Ténéré 250 - Ruídos do motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por nerywfilho » 20 Jul 2014, 19:53

frostAlves escreveu:Percebo um ruído também, mas não sei se é o mesmo ruído que vocês comentaram.

Eu percebo o ruído dependendo da posição que a manopla do acelerador se encontra. Se eu estou tocendo a manopla, acelerando, não há ruído algum, mas quando eu giro a manopla para frente, no intuito de desacelerar o motor, eu escuto esse ruído, que parece uma vibração, independente da velocidade que estou andando, o mesmo acontece se eu mantenho a manopla nessa posição onde o barulho aparece.

Estou meio preucupado, esse é o ruído que vcs dizem ser característico do motor?

Tentei fazer o teste que comentaram, deixando a moto no neutro e acelerando o motor, mas o ruído nao apareceu. O mesmo se eu desço uma rua "na banguela" por exemplo, oque quer dizer que não é um ruído das caranagens, só se fosse o caso do motor vibrando e provocando esse ruído na caranagem, isso é, se for na carenagem mesmo.
Estou a duas semanas com a moto e só percebi este barulho numa viagem de 300km com garupa. Da impressão de ser realmente a corrente frouxa na coroa menor, perto do pé esquerdo. Impressionante que só com garupa mesmo. Vou relatar isso na revisão de 1000km.
felipeseidel escreveu:Fala galera!
Minha Tenere começou com um barulho que eu não sei se vem do motor.
Só faz esse barulho quando estou com carona. Eu peso 96kg e esse carona 50kg.
E é somente quando eu acelero. Fica fazendo um "tchec tchec".
Alguém sabe o que pode ser?
Abraços
Na verdade só acontece comigo quando solto o acelerador. Ou descendo ladeira pois é quando a corrente não está sendo tencionava. O que fazer pra resolver isto que só ocorre com garupa?
"Para que usar drogas, se existem as motos"

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 20 Jul 2014, 22:26

o meu problema parece que é o mesmo que o felipe falou
ocorre mais forte quando estou com garupa, mas sozinho tbem ocorre.
ja pensei tbem que pode ser da relaçao da moto. sera? ou vem do motor?
a minha relaçao eu deixo sempre lubrificada e bem tensionada (corretamente, sem muita folga ou muito esticada)
mas as vzs acho q vem do motor msm
alguem achou a soluçao pra isso?

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por nerywfilho » 22 Jul 2014, 21:33

Problema resolvido UFA. Era só aperto e lubrificação da corrente.
"Para que usar drogas, se existem as motos"

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 01 Ago 2014, 20:31

galera, o problema do toc toc alto parece que achei, provavelmente é o pinhão que esta no osso, mas o resto da relação (corrente e coroa) ainda estão bons.
me recomendaram trocar o pinhão e rodar até a relaçao acabar por completo.
achei apenas o pinhão de 13 dentes da marca eco. Essa marca é boa?
o original é 13 dentes mesmo?

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Saviczki » 30 Ago 2014, 17:04

Olá pessoal,

Sou novo aqui, acabei de me cadastrar, tenho minha Tenere desde 2012, hj com 28.000km e também tenho esse barulho, com o garupa o barulho fica ainda mais forte até onde descobri este barulho é da relação, mais precisamente no pinhão, quando estica e lubrifica a corrente diminui, mas nao para. na tna proxima semana vou trocar o o kit e se o barulho desaparecer eu volto pra postar.

eu mesmo
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Nov 2013, 04:44
Cidade onde mora: guara
Localização: guara-SP

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por eu mesmo » 30 Ago 2014, 23:41

galera, troquei o pinhão e o "toc toc" sumiu, era mesmo problema de pinhão gasto, menos mal...
agora, como não achei apenas o pinhão pra vender tive que trocar o kit pinhão e coroa e mantive a corrente que aparentemente ainda estava boa.
será que aguenta ainda sem problemas? ou a corrente vai desgastar prematuramente o pinhão e a coroa?

Thiago Ras
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 27 Ago 2012, 14:09
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Thiago Ras » 08 Set 2014, 17:08

Olá todos,

O motor da minha T250 está fazendo um ruído bem estranho, estou com ela desde zero e estou quase chegando em 70 mil kms,
então sei que não é o ruído característico dos motores 250 com refrigeração a ar da Yamaha.
Até pq é um ruído como um assovio, entre 3000 e 4000 rpm, mesmo sem carga (motor em neutro),
isso indica que é interno ao motor, já troquei o óleo e o barulho continuou, alguém já passou por algo parecido?
Imagem

Lipefelipess
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 10 Dez 2014, 19:41
Cidade onde mora: Itapecerica da Serra, Sp
Localização: Itapecerica da serra

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Lipefelipess » 18 Dez 2014, 15:49

A minha está com 40km acabei de trazer para casa.
Adorei a moto, venho de uma relação de2 anos com uma cg150.
q primeira impressão foi sensacional, mto facil de pilotar, já peguei o corredor da marginal de cara, sem erro e logo a regis Bittencourt.
mas na regis quando estava de 5ª a 90km/h achei o motor mto barulhento e com vibrações, na hora que cheguei em casa parecia estar batendo válvula.
agora a pouco liguei novamente o barulho estava menor doque quando cheguei.

eh normal ese barulho agora no começo?

o freio trazeiro esta pior que a lona da cg. mas acredito que com mais uns 40 km ele se achega.

valew
Felipe :risadona:
Felipe Santos
XTZ Ténéré 250 Azul

Marcos Alligator
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Out 2014, 19:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por Marcos Alligator » 17 Jan 2015, 15:34

Galera. Minha Tê está com um barulho horrível. Já ouvi de tudo no fórum, mas andei em outras e não tem esse barulho. Dois mecânicos de CONFIANÇA me falaram batendo balancins. Duas concessionárias Yamaha não admitem problema. E na hora que quebrar geral??
Sahara Roxa 1997
Ténere Cinza 2015

Avatar do usuário
MOTOR Ténéré
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Out 2014, 10:16
Cidade onde mora: jaragua do sul/SC

Re: Ténéré 250 - Ruídos do motor

Mensagem por MOTOR Ténéré » 28 Jan 2015, 09:12

Bom dia!!
Comprei minha Tenere 250 em setembro/2014 e percebi essa semana que o motor na parte externa está úmido com óleo estou preocupado, vocês tem noção do que possa ser, tenho a revisão dos 5mil km na próxima semana e quero saber quais a possíveis causas.

Desde já muito Obrigado.

Responder