Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Hugo Falcão » 09 Jun 2011, 13:27

Tenho vontade de colocar os Pirelli Scorpion Trail!



Imagem
Dianteiro: 90/90-21
Traseiro: 120/90-17 ou 130/80-17

Estou pensando em comprar o aro trasiro de 17", pra colocar o pneu 130/80-17!

Abraços! :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 09 Jun 2011, 15:18

Hugo.....beleza ? ok..

:o esses pneus parecem de bikes....e a informação é são tipo enduro.....estanho não ?.....são meio lisões....será que tem bom grip em estradas de pedras...terra...??


abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Eduardo Botelho
Visitante
Visitante

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Eduardo Botelho » 09 Jun 2011, 16:05

MURÚCI escreveu:Sim, o meu é. Pra mim ficou ótimo. Bem mais bonito e não prejudicou nada a dirigibilidade... tenho até impressão que ela ficou mais grudada no chão... troquei o aro tb por um 1.85 e vez de 1.60...
Tem foto lá na minha apresentação...
DETALHE: Sá não anda no barro MESMO... pq o pneu passa rente ao paralama...
Eduardo - o pneu 90/90-21 fica muito bom e melhor visual na moto - também troquei o paralama dianteiro baixo por um alto da lander - o encaixe dos parafusos ficou perfeito.

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Hugo Falcão » 09 Jun 2011, 16:07

Kakko,eu tenho andado muito por estradas convencionais (asfalto e concreto).
Acho que 80% do meu uso é assim! Os 20% restantes, terra, pedras e areia... Por isso que estou pensando em usar esses pneus!
Na verdade, como eles são mais street que trail, não recomendo muito pra quem realmente curte pegar uma estradinha de barro, areia, pedras, nos finais de semana e mandar ver numas trilhas!!!

E como ando com garupa quase sempre que pego esse tipo de estrada (os 20%), não me aventuro muito não!
Nada de trilhas! :D

Mas vou procurar saber mais informações sobre esses pneus!
Achei-os muito bonitos!

Abração! :joinha:

Savério
Visitante
Visitante

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 09 Jun 2011, 16:51

celso gomes escreveu::!: :!: :!: Pessoal, não esqueçam que a leitura do velocímetro/hodômetro é feita no câmbio, ou seja se mudar o pneu traseiro muda tudo, km percorrido, velocidade indicada no painel, depois tem aferir!!!! :!: :!: :!:
Não q esteja duvidando mas procede essa informação ???

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 09 Jun 2011, 17:20

Procede, pq a Tenerezinha tem velocímetro no câmbio, e não na roda dianteira (procure o cabo do velocímetro e não vai achar... simplesmente pq ele não existe!).

O cálculo e aferição do velocímetro foi feito pela Yamaha em função do diâmetro total roda + pneu, e além disso, em função da relação. Se trocar pneu, aro ou relação por outra diferente da especificação, vai dar diferença. Pra mais ou pra menos!
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Savério » 09 Jun 2011, 17:33

e tem o q fazer quanto a isso doug, caso o camarada quera trocar ?

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Hugo Falcão » 09 Jun 2011, 18:52

Boa pergunta Savério...
Isos muito me interessa! :D

valeu! :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 09 Jun 2011, 22:49

Pessoal...pelo que sei pode acontecer o seguinte:

Pneu novo - diâmetro maior - velocidade no velocímetro ( padrão )

Pneu gasto - diâmetro menor - velocidade no velocímetro maior ( roda gira mais para percorrer a mesma distância )

Pneu numeração maior ( diâmetro maior que o original ) roda gira menos para percorrer a mesma distância.

Ou seja velocimetro na roda dianteira ou no câmbio vai acontecer a mesma variação na velocidade e quilometragem percorrida :joinha:

Conforme o pneu vai gastando a velocidade vai aumentando ;)

Espero ter ajudado.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 10 Jun 2011, 09:22

Se vc trocar o pneu dianteiro de qq moto com velocímetro que funciona com cabo no cubo da roda dianteira, terá alterações na velocidade. Se trocar o da Tenerezinha, não terá.

Já se trocar a roda / pneu traseiro da Tezinha, terá estas alterações, pq a calibração do velocímetro é feita no sistema de relação. Qualquer alteração que faça, o velocímetro vai continuar medindo a rotação do eixo do pinhão. Como a programação é feita direto no chip que vai na placa do painel, não tem o que fazer para reprogramar o velocímetro.
Pelas medições que fiz no painel, há esta diferença de cerca de 10% na velocidade.

O máximo que dá pra fazer é, com um GPS, recalibrar (na sua cabeça) a velocidade indicada x velocidade real após a mudança. Mas creio que teria de fazer uma alteração MUITO GRANDE (colocar pneu 150 atrás, e alterar o pinhão pra um dente maior + coroa 3 dentes menor) para alterar tanto assim a velocidade real a ponto de o velocímetro indicar uma velocidade inferior à que se está rodando na verdade. :joinha:

Espero não ter deixado confuso, mas conversando ficaria mais fáci... quando vai escrever... hummmmm :crazy:
Administrador

Responder