Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por allex2000 » 19 Abr 2013, 06:19

A revista 2 Rodas de Setembro/2009 fez uma matéria onde após rodas 50.000km com uma Lander (mesmo motor e quadro da TNR250) desmontou a moto toda e para a surpresa o motor estava como novo! Eu comprei a revista direto na editora, e escaneei a matéria para que vocês possam apreciar, segue:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para a maioria de nós que gosta de viajar e acaba acumulando muitos Kms na moto, vale a pena ver que o motor aguenta bem!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por Jotace » 19 Abr 2013, 08:43

Essa matéria sempre me chamou a atenção.

A eficiência do "pequeno" motor é inegável. É pau pra toda obra. :thumbup:
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por Kakko » 19 Abr 2013, 08:50

esse motor é uma pequena maravilha :palmas:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por tiagokxuera » 19 Abr 2013, 11:56

Igualzinho minha antiga XRE:
Um pastilhamento de válvula aos 4.000Km, outro aos 13.000Km e outro com 19.000KM...
:lol: :lol: :lol:

Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por Monteiro » 19 Abr 2013, 21:20

Fala Kxuera;
a minha XRE tá "melhor" que a sua...
pastilhamento aos 4.000, aos 8.000 e agora c/ 10.e poucos tem que fazer outro... :crazy:
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
Sloth
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 16 Mar 2013, 10:49
Cidade onde mora: cataguases-mg

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por Sloth » 21 Abr 2013, 12:58

Caras, foi por isso que escolhi a tenere ao invés da xre, pois eu viajo todos os dias, é coisa de 2500 km por mês, eu quero um trator e não um brinquedo, pois eu uso mesmo
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
Albert Einstein

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por allex2000 » 22 Abr 2013, 06:25

Nossa! Então fazer uma viajem bem longa com a XRE seria complicado, tipo aquelas viagens que fazem para o Atacama, américa do sul em geral, ou atravessar o Brasil...se não houver uma concessionária Honda no caminho a coisa complica!! Uma aventura grande só com mecânico na garupa e peças no baú...rsrsrsrsrsrs

É por isso também que fico com a Yamarrenta!! :rock:

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por Monteiro » 25 Abr 2013, 02:11

Sloth escreveu:Caras, foi por isso que escolhi a tenere ao invés da xre, pois eu viajo todos os dias, é coisa de 2500 km por mês, eu quero um trator e não um brinquedo, pois eu uso mesmo
mas a XRE é um trator, valente c/ freios ótimos, bom torque, boa de final,
ciclistica muito boa, é uma ótima moto porém requer manutenção periódica antes,
(ajuste de válvulas)
ou seja 4 em 4.000... na Te, são de 5 em 5.000...
realmente isso é um saco, foi projetada p/ dar mão de obra p/ as oficinas...
é como se fosse um carro c/ 16 válvulas, se uma delas sai um pouco do padrão,
os pilotos mais "chatos" como eu, sentem logo...
nas 2013, as manutenções programadas passaram de 4 em 4.000kms p/ 8 em 8.000kms...
2.500 kms por mês... tá de boa p/ a XRE...
tem uma galera que conheço que faz isso ai em dois dias!!! e de XRE!!!!
allex2000 escreveu:Nossa! Então fazer uma viajem bem longa com a XRE seria complicado, tipo aquelas viagens que fazem para o Atacama, américa do sul em geral, ou atravessar o Brasil...se não houver uma concessionária Honda no caminho a coisa complica!! Uma aventura grande só com mecânico na garupa e peças no baú...rsrsrsrsrsrs

É por isso também que fico com a Yamarrenta!! :rock:

abs!
rsrsrs...
em tese seria,
as 2013, por ex. de 8. em 8.000 kms, teria que fazer as revisões (regular válvulas)...
Verifiquem no manual da moto de vocês.
A inspeção de folga de válvulas deve ser feita a cada 5.000 KMs.
eu por ex. exijo muito da moto, quando percebo que está um pouco desregulada,
fico agoniado e reclamo aos 4 cantos do mundo...
mas tem milhares de XREs que não dão problema...
a minha 11/11 nunca vazou óleo...
é que, o que fica em evidência são as reclamações...
por esta questão das regulagens de válvulas, a Te é melhor...
parabéns pelo motorzinho da Te, durável e confiável,
p/ quem não quer se preocupar, (o que é o correto), essa é a moto de pequeno porte!
mas também precisam de regulagens, c/menor frequência mas precisam...
ou seja de 5 em 5.000...
:joinha:
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por tiagokxuera » 05 Ago 2013, 09:35

Completando o que eu disse, a minha ex-XRE, deu mais um pastilhamento.
Agora aos 30K, porém não mais na minha mão...
:crazy:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Desmontagem e diagnóstico de nossos motores aos 50.000km

Mensagem por ivojoseaug » 05 Ago 2013, 12:29

rodei 880 km em dois dias fazendo uma tripzinha com a tenere, o motor parece um relógio suiço.

Responder