Correntes O, V, X e T-Ring (Informações)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
lamenzani
Visitante
Visitante

Correntes O, V, X e T-Ring (Informações)

Mensagem por lamenzani » 18 Set 2013, 10:02

Olá pessoal. Está chegando a hora de trocar a relação da Terezoca, aqui. Como a Terezoca é minha primeira moto, eu não manjo muito ainda. Comecei a pesquisar sobre as correntes, relação, etc. Daí decidi escrever esse tópico para, caso alguém ter dúvida também.

Existem alguns tipos de corrente, Normal, O-Ring, V-Ring, X-Ring e T-Ring. Ao menos esses, foram os tipos que encontrei. Quando via esses tal-Ring, ficava na dúvida sobre o que seria, e pq existia brutal diferença dos preços.

As correntes são formadas por elos. Com o uso, o atrito formado pelo contato dos elos entre sí, desgasta o material. Qual a solução pra diminuir esse atrito? Óleo! Lubrificar a corrente. Porém, com o uso, o óleo sai da corrente, e então esse processo de lubrificação deve ser constante.

Daí os frabricantes de correntes começaram a pensar em como manter o óleo entre os elos por mais tempo. A solução que encontram foi colocar algum material entre os elos que segurasse o óleo alí por mais tempo. Daí vem os rings, que como a própria tradução ao pé da letra diz, são anéis. Esses anéis de borracha que ficam entre os elos. Eles tem o papel de segurar o óleo por mais tempo por entre os elos.

As variações O, X, V e T, são especificamente o formato do anel. Os O-Rings são os mais comuns e mais baratos. Correntes O-Rings com a devida manutenção(lubrificação) duram cerca de 10x mais que correntes sem os aneis. As correntes X-rings duram cerca de 1,5x mais que as O-rings, e são muito usadas em competições. Sobre as V e T, não consegui encontrar material sobre.

De acordo com as pesquisas que fiz, cheguei a conclusão de que o uso das correntes com os anéis trazem beneficios tais quais, a diminuição do barulho de corrente estralando e a durabilidade maior.

Bom, eu estava na dúvida, e agora tenho certeza que vou comprar a O-Ring. 3x o preço, porém 10x durabilidade. Não encontrei correntes X, V e T para comprar.

Me corrijam, caso eu tenha falado besteira. Complementem caso achem necessário.


Abraços

Avatar do usuário
bumerx
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 19 Jun 2013, 09:37
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Correntes O, V, X e T-Ring (Informações)

Mensagem por bumerx » 18 Set 2013, 10:46

Keep'em Flying!
Imagem

Responder