PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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sammyrpinho
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PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por sammyrpinho » 17 Ago 2013, 22:29

Bom, resumindo é isso.
Acontece que peguei a té usada, provavelmente o antigo dono ja deve ter feito a mesma ignorância e tido mais sorte. O parafuso deu aperto e fui dar mais uma apertadinha (sim, apertadinha mesmos senhores) qdo a cabeça do parafuso veio na minha mão. Na hora me bateu um desespero do cacete, mas dps que eu vi que não vazou óleo fiquei tranquilo, tendo tempo até a próxima troca pra pensar num lugar alternativo para fazer a sangria, até prq, deve ser o olho do rabo tirar esse pedaço de parafuso dali :/

alguém sugere algo?
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por sammyrpinho » 17 Ago 2013, 22:31

parando pra pensar se isso só aconteceu comigo o_O
utilizei as buscas antes de criar o tópico e não achei nada parecido :~
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por acfborges » 17 Ago 2013, 22:51

sammyrpinho,

Eu não sei de que material é o parafuso, se aço/ferro ou alumínio.

Bom, se for passível de solda (aço/ferro), basta um ponto de solda em um outro parafuso ou mesmo uma pequena haste que permita você remover o "resto" do parafuso, girando, sem muito trauma. Já fiz isso quando "espanei"(sei lá se escreve assim) a cabeça de um parafuso por usar a chave errada :mrgreen:

Se for alumínio, eu tentaria uma furadeira reversível, no sentido de soltar. Mas não sei se rola...

:joinha:

ivojoseaug
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por ivojoseaug » 17 Ago 2013, 23:01

tem várias maneiras de tirar, não se desespere ainda.

- Peça para alguém soldar um pedaço de metal no parafuso que permita agarrar ele com um alicate e retirar. ou,

- Faça uma fenda no que restou com uma microretífica e retire com uma chave de fenda.

- Faça um pequeno furo no parafuso com uma broca e gire o parafuso com outra broca um pouco maior, ou com algum bit "martelado" no furo feito no parafuso.

A pior situação não e estourar a cabeça do parafuso, é espanar a rosca do buraco do óleo, aí vai ter que refazer a rosca, um pouco mais complexo.

Um coléga que roda com o pessoal aqui em Brasília teve sua moto danificada pela cc, durante a troca de óleo. No meio de uma trilha o parafuso espanado caiu e o óleo vazou inteiro, fundiu o motor , maior trampo e prejuízo.

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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por sammyrpinho » 18 Ago 2013, 19:31

Pior que ainda não tive uma visão completa da situação. Quando o parafuso quebrou fiquei tão puto que qualquer coisa que fizesse não iria dar certo. Vou dar uma olhada com mais calma amanha. Assim que conseguir parar pra mexer nisso tiro fotos vou testando as opções que foram dadas aqui, espero ajudar futuros imprevistos como o meu. Como vou no encontro de motos em Búzios na semana que vem (falando nisso, alguém mais vai??) dificilmente vou ver isso agora, o cagaço de dar merda é grande hahah

mas agradeço as opções e as outras ainda são benvindas!
vlw pessoal!
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por diegonunes » 18 Ago 2013, 20:53

Bronca safada, o cuidado é só pra não danificar a rosca do cárter, pra não ter dois trabalhos.

Se não tem as ferramentas necessárias e conhecimento prático, leve num torneiro, ele tira em minutos, bem baratinho.

Já leva um bujão novo com arruela nova.

E lembre-se. Esse parafuso não precisa receber um aperto estupendo, a arruela garante a vedação perfeita com um pequeno aperto.

Nunca use chave de boca, escolha sempre as sextavadas e no máximo as estriadas.
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por ivnn » 18 Ago 2013, 21:13

Se a cabeça do sextavado quebrou, o resto do parafuso ficou "no nível" da sup. externa do carter, ou mais para dentro. Não ficou um toco para fora, para fazer fenda com micro-retífica ou soldar qquer coisa.

Fazer um furo passante é perrengue. Cairá um monte de limalha no carter.

Acho que o mais simples nesse caso seria fazer um furo não passante no parafuso e usar um extrator de parafusos quebrados. É como se fosse um macho, só que reverso.

Tipo isso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adeira-_JM

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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por diegonunes » 18 Ago 2013, 21:33

Exatamente.
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por sammyrpinho » 19 Ago 2013, 18:15

ivnn escreveu:Se a cabeça do sextavado quebrou, o resto do parafuso ficou "no nível" da sup. externa do carter, ou mais para dentro. Não ficou um toco para fora, para fazer fenda com micro-retífica ou soldar qquer coisa.

Fazer um furo passante é perrengue. Cairá um monte de limalha no carter.

Acho que o mais simples nesse caso seria fazer um furo não passante no parafuso e usar um extrator de parafusos quebrados. É como se fosse um macho, só que reverso.

Tipo isso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adeira-_JM

Muito bom cara! Brigadão pela dica!
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Re: PARAFUSO DE SANGRIA DE ÓLEO QUEBRADO- - E AGORA?

Mensagem por artur » 19 Ago 2013, 20:15

Comigo ja aconteceu de quebrar parte da graxadeira da balança, pelo q deu pra examinar, (ja que rodo bastante em estrada de terra) foi uma pedra q foi jogada do pneu e trincou parte dela e na ora de engraxar quebrou a "cabecinha".

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