Ténéré 250 - Pneus Maiores
- Kakko
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Glaucio...aí a coisa começa a complicar...se vc pretende pegar terra...lama...
melhor manter o aro 21( dianteira).
Na traseira, pneus tipo ENDURO, o aro 17 tem mais opções no mercado...vc vai perceber isso qdo começar a procurar o pneu ideal.
Para pneus CROSS...vc vai achar muitas opções em aro 18...19... (traseira)....
Veja com calma qual será sua necessidade.....e os aros que vc pretende colocar.
melhor manter o aro 21( dianteira).
Na traseira, pneus tipo ENDURO, o aro 17 tem mais opções no mercado...vc vai perceber isso qdo começar a procurar o pneu ideal.
Para pneus CROSS...vc vai achar muitas opções em aro 18...19... (traseira)....
Veja com calma qual será sua necessidade.....e os aros que vc pretende colocar.
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Ola galera
Desculpa a "ingnorancia" ..rs
Mas a medida original do pneu traseiro é 120/80-18 ? para eu colocar um pneu masi largo seria o 130/80 - 18 certo ?
Achei esse do link ai :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 8-mt70-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas ele é muito cravado em relação ao original q esta no link abaixo :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... xt-600-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Por qual devo procura um modelo mais largo que o original, porem com o mesmo desenho ?
Abraço a todos
Desculpa a "ingnorancia" ..rs
Mas a medida original do pneu traseiro é 120/80-18 ? para eu colocar um pneu masi largo seria o 130/80 - 18 certo ?
Achei esse do link ai :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 8-mt70-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas ele é muito cravado em relação ao original q esta no link abaixo :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... xt-600-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Por qual devo procura um modelo mais largo que o original, porem com o mesmo desenho ?
Abraço a todos
- Kakko
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Se não me engano o Scorpion A/T , desenho original, vc vai encontrar na largura 140.
O MT70 tbm é uma opção...ele é um pouco mais "off"...mas vai bem tbm.
Tem o Mitas E08....muito bom...durável e tem na largura 130
O MT70 tbm é uma opção...ele é um pouco mais "off"...mas vai bem tbm.
Tem o Mitas E08....muito bom...durável e tem na largura 130
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Pneus Maiores - Ténéré 250
Valew kaKKO me ajudou bastante cara.....
Te maissss
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Valeu KAKKO
achei o mitas (350 +/- reais) e o rinaldi, na medida 130, alguem ja usou, ja testaram o rinaldi (melhor preço 260 +/-) ta chegando a hora de troca e to com muitas duvidas
KAKOO 140 de largura nao é muito ? vi um pirelli (400 Reias)
achei o mitas (350 +/- reais) e o rinaldi, na medida 130, alguem ja usou, ja testaram o rinaldi (melhor preço 260 +/-) ta chegando a hora de troca e to com muitas duvidas
KAKOO 140 de largura nao é muito ? vi um pirelli (400 Reias)
- Kakko
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
frozza....140 é muito na minha opinião...inclusive precisa ver se não raspa na balança ou outra parte do quadro...
e tem o lance da altura....exemplo: 120/80-18...................onde 120 é a largura em milimetros e a altura é 80%
dos 120, ou seja 96 mm.
e tem o lance da altura....exemplo: 120/80-18...................onde 120 é a largura em milimetros e a altura é 80%
dos 120, ou seja 96 mm.
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Po velho .. isso ai .. ja tinha escutado um historia dessa .. dos %.. e nao me recordava, nao estava levando isso em consideracao, valeu mesmo muito obrigado
Mas ae, alguem testo o rinaldi? alguma opniao ?
Mas ae, alguem testo o rinaldi? alguma opniao ?
- Kakko
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Eu não testei o Rinaldi....mas gostei do desenho.......porém já ouvi dizerem que no molhado perde aderencia...se bem que todos perdem...rsrs....sei lá....achoq ue tem que experimentar
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- paulo.rcmuniz
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Re: Pneus Maiores - Ténéré 250
Galera,
Bolei esta tabelinha para ilustrar o quanto, em percentual, se altera na relação final da moto ao se colocar um pneu maior na traseira (desculpem a apresentação tosca).
Med. do pneu |_Aro|Larg. em mm.|Seção (%)|Diâm. Total roda|Diferença %|
120/80-18___|_18_|____120____|___80____|___649,2mm___|_Standard_|
130/80-18___|_18_|____130____|___80____|___665,2mm___|___2,46___|
140/80-18___|_18_|____140____|___80____|___681,2mm___|___4,93___|
Todas as alterações de velocímetro e hodômetro, mencionadas nos posts anteriores, estão relacionadas ao aumento do diâmetro total da roda, o que vai alongar a relação final (a roda gira menos vezes para percorrer uma mesma distância, consequentemente o pinhão vai girar menos, enviando uma informação de velocidade menor para o painel).
O erro adicional expressado no painel será proporcional ao percentual de aumento do diâmetro total da roda alterada.
O Desgaste do pneu mais largo deverá, teoricamente, ser menos acentuado, pois teremos uma superfície maior para distribuir a força peso (menor pressão vertical sobre o pneu). Como não temos tanta cavalaria disponível, o consumo de combustível deverá aumentar, devido à maior massa a ser deslocada (aumentando a inércia) e ao maior atrito (arrasto) do pneu contra o solo. Sem falar que estaríamos sacrificando também os freios que fariam esforço extra pra parar uma roda mais pesada e de maior diâmetro.
Não estou condenando quem pensa em fazer tais alterações, pois eu também penso, mais é bom estar consciente de que o comportamento dinâmico da motoca vai mudar.
Bolei esta tabelinha para ilustrar o quanto, em percentual, se altera na relação final da moto ao se colocar um pneu maior na traseira (desculpem a apresentação tosca).
Med. do pneu |_Aro|Larg. em mm.|Seção (%)|Diâm. Total roda|Diferença %|
120/80-18___|_18_|____120____|___80____|___649,2mm___|_Standard_|
130/80-18___|_18_|____130____|___80____|___665,2mm___|___2,46___|
140/80-18___|_18_|____140____|___80____|___681,2mm___|___4,93___|
Todas as alterações de velocímetro e hodômetro, mencionadas nos posts anteriores, estão relacionadas ao aumento do diâmetro total da roda, o que vai alongar a relação final (a roda gira menos vezes para percorrer uma mesma distância, consequentemente o pinhão vai girar menos, enviando uma informação de velocidade menor para o painel).
O erro adicional expressado no painel será proporcional ao percentual de aumento do diâmetro total da roda alterada.
O Desgaste do pneu mais largo deverá, teoricamente, ser menos acentuado, pois teremos uma superfície maior para distribuir a força peso (menor pressão vertical sobre o pneu). Como não temos tanta cavalaria disponível, o consumo de combustível deverá aumentar, devido à maior massa a ser deslocada (aumentando a inércia) e ao maior atrito (arrasto) do pneu contra o solo. Sem falar que estaríamos sacrificando também os freios que fariam esforço extra pra parar uma roda mais pesada e de maior diâmetro.
Não estou condenando quem pensa em fazer tais alterações, pois eu também penso, mais é bom estar consciente de que o comportamento dinâmico da motoca vai mudar.
Ex-paquerador de tudo que é moto.
Atual feliz proprietário de uma Tenegona 250, com bagageiro Scam e reforço Manivela, bauleto Tex 56l e protetores de mão HPS Protork!
Ride safe, and ride forever!
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