Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 24 Fev 2011, 17:01

Não pensei na alteração do pneu dianteiro, e sim do traseiro para a minha Tzinha... Um 130 ali ficaria bem bonito, e segundo meu irmão, melhor de curvas....

Mas aí ficam algumas dúvidas... Será que aumenta consumo demais? Será que não pegaria nos reforços que coloquei vindos do Manivela?
hehe

em breve medirei a distância entre os reforços e ver se há possibilidade de pegar.

Abraço!
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Helano » 26 Fev 2011, 01:22

Pessoal, unifiquei as postagens sobre pneus maiores na Ténéré Ok?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

internetado
Visitante
Visitante

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por internetado » 28 Fev 2011, 15:49

MURÚCI escreveu:Sim, o meu é. Pra mim ficou ótimo. Bem mais bonito e não prejudicou nada a dirigibilidade... tenho até impressão que ela ficou mais grudada no chão... troquei o aro tb por um 1.85 e vez de 1.60...
Deve ficar bom sim, mas eu estou pensando na altura.
Já abaixei a mesa 2cm e um 90/90 é 9mm mais alto. Para mim que tenho 1,68, estou no limite...
Procurei 90/80 mas praticamente não tem nada... :(

[s]

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por andregoes19 » 02 Mar 2011, 08:06

assim que precisar trocar o pneu traseiro vou meter um 130 e qd for a vez do dianteiro um 90!!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 02 Mar 2011, 09:07

Um cara de uma loja do centro ontem colocou um 140 na traseira de uma XRE... ficou bonito, mas acho muita coisa pra pouco motor. Deve ficar boa de curva, mas vai bebeeeeer que é uma beleza...

Na minha acho que nem entra um 140, por causa dos reforços internos do chassi Manivela.
Administrador

Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por MURÚCI » 02 Mar 2011, 14:37

Hugo, o pneu da bros traseiro é aro 17, da T é aro 18!

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por msfazer » 02 Mar 2011, 23:24

Bão... eu fiz isso na minha ex-fz250.

Minhas impressões foram:

- Gastava mais o conjunto de relação
- Diminui velocidade final
- Bebia mais
- Freava melhor
- Estética mais bacana
- Alterou a medição de velocidade

Resumo geral: Acho que não compensa. Por um ganho estético, vc tem diversas perdas, além do próprio pneu que já vai ser mais caro que o original.

Abs!

Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por MURÚCI » 21 Mar 2011, 20:25

Esses dias tirei o paralamas dianteiro pra ver uma coisa, e vi que o pneu esbarra dos dois lados no paralama... deu uma cavada de 1/2 mm +- no paralamas... mas, ali não vê mesmo... só não encara barro...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 23 Mar 2011, 16:03

Acho que um 130 fica demais pra Tézinha....já usei um Mitas 130 na Ténere 600 , mas acho que mesmo assim estava no limite...

O consumo pode aumentar sim ...e alongar um pouco pois o diametro é um pouco maior...portanto força
o motor.....pouco mas força.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Helano » 23 Mar 2011, 16:40

Particularmente, continuo achando que colocar pneu mais largo apenas prejudica o desempenho e estabilidade geral da moto. Vejam;

Fonte: http://www.motonline.com.br/default.asp ... ategoria=7" onclick="window.open(this.href);return false;

Bateu uma curiosidade-Muita gente usa pneus maiores em suas motos. A calibragem desses pneus, é a mesma que a do original? Crendo eu que não, existe um modo, através de algum cálculo, etc, de se saber a calibragem correta para um pneu maior ou mais largo que o original? Jeann, 22, Fortaleza, CE.

R: Jeann, Todo fabricante ao desenhar uma motocicleta, leva em consideração várias situações e limites nas condições de funcionamento para cada componente, de forma que sua participação no funcionamento do conjunto seja o mais harmônico possível, não há exageros. Você não vai colocar uma roda de avião na sua moto, imaginando que com isso ela vai voar não é? Há necessidades e limites que têm que ser considerados para definir cada componente. No caso dos pneus, o peso adicional e a sua conformação sendo maior podem na verdade reduzir o montante de potência que o motor consegue transferir para o chão, na forma de aceleração. A massa da roda e o atrito em demasia entre o pneu e o asfalto pode prejudicar a transferência de potência, a dirigibilidade e por conseqüência até a economia de combustível da moto. Assim também a calibragem definida pelo fabricante é a melhor para as condições em que a moto foi desenvolvida. Para cada situação diferente você vai ter que verificar o quanto o pneu deflete sob o peso do conjunto (moto-piloto) e o tamanho da área de contato com o solo e as consequências em cada temperatura de trabalho, diferente de um pneu de competição que tem uma faixa estreita de temperatura de trabalho. As duas rodas têm que permitir que as duas áreas de contato trabalhem de forma cooperativa com a inclinação da moto, mantendo um comportamento neutro durante a curva, etc.
As análises feitas na fábrica são feitas com recursos que o usuário dificilmente pode superar. O resultado também é dificilmente superado, melhor não mexer no que foi feito por engenheiros altamente qualificados usando equipamentos altamente especializados. Essa é a maior dificuldade no "tuning", palavra que significa "sintonizando" em inglês pois representa essa dificuldade em refinar a combinação entre os diversos componentes de uma máquina para que eles trabalhem de forma mais harmônica que o modelo original. Encare apenas se puder superá-los.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder