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MensagemEnviado: 29 Mai 2016, 12:23 
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Registrado em: 27 Fev 2016, 06:34
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Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Há pouco tempo troquei os aros originais por aros de alumįnio e digo q foi a melhor coisa q fiz na moto até agr! Comprei minha té em fev/16 e em maio os aros orig. tavam completamente enferrujados.... postei até fotos no tópico de aros..... em relação aos pneus, vou esperar mais um pouco p ver como ficam os originais metzeler, mas de certo q vou trocar o dianteiro p um 90/90 pois achei o orig. muito fino.


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MensagemEnviado: 29 Jan 2018, 09:27 
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Registrado em: 26 Mai 2015, 10:13
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Cidade onde mora: Palhoça/SC
Revisão dos 40k... Troca dos aros, cubos e raios... Pneus mais largos da Vipal, 130 na traseira e 90 na dianteira... Troca da relação, rolamentos e retentores das rodas... Senti a moto com bastante estabilidade, porém, senti que ficou mais pesada nas curvas... Não sei se foram os pneus mais largos, os aros de alumínio, ou o conjunto.. mas já estou acostumando... Questão de reaprender...
https://imageshack.com/i/poHHv6fnj


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MensagemEnviado: 03 Abr 2018, 09:45 
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Registrado em: 10 Nov 2016, 10:27
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Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Bom dia
Eu instalei o pneu traseiro 130/80 R18 da Vipal, o pneu é otimo, mas como aumentou a circunferencia externa, o pneu ficou mais pesado para o motor girar, então perdi um pouco de arrancada, a moto passou a vibrar mais nas retomadas, em compensação a velocidade final melhorou, a rotação diminuiu um pouco, e o consumo aumentou um pouco também. Eu me arrependi e não faria novamente.


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MensagemEnviado: 01 Jan 2019, 19:38 
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Registrado em: 30 Nov 2018, 08:48
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Localização: Viçosa - MG
Cidade onde mora: Viçosa/MG
Saudações Compatriotas Tenereiros! Esse é o meu primeiro post, pois acabo de chegar ao universo Ténéré (250!) e portanto sou bem inexperiente! Eu fiz a seguinte modificação na minha moto:

1. Roda dianteira: Aro viper 215x19, raios 4mm inox e pneu Metzeler Tourance 100/90
2. Roda trasera: Aro viper 300x17, raios 4mm inox e pneu Metzeler Enduro 3 140/80

A moto ficou linda, evidentemente! E do ponto de vista de ciclística, me senti uma melhora significativa no equilíbrio da moto em baixas velocidades, consigo andar muito mais facilmente com a moto a 5 km/h, ela ficou "mais leve" para segurar tanto sentado na moto quanto ao seu lado (precisa deitar mais a moto para sentir o peso dela). Por outro lado, as guinadas do guidão ficaram obviamente mais pesadas (mais atrito com o solo), e eu até gostei desse peso pois deixou a moto menos "desajeitada", mas com perda de agilidade. Estou bem satisfeito com o quesito ciclistica e manteria a configuração se tudo vier a correr bem do ponto de vista mecanico!

Uma coisa me preocupa. A moto ficou com uma arrancada mais lenta e não passa de 120 km/h de forma nenhuma no plano. A velocidade de cruzeiro real em uma estrada de transito rápido é no máximo 100-110 km/h, caindo bem se tiver longas subidas... enfim, a minha moto é zero, acabei de amaciar (1200 km rodados!) e saiu anteontem da revisao de 1000 km, imagino que tenha vindo bem ajustada da concessionaria.

Pergunto aos mais experientes:

1) Será que há algo errado em termos de ajuste da moto, ou as mudanças nas rodas resultam em uma perda tão grande de velocidade final e arrancada? Eu também troquei a vela por uma Iridium ngk Dr8eix.

2) Seria possível/interessante aumentar a coroa ou diminuir o pinhão para dar mais capacidade ao motor de lidar com rodas mais pesadas e mais atrito com o solo? Alguém já teve experiência com isso? Eu li o tópico de relação de transmissão mas não me ajudou muito...

Agradeço muito a ajuda dos senhores! Valeu!!

ps: assim que eu conseguir, postarei as imagens da motoca e mais impressões a respeito das modificações!


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MensagemEnviado: 08 Jan 2019, 07:31 
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Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Mensagens: 618
Cidade onde mora: belo horizonte/mg
luizc4 escreveu:
Bom dia
Eu instalei o pneu traseiro 130/80 R18 da Vipal, o pneu é otimo, mas como aumentou a circunferencia externa, o pneu ficou mais pesado para o motor girar, então perdi um pouco de arrancada, a moto passou a vibrar mais nas retomadas, em compensação a velocidade final melhorou, a rotação diminuiu um pouco, e o consumo aumentou um pouco também. Eu me arrependi e não faria novamente.

Estou no segundo jogo da vipal e sem arrependimentos, a moto está perfeita, perdemos um pouco em consumo, mas é insignificante.

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___________________________
Alex Fabian
Ténéré 250 2011 preta - Atual
YBR 125 2012
XRE 300 2011 – MOTOTOUR FEST PRADO-BA 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001 – Nordeste do Brasil
Titan 125 2001
XLR 125 1998 – Sul da Bahia 98 e 99


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