Motor de partida

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 02 Dez 2013, 13:24

[quote="Kakko"][b]Diel....será que não é o Relé de partida ?? já checou o mesmo ? tá com jeito...[/b][/quote]

Já testei o rele, tá bom

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 02 Dez 2013, 13:27

[quote="diegonunes"][quote="Diel96"]Valeu diego,
Vou verificar esses pontos, ontém testei várias vezes e o problema não apresentou mais, deixie a moto sem as carenagens hoje pela manhão para testar, mas o problema não apresentou mais, estou andando com o multímetro dentro da mala para no momento que ocorrer eu testar, vai uma pergunta, quando dou partida, a tensão no cabo que vai para o motor marca uns 9v, tá correto? como falei a bateria com a moto desligada tá marcando 12.3v, a luz, buzina, tá tudo normal, dei umas 10 partidas ontém, e a mesma não mostrou sinais de cansaço. Mas valeu pelas dicas, quando tiver novidades informo.[/quote]

Eu considero essa queda de tensão alta, apesar do alto consumo do motor de partida. Isso pode acontecer por dois motivos, bateria com carga defasada ou algum isolamento no circuito.

Antes de trocar o retificador da minha, havia uma queda de tensão assim, bastante acentuada no momento da partida. Como sua moto está gerando muito bem, não há o que desconfiar do sistema de carga. Só pode ser bateria ou mal contato.

Esqueci de mencionar outro detalhe importante, não sei se já foi repassado a você: Confira o botão start lá no punho, desmontando. Tem vários relatos aqui no fórum de mal contato nesse seguimento. Aproveita e verifica os contatos do relê de partida e fusível do mesmo (crosta). Sei que o local é bastante protegido, mas não custa nada né, rs.

Pra descartar problema na bateria, execute uma carga lenta (com ela fora da moto claro, kkkkkk).

Acompanhando.[/quote]





o botão do start tá zerado, limpei tudo, acho que devce ser a bateria, também estou achando a queda de tensão alta na partida. vou dar uma carga na mesma! e conferir o aterramento.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor de partida

Mensagem por diegonunes » 02 Dez 2013, 14:13

Poxa Ivo, show de bola mesmo.

Diel, deve ser mesmo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 10 Dez 2013, 11:57

ai galera, é o seguinte, estou andando com o multimetro na mala, para tentar detectar quando o problema aparecer, porém o problema não apareceu mais, chego as seguintes conclusões:
-A tensão da baterial não está boa, 12.6v, conforme manual recomenda-se carga,
-A moto tá gerando normalmente, 14.3v
-as escovas estão praticamente novas 11mm (novas 12.4mm) limite 4mm
-o relé de partida está com funcionamento normal,
-o botão start está ok, limpinho,
-limpei as conexões do cabo que vai para o motor de partida e do aterramento;
Com isso, acho que o problema foi causado por baixa tensão na baterial em conjunto com a oxidação nos cabos do motor e do aterramento, e para finalizar vou dar uma carga na bateria quando tiver tempo, ou substitui-la;
No mais só alegria, abraço a todos.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Motor de partida

Mensagem por diegonunes » 10 Dez 2013, 13:13

Exato, concordo plenamente.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Motor de partida

Mensagem por Diel96 » 20 Dez 2013, 11:32

aí galera, troquei a bateria, tudo resolvido, o problema sumiu, então fica a lição, se começar a dar problema na partida, escutando só estalo debaixo do banco, isso significa que o relé de partida tá fechando contato porém a bateria tá sem força pra partir o motor, traca-se a bateria e tchau!

Avatar do usuário
dimassan
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 10 Ago 2011, 16:23
Cidade onde mora: Lauro de Freitas-BA
Contato:

Re: Motor de partida

Mensagem por dimassan » 14 Mai 2014, 14:26

Acredito que não seja a bateria pois a minha moto apresenta esses estalos para ligar, entao eu apenas dou uma porradinha (com uma pedra ou algo pesado) e o motor dá partida na motoca.
Troquei a bateria tem 3 dias e o problema continua. OBS: botei bateria de 170 $
Enfim, estou decidido à trocar as escovas do arranque mas o mecânico quer fazer o serviço retirando a tampa lateral do motor :shock: :shock:

Aí eu lhes pergunto, para dar manutenção no motor de arranque é necessario retirar a tampa lateral do motor??? e com isso ter de trocar junta e óleo...
Yamaha XTZ 250 Ténéré (Tzinha)
Sem Limites Moto Grupo

Ziliotto
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 20 Fev 2013, 10:48
Cidade onde mora: Itajaí

Re: Motor de partida

Mensagem por Ziliotto » 22 Fev 2017, 14:07

Diel96 escreveu:aí galera, troquei a bateria, tudo resolvido, o problema sumiu, então fica a lição, se começar a dar problema na partida, escutando só estalo debaixo do banco, isso significa que o relé de partida tá fechando contato porém a bateria tá sem força pra partir o motor, traca-se a bateria e tchau!

Boa tarde Pessoal!

Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com o mesmo problema porém:

- Bateria foi trocada (menos de 6 meses)
- Relé de partida trocada (menos de 6 meses)
- Escovas trocas ontem (22/02/17)
- Alarme foi instalado com cabo dedicado (sem emendas) - e o problema já existia antes de instalar

Na verdade suspeitava da bateria, já estava pra trocar quando tentaram furtar minha moto. Tive que trocar miolo da ignição, fazer o reparo no chicote pois cortaram pra tentar ligação direta. Nessa ocasião fiz a troca do relé, bateria e instalei o alarme. Problema passou alguns meses sem aparecer, até retornar a pouco tempo. A única coisa que não fiz foi a troca do botão da partida, no mais, foi tudo.

Alguém teve mais algum problema assim, ou descobriram outra solução. A Bateria tá gerando carga normal (rodo 80kms todo dia na estrada).

Por favor, já não aguento mais esse leva e traz na oficina :pdavida: :crazy: :cry:

Obrigado pessoal!

BOAVENTURA
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jan 2017, 21:47
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Motor de partida

Mensagem por BOAVENTURA » 24 Fev 2017, 18:51

Na boa, Troque o Relê novamente. A minha teve esse problema por muito tempo. Troquei bateria, melhorou, mas depois voltou. Então troquei o rele, e nunca mais deu problema.

Avatar do usuário
dimassan
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 10 Ago 2011, 16:23
Cidade onde mora: Lauro de Freitas-BA
Contato:

Re: Motor de partida

Mensagem por dimassan » 25 Fev 2017, 10:18

Na minha o problema foi a bateria.
Yamaha XTZ 250 Ténéré (Tzinha)
Sem Limites Moto Grupo

Responder