Motor de partida

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 29 Nov 2013, 09:21

beleza diogo, mas a minha é uma 2011, as escovas da twister dá também na 2011?

obrigado pela dica,

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor de partida

Mensagem por diegonunes » 29 Nov 2013, 09:38

Sim.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 01 Dez 2013, 17:15

galera, acabei de desmontar meu motor de partida, pois como relatei em mensagens anteriores, na partida o motor não liga e fica só dando uns estalos debaixo do banco, os companheiro aqui do forum deram a dica para trocar as escovas, porém acho muito prematuro uma moto com 26mil km já apresentar esse tipo de problema, então desmontei o motor de partida e conferi as escovas, o manual de serviços diz que as escovas novas tem um comprimento de 12.5mm, as minhas estão com 11mm, ou seja, não desgastou quase nada, o limete é de 4mm, então tá longe do limite minimo, com isso não é possível que sejam as escovas as causadoras desse problema, conferi o relé de partida e está atuando normalmente, observei que o parafuso que liga o cabo ao motor de partida estava um pouco oxidado, limpei, montei tudo, conferi a tensão da bateria 12.3v, normal, dei a partida na moto, tranquilo, tensão na bateria com a moto ligada 14.2v, normal, desliguei e liguei várias vezes e o problema não se apresentou, fiquei animado, achei q fosse só a oxidação apresentada no parafuso do motor de partida, mas para minha decepção, alguns minutos depois fui ligar a moto novamente, e apresentou o mesmo danado do problema, probleminha chato, intermitente, horrível de diagnosticar;
Aperto o botão start e se escuta o relé de partida fechando contato (estalo), mas o mmotor não roda, não dá sinal de vida, como se alguma coisa estivesse isolando entre o relé e as escovas, dai aperto várias vezes e então o motor parte, meu Deus, q defeito chato.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor de partida

Mensagem por diegonunes » 01 Dez 2013, 18:05

Testou a bateria nesse momento em que o motor não deu partida? A luz de injeção se manteve acesa por alguns segundo no painel a pós a partida?

O sistema de carga da sua moto tá perfeito mas 12.3v não é uma boa condição de carga da bateria, bom seria ao menos 12.6v.

Revise o aterramento da moto, principalmente do motor de partida que fica perto do cabo de embreagem, parafusado no bloco do motor.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 02 Dez 2013, 09:16

Valeu diego,
Vou verificar esses pontos, ontém testei várias vezes e o problema não apresentou mais, deixie a moto sem as carenagens hoje pela manhão para testar, mas o problema não apresentou mais, estou andando com o multímetro dentro da mala para no momento que ocorrer eu testar, vai uma pergunta, quando dou partida, a tensão no cabo que vai para o motor marca uns 9v, tá correto? como falei a bateria com a moto desligada tá marcando 12.3v, a luz, buzina, tá tudo normal, dei umas 10 partidas ontém, e a mesma não mostrou sinais de cansaço. Mas valeu pelas dicas, quando tiver novidades informo.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Motor de partida

Mensagem por Kakko » 02 Dez 2013, 09:55

Diel....será que não é o Relé de partida ?? já checou o mesmo ? tá com jeito...
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor de partida

Mensagem por ivojoseaug » 02 Dez 2013, 10:15

Diel, siga o procedimento de teste do manual de serviço para o sistema de ignição. Esse sistema é bem simprão. Quatro coisas podem ser as causadoras: Aterramento, relé, motor ou bateria. O motor é um chupa cabra de corrente, sem corrente, nada feito. Então imagine que o parafuso do aterramento esteja solto e a conexão de alta capacidade de corrente esteja intermitente...não vai girar...o relé, depois de alguns ciclos, se estiver fora de condição ideal, também para de comutar, principalmente se o aterramento estiver deficiente, porque toda a linha de transmissão da corrente elétrica esquenta, agravando o dano no relé. A bateria pode estar contribuindo.

Na minha burgman 125 deu exatamente este problema, depois de muito bater cabeça, descobri o fio principal do aterramento quase partido, só com alguns fiozinhos de cobre segurando ele no lugar, aí dava intermitencia mesmo.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor de partida

Mensagem por diegonunes » 02 Dez 2013, 10:37

Diel96 escreveu:Valeu diego,
Vou verificar esses pontos, ontém testei várias vezes e o problema não apresentou mais, deixie a moto sem as carenagens hoje pela manhão para testar, mas o problema não apresentou mais, estou andando com o multímetro dentro da mala para no momento que ocorrer eu testar, vai uma pergunta, quando dou partida, a tensão no cabo que vai para o motor marca uns 9v, tá correto? como falei a bateria com a moto desligada tá marcando 12.3v, a luz, buzina, tá tudo normal, dei umas 10 partidas ontém, e a mesma não mostrou sinais de cansaço. Mas valeu pelas dicas, quando tiver novidades informo.
Eu considero essa queda de tensão alta, apesar do alto consumo do motor de partida. Isso pode acontecer por dois motivos, bateria com carga defasada ou algum isolamento no circuito.

Antes de trocar o retificador da minha, havia uma queda de tensão assim, bastante acentuada no momento da partida. Como sua moto está gerando muito bem, não há o que desconfiar do sistema de carga. Só pode ser bateria ou mal contato.

Esqueci de mencionar outro detalhe importante, não sei se já foi repassado a você: Confira o botão start lá no punho, desmontando. Tem vários relatos aqui no fórum de mal contato nesse seguimento. Aproveita e verifica os contatos do relê de partida e fusível do mesmo (crosta). Sei que o local é bastante protegido, mas não custa nada né, rs.

Pra descartar problema na bateria, execute uma carga lenta (com ela fora da moto claro, kkkkkk).

Acompanhando.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor de partida

Mensagem por ivojoseaug » 02 Dez 2013, 10:46

Diego, tenho um carregador que nem precisa tirar da moto, excelente mesmo, curte:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aminho-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Como uso rastreador, farol de milha e as vezes ela fica parada no fds, dou uma carga nela de vez em quando, inclusive, da pra usar com a moto ligada!!!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Motor de partida

Mensagem por ivojoseaug » 02 Dez 2013, 10:46

Diego, tenho um carregador que nem precisa tirar da moto, excelente mesmo, curte:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aminho-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Como uso rastreador, farol de milha e as vezes ela fica parada no fds, dou uma carga nela de vez em quando, inclusive, da pra usar com a moto ligada!!!

Responder