Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por stcowboy » 22 Jul 2014, 10:57

Zedd escreveu:Galera, como o tópico está muito extenso, se for ler todo vou acabar me confundindo. Então é o seguinte, vou trocar os pneus da minha Tenere, pretendo colocar na frente o 90x90x21 e na traseira o 130x80x18. Como entendo pouco do assunto e para não ser enganado, pergunto a vocês:

1 - é preciso trocar os aros também?
2 - é preciso trocar as câmaras?
3 - fica legal na moto, causa alguma alteração no desempenho e consumo?
4 - fora o problema do para-lama dianteiro que pode ser sanado tem mais alguma coisa?
5 - qual a marca recomendada levando em conta o custo x beneficio?

Abraços
1 - Sim
2 - Sim
3 - Piora o desempenho e o consumo. Se é significativo eu não sei, preferi manter as medidas originais na minha.
4 - Fora os problemas citados acima, a moto também fica mais "cabeçuda", pesada para apontar nas curvas, reduz a velocidade final e de positivo, reduz pouca coisa a margem de erro do velocímetro.
5 - Gostei dos aros Riffel e raios Eninco (dizem que os BACE também são bons). Quanto a pneu, não economizo, só Pirelli, Michelin ou Metzeler.
Imagem

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Zedd » 22 Jul 2014, 15:55

Ai galera, troquei os pneus e me arrependi assim que sai da loja. A moto perdeu potencia e ficou pesada, uma bo.... Se alguém quiser comprar estou vendendo. Pneus Rinaldi 130 80 18 R$ 280,00 e 90 90 21 R$ 180.
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

FABA
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por FABA » 24 Jul 2014, 11:17

Pessoal troquei o dianteiro ontem pelo 90/90 da Pirelli....ficaram bons demais....recomendo.....da muito mais segurança em todos os sentidos.

Já o traseiro achei prudente permanecer com o 120....acho os pneus maiores mais adequados com motores tb maiores, exemplo XT ...

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 24 Jul 2014, 11:28

FABA escreveu:Pessoal troquei o dianteiro ontem pelo 90/90 da Pirelli....ficaram bons demais....recomendo.....da muito mais segurança em todos os sentidos.

Já o traseiro achei prudente permanecer com o 120....acho os pneus maiores mais adequados com motores tb maiores, exemplo XT ...
Blz Faba? No dianteiro vc só trocou o pneu ou trocou tb aro e câmara?
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

FABA
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por FABA » 28 Jul 2014, 10:41

hsishii escreveu:
FABA escreveu:Pessoal troquei o dianteiro ontem pelo 90/90 da Pirelli....ficaram bons demais....recomendo.....da muito mais segurança em todos os sentidos.

Já o traseiro achei prudente permanecer com o 120....acho os pneus maiores mais adequados com motores tb maiores, exemplo XT ...
Blz Faba? No dianteiro vc só trocou o pneu ou trocou tb aro e câmara?

Só troquei o pneu...com o mesmo aro, nao vi necessidade de trocá-los....ficou ótimo....tb tinha muitas dúvidas, agora me sinto mais seguro....

Avatar do usuário
tucho
Participativo
Participativo
Mensagens: 418
Registrado em: 16 Fev 2013, 21:22
Cidade onde mora: Nova Friburgo/RJ

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por tucho » 28 Jul 2014, 21:57

Para quem tiver interesse: viewtopic.php?f=39&t=5512" onclick="window.open(this.href);return false;
Ténéré 250 - 11/11
G650GS Sertão - 12/12

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 02 Ago 2014, 01:13

Boa noite senhores!
Hoje troquei os calçados da minha Tézinha, coloquei Maggion Viper, na traseira medida original, 120/80-18 e na dianteira 90/90-21. Pois bem, ao sair da oficina de cara notei a motoca "espalhando" um pouco nas curvas, não saindo/derrapando, e sim instável, como se os pneus estivessem murchos. Pergunta: será que essa medina maior na dianteira torna necessária uma calibragem maior? Quando parei no semáforo observei o pneu meio "amassado" demais, esperei esfriar um pouco e coloquei 24psi na dianteira, com os originais colocava 22psi. Pareceu um pouco melhor, mas não perfeita. Será que cabe tentar 25psi? Ou esse "problema" é apenas pelo fato do pneu ser novo? Na traseira coloquei 26psi, no original Pirelli eu colocava 25psi, achei que ficou batendo muito de traseira, vou voltar para 25psi. Observando: Não troquei o aro da dianteira.
Abraço!
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por willianlimasantos » 02 Ago 2014, 08:11

Amigo uso os mesmos pneus e medidas na minha moto tô usando a calibragem original dos pneus originais pra mim tá perfeito quando sai da loja o dianteiro estava com 24 tava duro a dianteira tava pulando voltei pro original ficou normal

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Natão » 02 Ago 2014, 09:40

Nos maggion viper (120/80 - 18 e 90/90 - 21) na Sahara eu uso 28 na dianteira e 32 na traseira... (eles aguentam até 36 psi cada) Isso pra rodar no asfalto... Com o pneu com calibragem menor a moto fica lerda para trocar de direção e tem um comportamento bem arredio nas curvas... No entanto para rodar com pavimentação ruim essa calibragem faz a moto pular mais.

Ah, não se esqueçam que depois de trocar de pneus, colocar novos, e dependendo do pneu, principalmente os Maggion que tem um formato mais em "V" do que em "U", a moto tende a ter outro comportamento mesmo. Toda vez que trocava (sempre usei maggion por gostar dele em todas as situações, desde o preço, ao grip, ao desgaste, nunca peguei com defeito também), a moto inclinava fácil e não voltava (eu que tinha que voltar), o que é uma característica normal quando o pneu tá novo, visto que quando está quadrado, ele tende sempre a jogar a moto para a área de contato máxima com o solo, no caso, a parte quadrada e fica completamente difícil de deitar a moto, ela não vai pq tem um "degrau" próximo a borda, então a tendência é te jogar de volta, ou te jogar de vez, ao passar do limite, daí é chão na certa

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 03 Ago 2014, 17:57

Então, com a calibragem original o dianteiro estava esmagadasso, joguei pra 24 e melhorou, mas não ficou perfeita. Agora acabei de colocar 26 na dianteira e pareceu beeeem melhor, vou testar um pouco mais assim e se ficar boa, volto um número, para 25... e assim vou acertando.
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Responder