Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
sidaquino
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 27 Fev 2016, 06:34
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por sidaquino » 29 Mai 2016, 12:23

Há pouco tempo troquei os aros originais por aros de alumįnio e digo q foi a melhor coisa q fiz na moto até agr! Comprei minha té em fev/16 e em maio os aros orig. tavam completamente enferrujados.... postei até fotos no tópico de aros..... em relação aos pneus, vou esperar mais um pouco p ver como ficam os originais metzeler, mas de certo q vou trocar o dianteiro p um 90/90 pois achei o orig. muito fino.

Avatar do usuário
glaucoqs
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mai 2015, 10:13
Cidade onde mora: Palhoça/SC

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por glaucoqs » 29 Jan 2018, 10:27

Revisão dos 40k... Troca dos aros, cubos e raios... Pneus mais largos da Vipal, 130 na traseira e 90 na dianteira... Troca da relação, rolamentos e retentores das rodas... Senti a moto com bastante estabilidade, porém, senti que ficou mais pesada nas curvas... Não sei se foram os pneus mais largos, os aros de alumínio, ou o conjunto.. mas já estou acostumando... Questão de reaprender...
https://imageshack.com/i/poHHv6fnj

luizc4
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Nov 2016, 11:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por luizc4 » 03 Abr 2018, 09:45

Bom dia
Eu instalei o pneu traseiro 130/80 R18 da Vipal, o pneu é otimo, mas como aumentou a circunferencia externa, o pneu ficou mais pesado para o motor girar, então perdi um pouco de arrancada, a moto passou a vibrar mais nas retomadas, em compensação a velocidade final melhorou, a rotação diminuiu um pouco, e o consumo aumentou um pouco também. Eu me arrependi e não faria novamente.

Emil
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Nov 2018, 09:48
Cidade onde mora: Viçosa/MG
Localização: Viçosa - MG

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Emil » 01 Jan 2019, 20:38

Saudações Compatriotas Tenereiros! Esse é o meu primeiro post, pois acabo de chegar ao universo Ténéré (250!) e portanto sou bem inexperiente! Eu fiz a seguinte modificação na minha moto:

1. Roda dianteira: Aro viper 215x19, raios 4mm inox e pneu Metzeler Tourance 100/90
2. Roda trasera: Aro viper 300x17, raios 4mm inox e pneu Metzeler Enduro 3 140/80

A moto ficou linda, evidentemente! E do ponto de vista de ciclística, me senti uma melhora significativa no equilíbrio da moto em baixas velocidades, consigo andar muito mais facilmente com a moto a 5 km/h, ela ficou "mais leve" para segurar tanto sentado na moto quanto ao seu lado (precisa deitar mais a moto para sentir o peso dela). Por outro lado, as guinadas do guidão ficaram obviamente mais pesadas (mais atrito com o solo), e eu até gostei desse peso pois deixou a moto menos "desajeitada", mas com perda de agilidade. Estou bem satisfeito com o quesito ciclistica e manteria a configuração se tudo vier a correr bem do ponto de vista mecanico!

Uma coisa me preocupa. A moto ficou com uma arrancada mais lenta e não passa de 120 km/h de forma nenhuma no plano. A velocidade de cruzeiro real em uma estrada de transito rápido é no máximo 100-110 km/h, caindo bem se tiver longas subidas... enfim, a minha moto é zero, acabei de amaciar (1200 km rodados!) e saiu anteontem da revisao de 1000 km, imagino que tenha vindo bem ajustada da concessionaria.

Pergunto aos mais experientes:

1) Será que há algo errado em termos de ajuste da moto, ou as mudanças nas rodas resultam em uma perda tão grande de velocidade final e arrancada? Eu também troquei a vela por uma Iridium ngk Dr8eix.

2) Seria possível/interessante aumentar a coroa ou diminuir o pinhão para dar mais capacidade ao motor de lidar com rodas mais pesadas e mais atrito com o solo? Alguém já teve experiência com isso? Eu li o tópico de relação de transmissão mas não me ajudou muito...

Agradeço muito a ajuda dos senhores! Valeu!!

ps: assim que eu conseguir, postarei as imagens da motoca e mais impressões a respeito das modificações!

