Pressão dos pneus

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por LMattosBS » 27 Jun 2013, 15:42

Posso levantar uma questão muito importante que andei lendo no manual de serviço da yamaha, pagina 2-10!!!

Imagem

Seriam:
SEM garupa:
33 psi o dianteiro e 22 psi o traseiro

COM garupa:
33 psi o dianteiro e 25 psi o traseiro

O pneu 120/80-18M/C 62S pode ser usado como dianteiro ou traseiro por isso tem as opções.....
Errei a interpretação????
Que informação esta correta?
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Jun 2013, 15:53

Não, acho que confundiu algo aí tanto eles quanto a gente, na verdade ele descreve o pneu e suas pressões que eles suportam, mais em conjunto o dianteiro usa tanto com o traseiro até 90kg e acima disso usa tantos psi em conjunto.

Na verdade fizeram uma salada...mais o certo é a segunda parte, o traseiro não dá pra ser usado na frente, aros, paralama e ciclistica...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por LMattosBS » 27 Jun 2013, 21:04

Salada mesmo...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por Balutzen » 29 Jun 2013, 09:44

as medidas no manual (no frio) são:

-90kg

Dianteiro: 18psi
Traseiro: 22psi


+90kg

Dianteiro: 22psi
Traseiro: 25psi

--

Eu coloco 21 na frente e 24 atrás pra ficar no meio termo, peso 120kg.
Imagem

Avatar do usuário
Borsator
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:00
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Santa Cruz / RJ

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por Borsator » 30 Jun 2013, 21:46

Quanto a pergunta inicial do tópico, rodo diariamente mais de 100 km com minha Tenere e uso a pressão para 2 pessoas indicada pelo fabricante: 22 psi na frente e 25 psi no pneu traseiro. Mantenho os pneus originais (já troquei 1 dianteiro e 2 traseiros), tenho a moto desde setembro de 2012 e rodei cerca de 22.000 km. Pego estrada e trânsito pesado para ir e voltar do trabalho e a moto nunca me deixou na mão, nunca houve qualquer deficiência do equipamento quando andando em velocidades de 120 km ou num corredor. Ou seja, põe a pressão que o fabricante indicou, o pneu que o fabricante indicou e curte a moto. Verifico uma vez por semana, religiosamente, a calibragem. Espero ter ajudado. Boa noite.
Ricardo Borsato
Yamaha Ténéré 250

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por cariocarj » 01 Jul 2013, 16:56

irmão,

Todos os testes são feitos, antes da moto ser vendida. Meu mecanico dizia para calibrar acima, o pneu ficava muito duro, começou a chover e a moto escorregou fácil. Resultado, se eu tivesse seguido o que manda o manual não teria escorregado.

Os técnicos sabem o que dizem, pois fazem muitos testes antes de colocar a moto a venda. Eu calibro 22 e 25.

abração e boas estradas com segurança!
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por motown » 17 Jul 2013, 19:07

foi só eu postar que a calibragem se mantinha constante, :mudo:
agora toda semana perdem 3 libras :pdavida:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por ventania » 18 Jul 2013, 16:32

Borsator escreveu:Quanto a pergunta inicial do tópico, rodo diariamente mais de 100 km com minha Tenere e uso a pressão para 2 pessoas indicada pelo fabricante: 22 psi na frente e 25 psi no pneu traseiro. Mantenho os pneus originais (já troquei 1 dianteiro e 2 traseiros), tenho a moto desde setembro de 2012 e rodei cerca de 22.000 km. Pego estrada e trânsito pesado para ir e voltar do trabalho e a moto nunca me deixou na mão, nunca houve qualquer deficiência do equipamento quando andando em velocidades de 120 km ou num corredor. Ou seja, põe a pressão que o fabricante indicou, o pneu que o fabricante indicou e curte a moto. Verifico uma vez por semana, religiosamente, a calibragem. Espero ter ajudado. Boa noite.


Borsator, tudo bem. ;) ;)



Se voce pesar até 85kg, não coloque a pressão máxima no pneu traseiro, se quizer é lógico, ou seja 25psi, porque além de desgastar um pouco mais a suspesão traseira, o desgaste do pneu trazeiro será maior também, coloque 23 libras no traseiro que estará muito bom, no pneu né :mrgreen: .

Avatar do usuário
Borsator
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:00
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Santa Cruz / RJ

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por Borsator » 20 Jul 2013, 22:58

ventania escreveu:
Borsator escreveu:Quanto a pergunta inicial do tópico, rodo diariamente mais de 100 km com minha Tenere e uso a pressão para 2 pessoas indicada pelo fabricante: 22 psi na frente e 25 psi no pneu traseiro. Mantenho os pneus originais (já troquei 1 dianteiro e 2 traseiros), tenho a moto desde setembro de 2012 e rodei cerca de 22.000 km. Pego estrada e trânsito pesado para ir e voltar do trabalho e a moto nunca me deixou na mão, nunca houve qualquer deficiência do equipamento quando andando em velocidades de 120 km ou num corredor. Ou seja, põe a pressão que o fabricante indicou, o pneu que o fabricante indicou e curte a moto. Verifico uma vez por semana, religiosamente, a calibragem. Espero ter ajudado. Boa noite.


Borsator, tudo bem. ;) ;)



Se voce pesar até 85kg, não coloque a pressão máxima no pneu traseiro, se quizer é lógico, ou seja 25psi, porque além de desgastar um pouco mais a suspesão traseira, o desgaste do pneu trazeiro será maior também, coloque 23 libras no traseiro que estará muito bom, no pneu né :mrgreen: .

Ventania, boa noite.

Faz sentido a sua dica. Um meio termo. Depois que experimentar eu posto minhas impressões.

Abraço.
Ricardo Borsato
Yamaha Ténéré 250

Rodrigo_RDG
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Nov 2013, 18:43
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Pressão dos pneus

Mensagem por Rodrigo_RDG » 06 Dez 2013, 17:16

Pessoal...

Hoje 06/12/2013

Aconteceu algo na minha ténéré que tem apenas2.800 Km rodados (pneu tá novo) e eu sempre calibro segundo o manual para andar com carga ( garupa ).
Hoje estava levando a moto para trocar somente o óleo antes da revisão dos 5.000Km e passei em cima de 1 sonorizado de asfalto ( uns chamam de tachões outros de tartaruga ) com a roda dianteira para desviar de um zé mané que falava ao celular dirigindo uma BMV ( Brasilia Muito Velha) e mudando de faixa...Enfim quando cheguei na Yamaha e parei a moto percebo o pneu esvaziando...Pensei deve ter um prego...Olhei e nada...Quando o consultor veio falar comigo e comentei do pneu e ele também verificou que não tinha prego e perguntou se eu estava andando com pneu vazio...eu disse que 22Psi segundo o manual...e que eu tinha passado em um sonorizador de asfalto a caminho da CC...Nisso ele responde...A câmara de ar mastigou...Eu perguntei como assim ele respondeu que já aconteceu com outro cliente e me recomendou colocar de 28 até 30 Psi na dianteira...Eu fiquei sem entender nada !

Acompanhei ele tirar a câmara de ar e realmente não tinha fura...tinha um pequeno corte de um pouco mais de 0,5cm devido ao tal mastigado do aro com a pancada.

Ele colocou o remendo frio igual aos de bicicleta só que maior e disse que não tinha necessidade de trocar a câmara de ar !

Responder