A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por cassioxtz » 21 Fev 2013, 14:08

Pessoal,

Desde que comprei a minha Ténéré 250 percebo que o filtro de óleo dela entra esmagado na tampa do motor.

Dai estou utilizando um de inox onde meu pai fez uma raspagem nele com a micro retífica até eu ter $$ pra comprar uma tampa nova.

Na época eu até perguntei na cc onde eu comprei ela e fizeram vista grossa falando que era normal. Se isso fosse normal na minha ex-Lander seria assim e na XT 225 também e não é, pois o filtro não deve ficar esmagado quando a tampa for colocada no lugar mas sim deve ficar encaixado normalmente sem forçá-lo.

Creio que na usinagem da carcaça, a minha tampa foi premiada com a medida fora da especificação para encaixe com o filtro. Porque normal isso não é.

A Lander até 2009 tem o código dessa tampa diferente da Té e as de 2011 em diante são iguais.

1S4-E5421-00 - TAMPACARCAÇA 2 - R$198,00 (Lander)
44C-E5421-00 - TAMPACARCAÇA 2 - R$199,00 (Ténéré e Lander 2011 em diante)

Quando vocês forem fazer alguma verificação no filtro de óleo da Té de vocês, ou troca. O que seja, verifiquem se o filtro dela fica esmagado como o meu fica.

Vejam abaixo como ficou o filtro de óleo da minha quando eu retirei, não saia de jeito nenhum, pois aonde ele encaixa dentro da tampa sempre entrava e no fundo ficava forçado onde somente fechando com a tampa e os parafusos ele ficava encaixado.

Imagem

O Meu medo seria comprar a tampa nova da Té e o filtro ficar forçado nela, uma vez que o filtro é o mesmo da Lander.

Por isso peço a opinião de vocês.

Abs,
Editado pela última vez por cassioxtz em 21 Fev 2013, 20:36, em um total de 2 vezes.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Davig3
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Ago 2012, 08:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: são paulo/sp

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por Davig3 » 21 Fev 2013, 14:15

nao tem nada de errado com sua tampa, vc vai jogar dinheiro fora se comprar outra. troque a marca do filtro que usa, eu estava colocando um da marca autotec e ficava grande entrando forçado, depois achei da valflex e agora fica certinho..

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por cassioxtz » 21 Fev 2013, 14:23

Davig3,

Mas o filtro de óleo que eu sempre utilizei foi o original Yamaha desde a Lander, então se na Lander o filtro não entrava forçado, porque na Té tem que entrar? Não vejo justificativa para isso e sim que a usinagem dessas carcaças mudaram a (qualidade) desde que eu tive Lander.

Pois como eu sou muito detalhista, as vezes até demais percebo que nesses motores 250 novos da Yamaha de 2009 pra cá estão ficando com muitas rebarbas/saliencias na carcaça como se fossem rachaduras.

Vejam a de voces, depois comparem e me digam.

Vlw.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por diegonunes » 21 Fev 2013, 14:27

Cassio, tome muitíssimo cuidado com essa situação, não é de forma alguma normal o filtro se deteriorar ou ficar preso. A moto pode ter sérios danos, pode haver alguma dificuldade de lubrificação.

O normal é ocorrer um ligeira contra pressão do filtro contra a carcaça e a tampa do filtro, é essa contra pressão que vai manter a passagem do óleo no corpo do isolada.

Esse filtro não foi colocado ao contrário não? A borracha fica pra fora e a válvula by pass para dentro. As tampas e filtros são iguais. A diferença no código da peça modifica por causa do modelo da moto, nesse caso.

A tampa lateral que comporta o alojamento do filtro é a 1, não a 2.

Recomendo os filtros da marca Vedamotors.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por cassioxtz » 21 Fev 2013, 14:43

Diego,

Eu não montei o filtro errado não. Eu sempre tomei muito cuidado com isso.

