Kakko escreveu:...eu instalei um 140 na traseira e 90/90 dianteira...
...é uma questão de costume/adaptação...
A relação alongou um pouco... A moto ficou um pouco mais alta... O consumo aumentou pouquíssimo.
Ei, Kakko,
gostei muito do seu depoimento. Concordo plenamente (apesar de que ainda estou em
fase de "planejamento" para a troca dos meus pneus traseiros. É a
mesma coisa com relação aos
baús, especialmente os laterais: O
"certo" mesmo era não utilizar nesse tipo de moto, mas todos sabemos que,
na prática,
não tem problema;
modifica muito a
ciclística da moto, mas
basta se acostumar com o "pêndulo extra" lá na parte de trás e tomar alguns cuidados básicos na hora de dirigir, evitar excesso de peso, etc.
O mesmo ocorre com os pneus maiores: você
ganha uma série de
vantagens,
dependendo da marca/modelo/qualidade do pneu que escolheu e certamente
precisa se adaptar às novas características da moto com os pneus novos (assim como provavelmente precisou se adaptar com os baús).
Desenho (formato, grooves, etc), material (sílica, tipo de borracha, um ou dois compostos, etc), construção (radial, etc) altura e largura diferentes significam um comportamento diferente,
não necessariamente pior (ou mesmo melhor... às vezes só
mais "adequado" para o seu uso pessoal).
Eu já caí em rodovia porque passei sem ver em uma poça de óleo diesel numa curva à noite; só de olhar esse pneuzinho de bicicleta na dianteira me dá pavor...
sem falar que se eu não rodo nada (0%) em estrada de terra, não faz sentido eu
abrir mão de um pouco mais de
grip no asfalto com um pneu cheio de
gomos...
Perguntas pro Kakko: Então teve que trocar por um aro 17 para poder colocar um 140 traseiro? Que aro colocou? E qual foi o pneu 140 que escolheu? Como está se adaptando? (vantagens/desvantagens)
TTeixeira escreveu:Meu uso é 99% ON...
...coloquei o Pirelli Sport Demom 130-80-18, na traseira e o Michelin Anakee-3 90-90-21 na dianteira.
...A moto ficou muito boa no asfalto molhado e não diminuiu em nada a velocidade final.
Legal, TTeixeira, estou pensando em fazer a mesma coisa na traseira.
Na dianteira, o raciocínio é o mesmo que o seu (usar um pneu de enduro, maxitrails, etc); a diferença é que eu escolhi o Metzeler
"Tourance Next". Esse é o novo top de linha para
maxitrails da Metzeler, que veio a substituir o antigo "Tourance EXP". Pneu original da nova BMW R 1200 GS (em outras medidas, é claro).
-*-
Metzeler Tourance Next: o mesmo usado em maxitrails top de linha
O Pirelli
Sport Demon 130/80-18 definitivamente
não é o que eu queria; é incrível constatar que só existe ele para asfalto
nessa medida de raio (18) e largura menor que 140 aqui no Brasil... Eu já usava ele na minha STX200 Motard (130/70-17) e ele só era bom quando estava novo; desgastava relativamente rápido (5000Km) na banda central e a partir daí, o pneu ficava "quadrado" (horrível de curva). Daí você só tem duas opções: ou troca logo o pneu antes mesmo do fim da vida útil dele (twi), ou aguenta mais um tempo e fica rodando com uma moto "mal comportada".
Simulação no Photoshop: Metzeler Tourance 80/90-21 por Metzeler Tourance Next 90/90-21 + Metzeler Tourance 120/80-18 por Pirelli Sport Demon 130/80-18
Não sei se esses cálculos de modificação de altura
valem alguma coisa (ou mesmo se estão certos), mas só pra ter uma idéia:
ALTURA DO PNEU = DIAMETRO DO RAIO (em polegada) x 25,4 mm + LARGURA (em mm) x PERCENTUAL DE ALTURA x 2 (ambos os lados, em cima e em baixo)
__DIANTEIRO__
Tourance
80/90 = 21 x 25,4 + 80 x 0,90 x 2 = 533,4 + 144 = 677,4 mm
Tourance Next
90/90 = 21 x 25,4 + 90 x 0,90 x 2 = 533,4 + 162 = 695,4 mm (diferença de
+18mm no total da altura, equivalente a
2,65%)
__TRASEIRO__
Tourance
120/80-18 = 18 x 25,4 + 120 x 0,80 x 2 = 457,2 + 192 = 649,2 mm
==> circunferência (o quanto cada volta da roda percorre) = diâmetro x Pi = 649,2 x 3,1416 = 2039,5 mm
Pirelli Sport Demon
130/80-18 = 18 x 25,4 + 130 x 0,80 x 2 = 457,2 + 208 = 665,2 mm (diferença de
+16mm no total da altura, equivalente a
2,46%)
==> circunferência = 665,2 x 3,1416 = 2089,8 mm (diferença de
+50,3 mm, equivalente a 2,46%)
e, para comparar, com aro 17:
Continental Contitrail Attack
130/80-17 = 17 x 25,4 + 130 x 0,80 x 2 = 431,8 + 208 = 639,8 mm (diferença de
-9,4mm no total da altura, equivalente a
-1,45%)
==> circunferência = 639,8 x 3,1416 = 2010 mm (diferença de
-29,5 mm, equivalente a -1,45%)
Tourance Next
140/80-17 = 17 x 25,4 + 140 x 0,80 x 2 = 431,8 + 224 = 655,8 mm (diferença SÓ de
+6,6mm no total da altura, equivalente a
1,02%)
==> circunferência = 655,8 x 3,1416 = 2060,2 mm (diferença de
+20,7 mm, equivalente a 1,02%)
Ou seja, esse 140/80-17 só vai "errar" cerca de 10Km a cada 1.000Km! (vai indicar Mil quando na verdade "só" percorreu 990Km); Ou, em outros termos, supondo que você abasteça, de forma segura a cada 350Km, você passaria a abastecer a cada 354,2Km... Ou ainda, numa viagem de "10.000Km" o odômetro vai marcar 10.102Km. Sabendo que, de qualquer forma, o odômetro da moto já não representa a realidade mesmo, acho o erro aceitável. Numa "vida útil" inteira do motor de digamos 150.000Km, o erro vai ser de pouco mais de 1.500Km. Se levarmos em consideração o que já foi falado aqui (que o odômetro pode já ter uma defasagem de cerca de 5% pra distância e velocidade reais), isso deixa de ser um fator de influência.
Por esse motivo, fico mesmo tentado a
esperar um pouco mais,
deixar o Metzeler Tourance 120/80-18 original mesmo na traseira e ir juntando dinheiro para trocar os aros dianteiro e traseiro para 17" e daí ter um conjunto um pouco maior de
opções de pneu para escolher. Por motivos óbvios o ideal seria trocar logo ambos os aros; gostaria de colocar aros tipo motard - paredes reforçadas - preto fosco em ambas as rodas. Na minha STX200 Motard nunca tive um único furo em toda a vida útil da moto (não quer dizer nada, mas me deixou uma excelente impressão desse tipo de roda, além de serem confortáveis e ótimos de curva).
Outra coisa boa nessa troca é que você pode aproveitar a ocasião para optar por pneus sem câmara. Só não descobri ainda se a troca do aro continua sendo "opcional", conforme relatado nesse tópico em inúmeros outros posts (no caso específico de troca por pneus Tubeless).
Alguém sabe? Dá pra "aposentar" a câmara de ar com um pneu "Metzeler Tourance Next 90/90-21 M/C 54V
TL"?
Esse é um tópico fascinante... A Teneré 250 é uma moto excelente e não tem nada de errado em a gente tentar (sempre com planejamento e consciência) adaptar ela um pouco melhor para o tipo de uso específico que a gente faz (somos todos muito diferentes - e fazemos usos diferentes - não dá pra fábrica sempre agradar em 100% a cada um dos usuários).
Já comprei o Tourance Next 90/90-21 da dianteira. Depois que instalar eu posto o resultado aqui (e se alguém quiser comprar o pneu original
"ainda com cabelinho" por um bom preço, me mande uma PM).