TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
AdmRossi
Visitante
Visitante

TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por AdmRossi » 07 Fev 2013, 15:05

Olá a todos!
Sou de CWB e estou comprando uma 11/11 e ela está com 16600km e a aproximadamente 6 meses parada.
Além das precauções básicas de uma boa revisada e troca de oleo, filtros, esgotar a gasolina velha, etc...
O que poderiam me aconselhar a tomar cuidado antes de tentar ligar ela? Ouvi falar sobre a carbonização de algumas partes quando fica muito tempo parada, alguem ja ouviu falar sobre isso?
Toda opinião postada me ajudará!

Abraço a todos!!!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por Kakko » 07 Fev 2013, 16:06

Olá.

Voce quer dizer oxidação presumo....

Bem...verifique a carga da bateria...o ideal é que tenha pelo menos uns 12,8 V ( carga plena )

para dar uma partida tranquila.

O resto é o que vc já mencionou...trocar gasolina...óleo...ver se o filtro de ar não ressecou....

afinal 6 meses não é tanto ao ponto de ressecar borrachas e estragar rolamento do motor e rodas.

De uma geral nos apertos, lubrificar corrente, e veja se não aparece trincas nos pneus.


ahhh..mais uma coisinha...não sei se é o caso....mas as vezes o tanque pode corroer um pouco internamente......se fosse o caso, lavar com querosene...mas seria ideal retirar a bomba de gasolina para fazer isso....daí retirar o tanque...retirar a bomba e fazer a limpeza. ;)

Boa sorte :joinha:
Editado pela última vez por Kakko em 07 Fev 2013, 16:37, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por diegonunes » 07 Fev 2013, 16:24

Pois é, bateria é vital.

Outra dica que dou é usar o spray WD-40 na câmara de combustão antes de dar partida. Remova a vela de ignição, injete o spray durante uns 3 segundos. Reinstale a vela e mande bala.

Esse procedimento é último. Deve-se fazer os triviais, sem falta.

Depois é acompanhar a moto, certamente não terá problemas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por kablack » 07 Fev 2013, 16:39

Tenho alguma experiênia nesse assunto.

Minha família tem barco. É comum o motor ficar parado por 3 meses, 7 meses... :oremos: 12 meses... :oremos:

O motor movido à Diesel é ainda um pouco mais crítico porque a bomba de alta pressão fica pressurizada (ou deveria ficar) e um dos resultados da queima do óleo diesel é o ácido sulfúrico (por causa do enxofre presente no Diesel).

Tem também o motor do bote de apoio, movido à gasolina e carburado, o motor do gerador... as bombas de água salgada e doce... as baterias... Reativar um barco demora pelo menos 2 dias de trabalho sério.

Em resumo, reativar uma moto, com os devidos cuidados, é tarefa simples. :D

A resposta perfeita para a sua pergunta seria: - "Desmonte tudo, a moto toda e o motor, lubrifique tudo com graxa e óleo novo, troque a gasolina do tanque e vai ficar tudo bem."

Mas acredito que não foi isso que você veio perguntar aqui. :D

Você quer o modo descomplicado certo?

Vamos lá:

1. Retire a bateria da moto. Limpe os polos com limão ou vinagre, dê uma carga lenta ( 24 hrs) com um carregador inteligente IU ou UI de no máximo 3 Ah (senão frita). Recoloque a bateria na moto aplicando vaselina nos contados depois da montagem total.

2. No caso do motor movido à gasolina e com Injeção eletrônica, a maior preocupação é com o bico injetor (e bomba). Ele pode travar. Este seria, em tese, o maior problema em deixar uma moto parada... Logo, para "limpar", "lubrificar" e acionar este bico ( e bomba) é necessário trocar a gasolina antiga por nova. Eu recomendo, pelo menos neste primeiro abastecimento encher o tanque com gasolina pódium da petrobrás. Em teoria não há razão para isso, mas, na pratica, tenho constatado ser melhor por vários motivos que não vou elencar para não extender o post. Ok? Vai por mim e ponha Pódium. Só isso.

3. Retire o óleo lubrificante antigo e coloque um dos 3 óleos para motores Diesel (na verdade frota mista API SL) que vou indicar agora, do melhor para o pior: a) Texaco Ursa TDX 15w40; b) Petrobrás BR Top Turbo 15w40 ou c) Texaco Ursa TD 15w40. Não troque o filtro de óleo ainda.

4. Limpe e lubrifique a corrente da transmissão secundária, "vulgo relação".

5. Bateria carregada + Pódium no tanque + Óleo lubrificante para motores Diesel no carter, chegou o momento da partida. Retire a vela para o motor não pegar. Ligue a moto. Dê umas 3 partidas de cinco segundos (sem a vela, a moto não deve pegar). Agora que o óleo novo alcançou todas as partes do motor coloque a vela e dê a partida normalmente. Deixe a moto em marcha lenta (não encoste no acelerador) por uns 10 minutos (não mais que 15 minutos, não menos que 5 minutos). Se ela morrer ligue novamente. Se ela não pegar bomba ou bico injetor (muito mais provável) estão travado(s) procure um mecânico de confiança.

6. Se ela funcionou legal, depois destes 10 minutos funcionando em marcha lenta, saia para uma volta de uns 20 até 50 km. Rode normalmente sem forçar. Na volta troque o óleo e o filtro de óleo do motor, desta vez colocando óleo próprio para motos, Yamalube já está excelente.

7. Na primeira oportunidade troque a graxa da balança, ou pelo menos lubrifique a balança.

Opcional:

8. Aproveite para limpar o filtro de ar e colocar uma vela nova (coloca Iridium de uma vez :D)

Boa sorte!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por Kakko » 07 Fev 2013, 16:41

Esse lance de o motor ficar muito tempo parado é perigoso.

O ideal é fazer o seguinte caso o motor vá ficar muito tempo parado:

Retirar a vela e colocar um pouco de óleo novo de motor.......dar uns giros na partida...para espalhar bem internamente ( cilindro e câmara de combustão, válvulas, aneis ) , assim lambuza tudo e protege conta a corrosão. Sem a vela...depois colocar a vela....fechar escapamento para não entrar umidade. ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por diegonunes » 07 Fev 2013, 17:15

Ligue a moto. Dê umas 3 partidas de cinco segundos (sem a vela, a moto não deve pegar).

Muito bem informado.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por Helano » 07 Fev 2013, 18:01

tópico movido para a sessão correta
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por kablack » 07 Fev 2013, 22:05

Ah!!! Lembrei agora!!!! Muito importante. Calibrar os pneus antes de andar com a moto!!! Moto com pneu murcho é um perigo!!!!

Depois posta como foi.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

AdmRossi
Visitante
Visitante

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por AdmRossi » 13 Fev 2013, 08:10

Obrigado a todos pelas dicas!!
Esta semana levarei para a oficina e com certeza todas as dicas irão ajudar. Apesar da oficina ser de confiança, temos que ficar de olhos abertos..
Na sequencia posto o resultado...Otimismo sempre!
Abraço!!

AdmRossi
Visitante
Visitante

Re: TENERE 250 A MAIS DE 6 MESES PARADA, O QUE FAZER?

Mensagem por AdmRossi » 12 Abr 2013, 17:00

Olá Pessoal!

Por esses dias completará 2 meses que estou com minha tenere. Desde a ultima postagem, quase 1000km depois, ela passou por uma boa revisão antes de funcionar e depois dei uma boa lavada e hj uso ela pra tudo.
Tem ocorrido com uma certa frequencia dela apagar sempre que vou reduzindo até parar em um semaforo, por exemplo. É comum esse tipo de desligamento dela? Devo manter sempre ela com alguma rotação?
Ja gastei um pouco com ela colocando, alem das peças básicas por ela ter estado muito tempo parada, coloquei os adesivos originais, garupa, bauleto, faixas refletivas nos aros, a bolha, protetor de mesa...enfim, agora ela está com cara de moto que tem dono. A média de consumo ainda não consegui calcular com precisao, mas acredito que algo em torno de 20km/litro...ta certo esse consumo médio?
O que me preocupa são estas apagadas que ela dá e tambem um tipo de um rajado no motor quando o giro ta subindo. Normal será? Ela tá com 10600km.

ps. como faço para enviar imagens nos forum? se eu quisesse colocar nesta msg, por exemplo...queria mostrar o antes e depois dela..

Abraço!

Responder