Eu sei que a borracha tem que ficar p/ o lado de fora e o cara só erra na montagem creio eu se ele for mto ignorante. Pq no filtro tem o furo aberto pra vc colocar a tampa guia e fechá-lo.

Acho q o problema da carcaça da minha foi a usinagem da peça fora da especificação.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por Kakko » 21 Fev 2013, 15:13

Cassio...essa sua situação é atípica ao meu ver.

Eu já percebi diferença de dimensões entre marcas....uma vez comprei um filtro "importado" da RPC (China)..e este era um pouco maior no comprimento... 1mm...medido no paquímetro....percebi quando fui montar. Desisti da montagem e fui procurar o Valflex que é o que eu uso geralmente. esse sim foi tranquilo.

Quanto a medida da tampa estar fora de medida, seria interessante ver de outra moto ou na CC , comparando com a da sua moto.

Nota: Veja bem....quando se coloca o filtro e põe a tampa , vai ficar uma distância entre a tampa e bloco de aprox 1 a 2 mm...mas depois que coloca os parafusos e vai apertando fica tudo em ordem.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegopaul
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Mai 2012, 12:47
Cidade onde mora: Cianorte - PR
Localização: Cascavel - PR

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por diegopaul » 21 Fev 2013, 19:58

Tenho dois filtros novos aqui, um Vedamotors e um Original Yamaha. Comparando os dois, o original é ligeiramente maior (quase 1mm) que o Vedamotors.
Vedamotors: 45,50 mm
Original: 46,35 mm

Comparando a válvula by-pass, a mola do filtro original tem um pouco mais de carga que o Vedamotors.
Na próxima troca vou colocar o original ver como fica a montagem.
Ex: XTZ 250 Ténéré - Preta - 2011
Atual: XT660R - Preta - 2012

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por cassioxtz » 21 Fev 2013, 20:43

Kakko e pessoal,

Obrigado pelas dicas, meu pai que tem Lander já tinha medido o filtro de óleo e realmente deu uma pequena diferença do original para os paralelos. O que eu não entendo é porque o original que deveria encaixar como uma luva na minha Té não encaixa. Já na minha ex-Lander, Lander do meu pai e XT 225 encaixam perfeitamente com as devidas folgas e o filtro não fica forçado na carcaça.

Vou testar o da Vedamotors e Valflex.

:offtopic: Só aproveitando, a Lander do meu pai 2007 já está com quase 100.000kms e o motor firme e forte. Ele só teve que trocar o parafuso do balancim pq um deles estava afundando no topo da valvula, mas como ele pegou um cabeçote completo a preço de banana, acabou trocando tudo mas nem precisava pq de resto o motor está zerado, só troca os itens de desgaste natural de uso e limpeza.

Abs,
Editado pela última vez por cassioxtz em 21 Fev 2013, 21:17, em um total de 1 vez.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por BruceD » 21 Fev 2013, 21:02

tô usando Valflex, sem problemas...

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: A Ténéré de vcs amassa o filtro de óleo?

Mensagem por kablack » 22 Fev 2013, 01:48

cassioxtz escreveu:(...) O que eu não entendo é porque o original que deveria encaixar como uma luva na minha Té não encaixa.(...)
Talvez seja problema deste "original".

Existem dois "öriginais" da Honda e da Yamaha.

Na Honda existe original HAMP e HOP. (Honda After Market Parts e Honda Original Parts)

Na Yamaha temos o Y-Tec.

HAMP e Y-tec são fornecedores paralelos, "homologados" pela fábrica.

Veja:

http://www.universohonda.com/pecas.php" onclick="window.open(this.href);return false;

Esse filtro "original" que deu problema era Y-Tec? As pastilhas de freio da Y-Tec são péssimas.

Se as mangueiras de óleo do radiador da Té 2011 apresentaram problemas com um lote de um fornecedor, usadas dentro da fábrica, na montagem das motocicletas, imagine o controle de qualidade das peças Y-Tec, "homologadas" pela Yamaha para o mercado de reparação.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder