Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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doug01n
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 24 Mar 2011, 10:53

Helano, temos que lembrar também que a fábrica sempre se preocupa com uma coisa que pesa bastante na escolha dos materiais, medidas e peças utilizadas: PREÇO!

O povo estuda também qual o menor pneu que pode ser usado para reduzir os custos de fabricação sem comprometer a segurança e estabilidade do conjunto, permitindo o uso de 90% do potencial da moto, mantendo assim os custos de manutenção mais baixos também (que a longo prazo, aumenta o preço de revenda da moto e interesse do mercado pelo baixo custo de manutenção).

Com um pneu mais largo, vai fazer mais curva? VAI... mas à que custo? Ao custo de durar 8.000km ao invés de 12.000? De aumentar o consumo de 30km/L pra 25? Talvez...

Minha opinião? Não sei se sacrificaria consumo e durabilidade por estética e mais grip nas curvas. Pensarei nisso quando acabar o pneu original.
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Jacob
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A melhor modificação que vc deve fazer

Mensagem por Jacob » 10 Mai 2011, 17:08

Troque o pneu dianteiro da sua moto por um modelo 90/90 aro 21.

Troquei depois de rodar 10.000kms com a moto.

Porque a melhor ?

A moto ficava com a frente "quicando" quando fazia curvas mais longas.
Passava todas as trepidações do asfalto para o piloto, isso diminuiu muito.
Em velocidades acima de 120 a moto se comporta melhor do que antes.
E o toc toc não escutei mais até agora.

E a moto deixou de ter visual de roda de bicicleta.


Enfim, estou mais seguro com a moto, sinto ela mais estável.

Quanto custou ?

Pneu METZELER 90/90 aro 21 - R$ 167,00

Deixe pra trocar escapamento, colocar pedaleira, mata cachorro, etc... Pra depois, troque isso agora e a melhor coisa que você pode fazer na sua moto.

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Re: A melhor modificação que vc deve fazer

Mensagem por MURÚCI » 10 Mai 2011, 19:13

Jacob, acredito que fui o ou um dos primeiros a fazer isso, tirei da cc no dia 31/12 e troquei no mesmo dia. Ja usava na Lander. A moto vira outra, tanto em estabilidade quando em visual. Porém o toc toc não muda. Outro detalhe é que é pior pra barro.

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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Helano » 10 Mai 2011, 19:44

Jacob

Por favor irmão, antes de abrir um novo tópico, efetue a pesquisa sobre o assunto blz? Unifiquei tudo aqui :joinha:

Abraço,

Helano
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Jacob
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Jacob » 11 Mai 2011, 11:13

Qual a calibragem correta para esses pneus 90/90 aro 21 ?

Estou usando 22psi, porque esse pneu e o mesmo da tornado e nela usa isso de calibragem, mas será que é isso mesmo ?

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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por C Freitas » 11 Mai 2011, 15:03

Tem no manual...
Da 660:
Segundo as informações do manual do proprietário,


frente: 32 psi / 2.25 bar - traseira: 36 psi / 2.50 bar (carga máxima ou gandes velocidades)

Até 90 kgs de carga

Frente e traseira: 32 psi / 2.25 bar.

Considerado para os pneus :

Bridgestone:
Frente: 90/90-21 54H - TW47 / Traseira: 140/80-17 69H TW48

Metzeler:
Frente: 90/90-21 54H - Enduro 3 / Traseira: 140/80-17 69h - Enduro 3

Pirelli:
Frente: 90/90-21 54H - MT60 / Traseira: 140/80-17 69H - MT60

Ok?!
Editado pela última vez por C Freitas em 11 Mai 2011, 17:19, em um total de 1 vez.
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 11 Mai 2011, 15:29

Não sei exatamente....mas creio que não deve mudar muito....

Na Ténéré 600, o pneu dianteiro é o 90/90 e apesar de a moto ser mais pesada a pressão não difere tanto....acho que deve ser umas 20a 22 Lbs....vou verificar e depois posto aqui.
eu sempre colocava 22 diant e 26 traseira na Té 600.
Cheguei a rodar mais de 50K com um Mitas E08 na traseira. :shock: ok....rs..sei que é dificil acreditar, mas tem amigos que acompanharam a faceta...rs...tem postagem lá no CXT...

Se bem que vai tbm da carga total ( peso moto + piloto + garupa + carga adicional )

As vezes comete-se o equívoco de achar que quando põe muita carga na moto a frente fica leve......ok..fica mesmo...., mas em uma freada, ou curva acentuada freando, a massa é projetada para a frente da moto, e se o pneu estiver com pouca pressão.... :batecabeca:

abraços
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por LMattosBS » 14 Mai 2011, 15:25

Li as mensagens e no fim de tudo fiquei na duvida...
To querendo por o MITAS E8 na minha pretinha, li muitas coisas boas sobre o pneu mitas, mas só vende 90/90 dianteiro...

http://www.jarvaimports.com.br/index.ph ... d_grupo=97

diant 90/90-21 54T E-08
tras 120/90-17 64T E-08
ou
tras 130/80-18 72T R E-08

Imagem

E o traseiro de 120 para 130 é tão destrutivo ao ponto de detonar a relação e gastar absurdos de combustível?
A minha já faz uma media de 28 mesmo.. sera que vai baixar tanto...
Tenho duvidas no ponto de apoio no chão pois a curvatura do pneu muda mas o ponto não deve crescer na mesma proporção que o pneu.

To disposto a pagar mais por um MITAS.

Olha o visual do pneu em uma lander:

Imagem
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Credito das fotos : http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... &start=150
Leonardo Mattos :dirtbike:

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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 16 Mai 2011, 10:05

Leonardo.

O Mitas E-08 é um bom pneu.....durável, resistente e tem um bom grip, porém é mais duro que os demais ( pelo menos quando coloquei na Té 600 ).
Não sei se vc sabe, masas fábrica de pneus, quando querem, mudam a formulação da borracha, e isso pode alterar a vida útil....pra mais ou menos... :shock:

É questão de experimentar, mas acho que um 130 vai pesar um pouco na Tézinha.

E o preço é salgado....deve estar uns 380 + frete $$
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

celso gomes
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por celso gomes » 09 Jun 2011, 12:51

:!: :!: :!: Pessoal, não esqueçam que a leitura do velocímetro/hodômetro é feita no câmbio, ou seja se mudar o pneu traseiro muda tudo, km percorrido, velocidade indicada no painel, depois tem aferir!!!! :!: :!: :!:

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