrar de qualquer forma e vai cumprir seu papel de abrasivo.

Segue abaixo o Tutorial que o colega Evandro postou no Fazer On-line.
Aqui a página original
Evandro escreveu:Olá Galera,

Venho aqui relatar um problema que ocorreu comigo e gostaria de compartilhar com todos.(É apenas um resumo, pois isto me tomou quase 4 dias de testes)

Possuo uma Yamaha Fazer 250 2007/08, e semana passada estava viajando com ela quando ela deu umas falhadas, como se cortasse a ignição e novamente a ligasse, fez isto por umas 4 vezes, até que parou completamente. A injeção não acusava nenhum erro. Porem quando se dava a partida a mesma não ligava, somente piscava a luz de advertência rapidamente, porem não dava nenhum código, só piscava rapidamente.

Ao se virar a chave na ignição a bomba pressurizava normalmente, o painel funcionava perfeitamente, porem ao pressionar o botão de ignição o motor girava porem a moto não ligava. Tentei por diversas vezes dar partida porem sem sucesso, e como já estava ficando tarde, deixei a moto na residencia de um senhor, e peguei um ônibus e voltei pra casa. Voltei no outro dia munido de todas as ferramentas possíveis, junto ao diagrama elétrico. Comecei checando a voltagem da bateria, os fusíveis, em seguida os interruptores do pezinho e neutro, Tudo Ok. O interruptor de partida eu descartei, pois a bomba estava ligando, coisa que ela não faz quando esta em Off. Como nada foi achado, fui para os sensores, testei todos: sensor de temperatura, sensor de inclinação, sensor hibrido, sensor da posição do virabrequim, sensor de velocidade, bobina de ignição, cachimbo de vela, vela, injetor, bomba de combustível (Testei eletricamente e mecanicamente, a pressão estava Ok). A chave de ignição não testei, pois quando ligava ela ligava o painel e bomba normalmente.

Fazendo tudo isto e tudo estando Ok, pensei ser algum fio quebrado, assim sendo comecei a testar a continuidade dos fios, um por um, todos Ok!! Já de saco cheio fui dormir.

No dia seguinte, tentei novamente dar a partida e a mesma pegou, pensei que filha da p@#$!! Ai dei uma acelerada e a mesma apagou, tentei novamente, e nada, nenhum erro, nada!!! De tanta raiva comecei a ligar e desligar a chave, até q notei q a chave estava com um pouco de jogo, ao olhar ao lado eis a surpresa. Eureca!!!
Imagem
Imagem
Os parafusos que prendem o mecanismo de ignição estavam soltos, porem tem um detalhe eles são lisos. Liguei na CC para saber o preço e quase cai de costas e resolvi eu mesmo arrumar a ignição.

O mais interessante deste fato é que embora haja uma interrupção na alimentação, a interrupção não é total, ele alimenta o painel, a injeção, e a ignição não.

Defeito descoberto segue agora as fotos de como fiz para arrumar a chave de ignição.

Primeiramente temos de retirar os parafusos que o fixa na mesa, porem o mesmo não possui cabeça, e temos de ¨come-lo¨ na broca, como vocês podem ver na foto seguinte.
Imagem
Usei uma punção para marcar onde seria o furo e a broca não escorregar quando iniciasse o furo.
Imagem
Detalhe da Punção feita.
Imagem
Vamos a furação. Comece com uma broca fina e em seguida aumente por uma broca maior.
Imagem
Detalhe primeiro furo broca pequena.
Imagem
Em seguida vamos passar a broca maior. Cuidado para não atingir a peça.
Imagem
Ir furando aos pouco e ir verificando quando a cabeça estiver totalmente furada.
Imagem
Imagem
Faça com os dois lados. Feito isto, retire-a.
Imagem
Retire os dois parafusos usando uma chave de cano ou um alicate de pressão.
Imagem
Imagem
Na parte superior terá mais 2 parafusos para retirar, retire do mesmo modo que fizemos.
Imagem
Imagem
Retire a capa, e você terá acesso aos parafusos que queremos apertar, esses são do tipo philips.
Imagem
Já aproveitei e fiz uma limpeza completa, tirando a graxa velha e colocando uma nova.
Imagem
Imagem
Imagem
Atenção nesta parte!!! NÃO RETIRE A CHAVE, pois se o fizer, ira cair as placas do segredo. Faça a limpeza com a chave no contato!!!!
Imagem
Em seguida faça a remontagem refazendo os passos no sentido inverso deste tutorial.

