Ténéré 250 - Ruídos do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ruídos no motor - Ténéré 250

Mensagem por Fender » 02 Jul 2011, 01:45

Noto na minha T250 que até 3500 RPM vibra bastante, daí para cima fica mais redondo,
na Fazer eu chegava andar a 2500 - 3000RPM e o motor girava liso, estou achando estranho.
A moto de vocês tbem vibra em baixa rotação? A frente dela fica vibrando, passando do 3500RPM fica normal.
Imagem

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ruídos no motor - Ténéré 250

Mensagem por Petrel » 03 Jul 2011, 17:38

Me parece que a Y economizou dois suportes no quadro e um parafuso na fixação do motor. observe que existe um furo na carcarça do motor logo na frente dele que não é usado, acho que esse mesmo furo é usado na Fazer, talvez esteja ai a diferença.
Outro dia fiz uma verificação após perceber um acréscimo de vibração no motor e pra minha surpresa todos os parafusos de fixação do motor estavam FOLGADOS (moto com 4kkm). após um reaperto geral melhorou muito a vibração do motor. sugiro utilizar chave de colar/estria 14mm de boa qualidade, não use chave de boca padrão robby/tramontina por exemplo.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ruídos no motor - Ténéré 250

Mensagem por Fender » 03 Jul 2011, 21:13

Valeu Petrel, vou dar uma verificada nos parafusos, a minha está vibrando muito em baixa.
Imagem

frostAlves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por frostAlves » 01 Set 2011, 19:54

Percebo um ruído também, mas não sei se é o mesmo ruído que vocês comentaram.

Eu percebo o ruído dependendo da posição que a manopla do acelerador se encontra. Se eu estou tocendo a manopla, acelerando, não há ruído algum, mas quando eu giro a manopla para frente, no intuito de desacelerar o motor, eu escuto esse ruído, que parece uma vibração, independente da velocidade que estou andando, o mesmo acontece se eu mantenho a manopla nessa posição onde o barulho aparece.

Estou meio preucupado, esse é o ruído que vcs dizem ser característico do motor?

Tentei fazer o teste que comentaram, deixando a moto no neutro e acelerando o motor, mas o ruído nao apareceu. O mesmo se eu desço uma rua "na banguela" por exemplo, oque quer dizer que não é um ruído das caranagens, só se fosse o caso do motor vibrando e provocando esse ruído na caranagem, isso é, se for na carenagem mesmo.

Salvador
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Salvador » 02 Set 2011, 10:13

frostAlves

Pode não ter nada em haver, mas eu tinha um problema muito semelhando na minha antiga moto quando desacelerava (usando freio a motor) pela posição ate achava que era motor, só depois de muito tempo consegui identificar que era corrente.

frostAlves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por frostAlves » 02 Set 2011, 13:43

Eu vou observar isso melhor. A corrente estava solta, era isso?

Obrigado pela resposta!

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Fender » 02 Set 2011, 14:35

Até agora não melhorou nada a vibração, na revisão dos 1.000 vou reclamar, a Fazer não era assim,

o motor era bem mais liso, não sei se as Fazer's novas (com sonda) tbem são assim.

Parece que o motor não tem torque nenhum em baixa, em vez do giro subir, o motor treme.
Imagem

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Jonathan » 02 Set 2011, 14:43

Já escultava esse barulho na minha antiga Lander. Quando peguei a T250 tava achando um barulho lindo, só o ronco do motor, bem grave, mas de repente começou o barulho igual a Lander. Eu chego a pensar q é o protetor de cárter que está folgado e fica vibrando, mas é característico do motor mesmo.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Kakko » 04 Set 2011, 00:39

Pessoal.

Essa semana deixei a Té no mecânico para fazer uma troca de retentor da bengala e verificar válvulas.

Após regulagem das válvulas, melhorou muito o ruido do motor...a marcha lenta melhorou tbm, inclusive a aceleração.

Valeu a inspeção e regulagem :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Rato@
Visitante
Visitante

Barulho no Motor

Mensagem por Rato@ » 05 Out 2011, 11:35

Pessoal, tenho ouvido falar sobre o barulho dos motores 250 da Yamaha e até certo ponto parece normal, mas o lance é que de uns tempos pra cá tenho percebido um barulho diferente na parte do motor da Minha T. 250, é um barulho como se aquela capa de metal cromado que nos protege do cano de escape estivesse solta, é um barulho de metal vibrando suavemente. A capa protetora do escape está bem firme!
Percebo que o barulho desaparece depois de alguns kilometros rodados, não sei se é porque a moto esquenta...sei lá...
Alguém aqui já percebeu algo parecido??? Se sim, sabem se é normal ??

Abx! :rock:

Responder