Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por diegonunes » 02 Jun 2015, 17:33

Rapaz, o mecânico dizer que encontrar o PMS desse motor é meio chato, tá querendo valorizar o trabalho dele demais, rs.
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por vdfritz » 02 Jun 2015, 21:24

tinha usado alicate de pressão pra tirar a tampa da válvula no último ajuste e agora não sai mais de jeito nenhum (com o mesmo alicate, fica estragando a porca) se alguém cometer o erro de apertar demais, providencie logo uma chave 24mm

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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Arraes » 04 Jun 2015, 21:36

Excelente tutorial :thumbup:

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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por tucho » 05 Jun 2015, 08:38

Tirar a tampa da válvula foi sofrível. Mesmo com a chave 24mm.

Como machucou a cabeça do parafuso, levei no torneiro e reduzi para 22mm. Ficou novo e sem folga para chave.

A última verificação foi na CC com 15.000. Hoje com 43.000 a válvula de exaustão estava presa, regulei para 0,10. Admissão estava legal.

Aproveitei a trabalho, desmontei e limpei o corpo de injeção. Estava bem sujo com uma borra de combustível. As borrachas de vedação estavam boas.
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por diegonunes » 05 Jun 2015, 10:05

Sabe pq é ruim tirar com uma chave 24mm? A medida é em polegada, heheheh, sério.

Experimentem usar uma 15/16" pra ver. 15/16" são 23,8 mm.
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por vdfritz » 05 Jun 2015, 10:22

tucho escreveu:Tirar a tampa da válvula foi sofrível. Mesmo com a chave 24mm.

Como machucou a cabeça do parafuso, levei no torneiro e reduzi para 22mm. Ficou novo e sem folga para chave.

A última verificação foi na CC com 15.000. Hoje com 43.000 a válvula de exaustão estava presa, regulei para 0,10. Admissão estava legal.

Aproveitei a trabalho, desmontei e limpei o corpo de injeção. Estava bem sujo com uma borra de combustível. As borrachas de vedação estavam boas.
o que precisa ser removido pra limpar a admissão? fui desmontando a moto e não chegava a lugar nenhum, ai desisti, quero tentar de novo sabendo o q to fazendo hehe



diegonunes escreveu:Sabe pq é ruim tirar com uma chave 24mm? A medida é em polegada, heheheh, sério.

Experimentem usar uma 15/16" pra ver. 15/16" são 23,8 mm.
hmmm ainda não tinha comprado a chave, vou procurar essa ai, boa dica!

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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por tucho » 05 Jun 2015, 20:17

AGORA QUE VC AVISA, DIEGO???!!!!! hahahaha

A minha virou 22mm então essa dica é muito boa para os desavisados.


:offtopic:
vdfritz, vc quer saber sobre o corpo de injeção?

Para tirar o corpo são duas abraçadeiras e soltar os cabos do acelerador. O corpo fica na pressão entre dois tubos de borracha. De um lado a caixa de ar do outro o cabeçote.
Ele sai puxando mesmo, para colocar é um pouco mais enjoado.

A moto estava sem o tanque.

Para desmontar e limpar esses dois videos ajudaram. Comprei um spray descarbonizante/ limpa TBI que é bom para tirar a sujeira.
https://www.youtube.com/watch?v=CHLjAQosK4k" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.youtube.com/watch?v=VYZljZO8Aec" onclick="window.open(this.href);return false;

Lido no Highlanders: http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 1f9b31d3e6" onclick="window.open(this.href);return false;
:offtopic:
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Raphael Icaro » 06 Jun 2015, 16:09

Boa mesmo. Parabéns...
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por allex2000 » 15 Jun 2015, 08:46

edvar escreveu:Opa ja ia perguntar isso de qual folga usar
Minha dúvida é a seguinte, usando a valvula em de admissao com 0,05 de folga qual a vantagem e usando em 0,10?
No escape a mesma coisa, o que é melhor? usar o limite inferior ou superior?
Edvar, o ideal é ajustar no meio desses limites pois qualquer variação pra mais ou pra menos ainda deixa o motor trabalhando o mais corretamente possível. Ajustar em um dos limites arrisca que se as válvulas desregularem naquele sentido, ficaram presas ou soltas demais....

Esse intervalo de 0,05 á 0,1 é a recomendação de tolerância pela fábrica, ali entendesse que as válvulas vão abrir e fechar por completo. Na válvula presa, ela não fecha 100 % e na solta, não abre 100%....eu entendo que é melhor solta, mas de qq forma, vai perder rendimento...

Eu sempre regulo no meio, ex:

ADMISSÃO (0,05 ~ 0,1) - regulo com 0,08
ESCAPE (0,08 ~ 0,13) - regulo com 0,1
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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Mensagem por Kakko » 17 Jun 2015, 12:03

Peraí...polegada ?? a chave é 24...mas tem a folga senão não encaixa Diego. :mrgreen:
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