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por SREELDIN » 08 Jan 2019, 08:31

luizc4 escreveu:Bom dia
Eu instalei o pneu traseiro 130/80 R18 da Vipal, o pneu é otimo, mas como aumentou a circunferencia externa, o pneu ficou mais pesado para o motor girar, então perdi um pouco de arrancada, a moto passou a vibrar mais nas retomadas, em compensação a velocidade final melhorou, a rotação diminuiu um pouco, e o consumo aumentou um pouco também. Eu me arrependi e não faria novamente.
Estou no segundo jogo da vipal e sem arrependimentos, a moto está perfeita, perdemos um pouco em consumo, mas é insignificante.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

danilovignnola
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Nov 2016, 20:32
Cidade onde mora: São José do Rio Preto/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por danilovignnola » 01 Mar 2019, 20:43

Sou novo e antigo aqui no Fórum, sou de São José do Rio Preto - SP, uso minha moto no dia a dia para trabalhar, em pequenas viagens de asfalto e muito, muito, muito Off-Road. Todo final de semana rodamos em um grupo da região no mínimo 80 Km de terra. Já fiz longas viagens pelo sul de Minas, mais de 500 Km de terra, cascalho, lama, saibro. Todos os fins de semana nos aventuramos em areia, terra batida, barro, trilhas fechadas com motos de trilha, etc. Em Off-Road tenho uma experiência razoável.

Já usei muitos tipos de pneus, muitos mesmo.

No começo Vipal nas medidas originais 80/90 e 120/80 pneu honesto e bacana pelo preço / custo / beneficio.

Substituidos pelo Pirelli Scorpion 90/90-21 e 13/80-18. Não gostei, usei por 1 ano e fiz 4.000 km de asfalto e uns 1.500 de terra com ele. Achei ruim no asfalto e também ruim na terra. Mas usei. Tirei antes de acabar.

Daqui pra frente usei pneus muito Off, então não vou entrar no assunto rendimento, km rodado, consumo e velocidade final, pois sempre busquei segurança e estabilidade no Off-Road.

Daqui pra frente aumentei as medidas e foram necessárias 2 procedimentos somente: levantar o para-lamas dianteiro com um kit que comprei de um cara aqui do fórum e fazer uma barriga na capa da corrente com o esmeril no próprio borracheiro para passar os cravos. Mais nada mesmo.

Substituidos pelo MITAS E-07: Um verdadeiro Demônio de pneu. Adorei. Bom no asfalto, bom na terra, bom na chuva, bom na lama e médio no areião (dianteiro, traseiro é bom). Usei por 15.000 Km até enjoar um pouco e comecei umas pegas mais hard no Off, principalmente em períodos de grande areião, o dianteiro dá grandes sustos. O traseiro não tenho palavras, absolutamente fantástico em todos os mundos.

Substituidos em Janeiro 2019 por Rinaldi Rallye HE-43 90/90-21 e 140/80-18. Esse pneu me levou a um nível máximo de segurança no Off-Road. Hoje me divirto com motos de trilha nos fins de semana, seja no barro, seja no areião desértico, ou onde for. Cobra seu preço na rodovia, não ficando bom acima de 100 Km/h mas a 100 roda legal, na chuva requer um cuidado bem maior, porém não é igual um pneu de trilha biscoito, tem uma boa aderência. No asfalto no dia a dia requer aprender a domar o galeio do dianteiro mas com 2 semanas já está domado e ando tão bem quando qualquer um dos que usei acima, mas na primeira semana pensei em desistir kkkkk. Também no asfalto precisa ter um pouco de tranquilidade no acelerador pois ele é bem cravudo e tende a um desgaste. Usar freio desnecessário arrastando, arranca pequenos pedaços dele.

Próximo Pneu: Mitas RockRider 90/90-21 e 130/80-18. Este por tudo que tenho pesquisado, será o parceiro ideal para meu perfil.

Sonho: Mitas E-09 porém o custo do brinquedo é dureza e acho que o RockRider fará muito bem seu papel, e o traseiro do E-09 só tem 140, que cobra um preço alto no modesto 250.

Conclusão: Amo minha motoka, não troco por nada, ela vai do trabalho a trilha, apenas trocando o baú e colocando a sapata de borracha na pedaleira Oxxy.

Abraços a todos

Muitas fotos nas redes sociais abaixo:

Instagram: danilovignola Facebook: Danilo Vignola

Responder