Não se esqueça de usar TRAVA ROSCA para fixar bem os parafusos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eu utilizei parafusos sextavados para fixar novamente a chave de ignição na mesa, e tipo philips para fixar a capa.

Espero que este tutorial seja útil.


Abraços,
Evandro
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Kakko » 17 Jul 2012, 13:02

Muito bom....o que acontece por vezes..e já aconteceu em uma ténéré que tive foi: fio quebrado e contato interno gasto.

Ou seja...substituição da chave/miolo de partida.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por ghamauricio » 17 Jul 2012, 18:50

Bom, quem me disse isso foi um chaveiro.
Eu acho que não custa acatar, já que grafite é um excelente lubrificante, pena que sai tão fácil se exposto às intempéries.

Abraço!

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Jonathan » 18 Jul 2012, 08:10

Já usei White Lub na minha muitas vezes e a melhora é grande, só que fica bom por uns dois dias e suja todo o seu bolso, pq akela meleca sai na chave.

Atualmente uso grafite em pó. Eu sempre tinha receio de usar e só colocava um pouquinho na chave, mas fui no CC e o mecânico me disse q tem q colocar muito mesmo, e direto no miolo.

Inclusive, peguei a 660 agora e a ignição tava dura, então meti grafite com força e ficou lisinha lisinha, parece q tem manteiga. kkkk

Abraços.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Phbiana
Novato+
Novato+
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Ago 2013, 02:34
Cidade onde mora: Volta Redonda/Rj

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Phbiana » 09 Ago 2013, 14:39

Tive o mesmo problema com minha apache 150.
Nao esta na garantia e tenho certeza que se tivesse ia ouvir o comum "é normal", sim a dafra aprendeu com a yamaha e lá tudo "é normal". :pdavida:
Levei no meu mecanico de confiança e ele aplicou wd40 onde se introduz a chave, a moto devia estar com uns 6k rodados...Nunca mais tive esse problema. :ohhhhh:
Tenere 2011 \o/
Apache rts 150
"Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas!"

JeanMrX
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 24 Out 2011, 00:26
Cidade onde mora: Guarujá/SP

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por JeanMrX » 12 Ago 2013, 15:03

Eu jogo WD, enfio a chave e tiro... Ai ela vai ta toda melecada, limpo a chave e coloco novamente e vou fazendo isso até a chave sair do miolo limpinha só com o WD... (Fico meio estranho isso husauhsahusahuas)

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Diel96 » 24 Out 2013, 12:14

sempre que lavo a moto lubrifico a ignição com WD, porém da ultima vez não tinha WD e não fiz o que é de costume, dái dias depois a ignição travou, quase não consegui ligar a moto, cheguei em casa e taquei querosene a vontade, fui metendo a chave e tentando destravar, depois tome óleo lubrificante a vontade, aí começou a melhorar, depois ficou uma manteguinha, bem molim molim, conclusão: toda vez que lavar a moto ou pegar chuva, lubrifique com WD, mete a manguerinha dentro da ignição e jateia, evita esse sufoco!

Avatar do usuário
tião ponha
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 245
Registrado em: 27 Set 2013, 21:02
Cidade onde mora: São Lourenço/MG
Localização: Sãol lourenço

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por tião ponha » 27 Out 2013, 14:55

Uma dica eu sempre uso um tampão para proteger a chave e a ignição juntos tive varias motos nunca tive aborrecimentos na Tenere foi adaptado um tampão em PVC viajo sempre com ele .. não molha nunca.....
ImagemTIÃO PONHÁ
sdcmg1@hotmail.com
Tenere 250 cc 2011 Preta
Por qualquer caminho para encontrar os amigos.

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Diel96 » 28 Out 2013, 08:33

manda foto aí!

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Ténéré 250 - Sobre o miolo da ignição

Mensagem por Fabio_joinville » 30 Out 2013, 07:22

Compre um bom desengripante em spray, use aqueles canudinhos que vem junto e ê uma bela burrifada dentro do miolo, depois passe chave também e tire e coloque a chave uma 3 vezes, tranque, destranque, liga e desliga depois da uma burrifada novamente, vai estar novo.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Responder