Em minha pesquisa, só achei excelentes recomendações do pneu, seja de fontes especializadas ou de usuários que rodaram com ele. Ele é bem mais caro que minha segunda (Michelin Pilot Street Radial) e terceira opção (Continental Contitrail Attack) mas ainda assim estou me convencendo que vale a pena (até porque, inclusive pelo bi-composto traseiro, dura bem mais que um pneu comum).Como prometido vou postar minha opinião sobre o pneu. Fui a Argentina e ao Chile com ele, passei pelos Andes, rodovia Panamericana, Atacama e voltei. Hoje os pneus estão com 13.000 km rodados e estão meio quadrados por ter rodado muito por retas intermináveis (isso aconteceria com qualquer pneu).
Os pneus são fantásticos, Até na estrada de terra eles não decepcionaram, ressalvada as suas limitações, por seu um pneu predominantemente para asfalto. Tem ótimo grip, deita bem (mesmo quadrado) e não faz a moto balançar em altas velocidades nas curvas mesmo gasto, coisa que meu Bridgestone original fazia. Achei superior ao Scorpion Trail, que quando fica gasto tende a deslizar facil, principalmente o traseiro. Na chuva, desde que esteja com uma calibragem um pouco mais baixa, foi ótimo, sem sustos ou intercorrências. Acredito que o traseiro chegue aos 16/17K e o dianteiro 20k.O traseiro poderia rodar mais se usado em condições normais só que eu rodei carregado e por longas retas, dando um gasto irregular no mesmo.
Voltarei a comprar o mesmo pneu, sem sombra de dúvida.
Só pra "jogar mais lenha na fogueira": não vejo o menor problema em "misturar" (na verdade, combinar) pneus de diferentes fabricantes e modelos na dianteira/traseira. O que não dá é pra fazer isso de qualquer jeito e de forma indiscriminada; em especial, fazer isso levando em conta somente o fator econômico (o que, infelizmente, devido às conjunturas financeiras de cada um, deve ser muito comum). É obvio que não rola de jeito nenhum também usar um pneu dianteiro na traseira e vice-versa; tem gente que até faz isso, mas pra mim isso sim é um pecado muito maior (é quase tão grave quanto montar o pneu com o sentido de rolagem invertido).
Se você não entende absolutamente nada, ou não quer correr nenhum tipo de risco por menor que seja, ou não tem paciência pra ficar pesquisando, aí sim é mesmo o caso de seguir estritamente o que o fabricante recomenda ou, se você for um pouco mais "ousado", trocar o jogo completo por pneus "irmãos" dianteiro/traseiro. O que não quer dizer que a outra opção (pneus "descasados") seja sempre impraticável. Com certeza existem milhares de combinações interessantes dianteiro/traseiro para conferir à moto todas as características que você quer dela. Eu faço isso (combinar pneus diferentes) com minha moutain bike há mais de 25 anos com resultados incríveis. Sei que não é a mesma coisa, mas o que quero dizer é que aprendi muito com toda essa experiência e foi o que me levou a acreditar que dá pra fazer isso também com as motos.
Estou pensando em colocar um aro de alumínio 17 de 350 (3.5") na traseira (Motard) e um outro de 250 (2.5") na dianteira (depoi$ de de$cansar o bol$o); outra opção é manter o aro dianteiro em 21, só trocando a largura para 215 (para usar com o pneu Metzeler Tourance Next 90/90-21 que já comprei). Acho que com esses aros vou poder usar pneu sem câmara com tranquilidade... (ou estarei enganado? )