Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 03 Ago 2014, 18:01

Natão escreveu:Nos maggion viper (120/80 - 18 e 90/90 - 21) na Sahara eu uso 28 na dianteira e 32 na traseira... (eles aguentam até 36 psi cada) Isso pra rodar no asfalto... Com o pneu com calibragem menor a moto fica lerda para trocar de direção e tem um comportamento bem arredio nas curvas... No entanto para rodar com pavimentação ruim essa calibragem faz a moto pular mais.

Ah, não se esqueçam que depois de trocar de pneus, colocar novos, e dependendo do pneu, principalmente os Maggion que tem um formato mais em "V" do que em "U", a moto tende a ter outro comportamento mesmo. Toda vez que trocava (sempre usei maggion por gostar dele em todas as situações, desde o preço, ao grip, ao desgaste, nunca peguei com defeito também), a moto inclinava fácil e não voltava (eu que tinha que voltar), o que é uma característica normal quando o pneu tá novo, visto que quando está quadrado, ele tende sempre a jogar a moto para a área de contato máxima com o solo, no caso, a parte quadrada e fica completamente difícil de deitar a moto, ela não vai pq tem um "degrau" próximo a borda, então a tendência é te jogar de volta, ou te jogar de vez, ao passar do limite, daí é chão na certa
Natão.. Blz? Nossa, as rodas da sua são da mesma medida que a ténéré e a calibragem é bem maior... significa que posso subir bem mais a minha né? Segundo o manual, eu uso o psi máximo, 22 x 25, visto que sou pesado. Gostei do grip do pneu e tb tem bastante borracha, visualmente não mudou nada, as ranhuras são praticamente as mesmas.

Rodo no asfalto mesmo, cidade e estrada... Acha que posso manter então uns 26 na dianteira e subir a traseira para uns 26, levando em conta que os Maggion tem formato um pouco diferente e é mais mole? É uma coisa mesmo de sensação minha? Eu que devo definir levando em conta o máximo de 26 psi para cada um deles?
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Leomedlima
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Ago 2014, 10:32
Cidade onde mora: Teresópolis RJ

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Leomedlima » 03 Ago 2014, 18:34

Olá pessoal! Sou novo por aqui, então desculpem se este tema ja foi abordado.. Bom, acabeis adquirir minha teneré 250 e gostaria muito de saber qual o melhor pneu para off road, já que a motoca eh para essa finalidade! Daqui há um mês estaremos viajando para fazer a serra do cipó e gostaria de já estar com a pneuzada apropriada!! Obrigado

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Natão » 04 Ago 2014, 07:42

Então, eu estou acostumado a rodar com calibragem mais alta no asfalto desde o tempo da XR 200... Os Maggion Viper nela duravam de 16 a 20 mil km usando essa calibragem. Nunca tive problema com furos de pneus. É coisa de sensação mesmo, quando tentava usar calibragem abaixo de 25 psi no asfalto sentia a moto estranha, mais complicada de guiar, mudar de direção.

Pode ser que teoricamente, a calibragem que eu utilize 28/32 seja inadequada por "N" motivos. Mas tudo o que eu já testei essa calibragem me passa uma forma de pilotagem mais tranquila e fácil, e nunca comprometeu a durabilidade (acho que um Maggion Viper durar 20mil km um bom tanto).

Tente aumentar um pouquinho, somente, sei lá, 26/26 pro asfalto, ou 25/28 no asfalto (lembrando que o pneu dianteiro 90/90 é maior que o original e exige realmente uma calibragem um pouco mais alta). Já se for andar em estrava não pavimentada, não reconheço um padrão correto, porém eu baixo bem a calibragem, lá pra 12 psi em cada pneu, se as condições forem piores ainda, aí vai pra 10, 9 psi.

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 04 Ago 2014, 09:46

Natão escreveu:Então, eu estou acostumado a rodar com calibragem mais alta no asfalto desde o tempo da XR 200... Os Maggion Viper nela duravam de 16 a 20 mil km usando essa calibragem. Nunca tive problema com furos de pneus. É coisa de sensação mesmo, quando tentava usar calibragem abaixo de 25 psi no asfalto sentia a moto estranha, mais complicada de guiar, mudar de direção.

Pode ser que teoricamente, a calibragem que eu utilize 28/32 seja inadequada por "N" motivos. Mas tudo o que eu já testei essa calibragem me passa uma forma de pilotagem mais tranquila e fácil, e nunca comprometeu a durabilidade (acho que um Maggion Viper durar 20mil km um bom tanto).

Tente aumentar um pouquinho, somente, sei lá, 26/26 pro asfalto, ou 25/28 no asfalto (lembrando que o pneu dianteiro 90/90 é maior que o original e exige realmente uma calibragem um pouco mais alta). Já se for andar em estrava não pavimentada, não reconheço um padrão correto, porém eu baixo bem a calibragem, lá pra 12 psi em cada pneu, se as condições forem piores ainda, aí vai pra 10, 9 psi.
Valeu Natão... Coloquei 25/25 e melhorou consideravelmente a pilotagem, não está mais instável como quando saí da oficina... Para o pneu traseiro mantive os 25, já o dianteiro com 22, sem, chance... Acho que a explicação para isso é o fato de o aro ser menor que o apropriado para o pneu, isso faz com que a banda de rodagem ultrapasse demais o aro (lateralmente) e fica sobrando, aí ele acaba esmagando pois não tem esse apoio do aro e a pilotagem fica instável. Com uma calibragem maior, pneus mais duros, isso de certa forma é "corrigido", pois ele não amassa.
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Radames Aragon » 04 Ago 2014, 10:01

Leomedina, seguinte, procura tópicos sobre pneus Rinaldi RT 36 (verdadeiro on/off) ou pneus de uso misto DuraTraction ou Enduro Sahara 3 (70% on 30% off), pois aqui é sobre pneus maiores pra Té, o q nem é mto recomendado pra Off road.
Leomedlima escreveu:Olá pessoal! Sou novo por aqui, então desculpem se este tema ja foi abordado.. Bom, acabeis adquirir minha teneré 250 e gostaria muito de saber qual o melhor pneu para off road, já que a motoca eh para essa finalidade! Daqui há um mês estaremos viajando para fazer a serra do cipó e gostaria de já estar com a pneuzada apropriada!! Obrigado

grego
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Abr 2013, 18:47
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por grego » 04 Set 2014, 15:03

hsishii escreveu:
Natão escreveu:Então, eu estou acostumado a rodar com calibragem mais alta no asfalto desde o tempo da XR 200... Os Maggion Viper nela duravam de 16 a 20 mil km usando essa calibragem. Nunca tive problema com furos de pneus. É coisa de sensação mesmo, quando tentava usar calibragem abaixo de 25 psi no asfalto sentia a moto estranha, mais complicada de guiar, mudar de direção.

Pode ser que teoricamente, a calibragem que eu utilize 28/32 seja inadequada por "N" motivos. Mas tudo o que eu já testei essa calibragem me passa uma forma de pilotagem mais tranquila e fácil, e nunca comprometeu a durabilidade (acho que um Maggion Viper durar 20mil km um bom tanto).

Tente aumentar um pouquinho, somente, sei lá, 26/26 pro asfalto, ou 25/28 no asfalto (lembrando que o pneu dianteiro 90/90 é maior que o original e exige realmente uma calibragem um pouco mais alta). Já se for andar em estrava não pavimentada, não reconheço um padrão correto, porém eu baixo bem a calibragem, lá pra 12 psi em cada pneu, se as condições forem piores ainda, aí vai pra 10, 9 psi.
Valeu Natão... Coloquei 25/25 e melhorou consideravelmente a pilotagem, não está mais instável como quando saí da oficina... Para o pneu traseiro mantive os 25, já o dianteiro com 22, sem, chance... Acho que a explicação para isso é o fato de o aro ser menor que o apropriado para o pneu, isso faz com que a banda de rodagem ultrapasse demais o aro (lateralmente) e fica sobrando, aí ele acaba esmagando pois não tem esse apoio do aro e a pilotagem fica instável. Com uma calibragem maior, pneus mais duros, isso de certa forma é "corrigido", pois ele não amassa.
E aí hsishii, agora que já faz um mês, o que está achando? Manteve 25/25, ficou bom, estável, não mexeu mais?

Encomendei o dianteiro 90 e traseiro original, devo instalar no sábado!

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por hsishii » 25 Set 2014, 13:36

Valeu Natão... Coloquei 25/25 e melhorou consideravelmente a pilotagem, não está mais instável como quando saí da oficina... Para o pneu traseiro mantive os 25, já o dianteiro com 22, sem, chance... Acho que a explicação para isso é o fato de o aro ser menor que o apropriado para o pneu, isso faz com que a banda de rodagem ultrapasse demais o aro (lateralmente) e fica sobrando, aí ele acaba esmagando pois não tem esse apoio do aro e a pilotagem fica instável. Com uma calibragem maior, pneus mais duros, isso de certa forma é "corrigido", pois ele não amassa.[/quote]

E aí hsishii, agora que já faz um mês, o que está achando? Manteve 25/25, ficou bom, estável, não mexeu mais?

Encomendei o dianteiro 90 e traseiro original, devo instalar no sábado![/quote]

Blz Grego.. Desculpe a demora! Estou satisfeito com os 90/90 da Maggion, mas precisei manter mesmo os 25psi de calibragem, pois com 22 ele esmaga, acho que pelo fato de o aro ser muito estreito para ele. O agarre é muito bom desses pneus, recomendo.

Abç
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Natão » 25 Set 2014, 15:03

O pneu é bom sim...

tem duas situações que eu não o recomendo.: Sobre faixa pintada com chuva (a imensa maioria dos pneus não é, mas esse em especial vira sabão)...
Desgaste, não dura muito... acaba bem rapidinho. De resto, não há o que reclamar.

Tenho usado os 28 psi no dianteiro e 30 no traseiro, mas uso isso numa Sahara.

Guimas
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:30
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Guimas » 25 Set 2014, 17:14

Helano escreveu:Kakko,

Particularmente eu sou totalmente "quadrado" em relação a essas coisas.... eu sou adepto da idéia de que aquilo que engenheiro projetou, estudou, pensou, testou etc. não se deve mexer. Equipar a moto com acessórios e tal, blz.... mas botar pneus maiores, não vejo muito sentido nisso...

Aqui no fórum já teve gente que colocou o 90/90 sim, se não me engano foi o Muruci.

Abraço,

Helano

concordo em partes, você só esqueceu de incluir uma variável que toda empresa considera no seu produto, o CUSTO !!
Acredito que pode sim, ser utilizado um pneu de medidas mais avantajadas na motoca, mas não fazem isso na linha de produção devido ao maior custo....

Abs,

Guimas
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:30
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Pneus Maiores - Ténéré 250

Mensagem por Guimas » 25 Set 2014, 17:17

MURÚCI escreveu:Sim, o meu é. Pra mim ficou ótimo. Bem mais bonito e não prejudicou nada a dirigibilidade... tenho até impressão que ela ficou mais grudada no chão... troquei o aro tb por um 1.85 e vez de 1.60...
Tem foto lá na minha apresentação...
DETALHE: Sá não anda no barro MESMO... pq o pneu passa rente ao paralama...

Qual o custo??

Responder