Caixa de direção - Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
sammyrpinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:58
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
Localização: Noroeste Fluminense

Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por sammyrpinho » 30 Mai 2016, 12:45

Caí na besteira de trocar o rolamento cônico inferior danificado e não trocar o rolamento superior na verdade já tava de cara quente tentando tirar a pista da mesa de direção e fiz o mais simples. Resultado: Folga no rolamento superior com menos de 5.000km dps. Agora vou trocar a merda toda. Dois trabalhos :thumbup:
Da última vez que troquei, acabei arregaçando o retentor do rolamento cônico inferior e instalei o rolamento novo sem o retentor. Não apresentou problema, mas dessa vez eu quero instalar com o retentor. Procurei no catálogo de peças e não encontrei nenhum retentor. Entrei em contato com a CC e ela me falou que não existe retentor na mesa de direção, apenas o guarda pó na parte superior, mas eu tinha visto o bendito retentor ali. Fuçando o manual de serviço eu encontrei o retentor, mas não tinha especificação nenhuma :(
Daí fui pro fórum da highlander e finalmente encontrei a especificação do retentor...
Vou seguir a dica do camarada, caso se interessem está aí:
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 2&start=90" onclick="window.open(this.href);return false;

Para fins de busca: retentor rolamento cônico inferior medida: 38x55x7 caixa de direção
Não fui capaz de inserir as imagens aqui :crazy:
>> Ténéré 250, AZUL, 2012
>> Titan 150 Mix, PRETA, 2010

Sammyr Pinho
Membro Fundador
Imagem
curta nossa fanpage:
facebook.com/bonsaliadosmg

jorge colman
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jun 2016, 12:44
Cidade onde mora: foz do iguaçu pr

Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por jorge colman » 11 Fev 2017, 23:42

ola pessoal .. tenho uma tenere 250 14/15 e ela começou a apresentar um barulho na direção, a principio achei q fosse na suspensão... acontece quando passo em buraco , rua de calçamento , mas nao é constante porém sempre q força a suspa faz esse barulho ... como se tivesse algo solto ..... troquei o oleo da suspa e fico do mesmo jeito ...parece q tá aumentando e começou aos poucos .. to desconfiando da caixa de direção porém ela nao apresenta folga alguma , a moto tá com 18,300 km ... peguei ela com 15,400 e nao fazia esse barulho , começou em uma viajem justo em um trecho de off bem foda onde eu tbm estava com os pneus bem cheios ... pode ser a caixa de direção ??? mesmo ela nao apresentando folga ?????

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por KANEKO » 14 Fev 2017, 16:55

jorge colman escreveu:ola pessoal .. tenho uma tenere 250 14/15 e ela começou a apresentar um barulho na direção, a principio achei q fosse na suspensão... acontece quando passo em buraco , rua de calçamento , mas nao é constante porém sempre q força a suspa faz esse barulho ... como se tivesse algo solto ..... troquei o oleo da suspa e fico do mesmo jeito ...parece q tá aumentando e começou aos poucos .. to desconfiando da caixa de direção porém ela nao apresenta folga alguma , a moto tá com 18,300 km ... peguei ela com 15,400 e nao fazia esse barulho , começou em uma viajem justo em um trecho de off bem foda onde eu tbm estava com os pneus bem cheios ... pode ser a caixa de direção ??? mesmo ela nao apresentando folga ?????
Salve amigo,

Cara pode ser sim a caixa direção lembro da minha antiga cg que mesmo sem folga aparente quando passava em uma rua mais esburacada eu escutava um barulho metálico.
No fim era a caixa, o sistema de direção não tem muito segredo ou é ele ou o alguma coisa na suspensão mas como vc reviso ela eu exclui essa possibilidade.

Um testes ( causa barulhos na dianteira mas não é a suspensão ou caixa) segure o farol com as duas mãos e force ele para baixo e para cima veja se ele tem alguma folga.
Se tiver folga pode ser ai a causa do barulho para tira essa folga usei duas arruelas de pressão nos dois parafusos que seguram a aranha.

fredmesq
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Jun 2015, 05:49
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Localização: Jaboatão dos Guararapes
Contato:

Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por fredmesq » 28 Jan 2021, 14:40

Passando aqui só para agradecer a todos os comentários deste tópico. Baseado nas informações que peguei aqui fiz a compra dos rolamentos e troca das mesmas em um mecânico de confiança. Minha Tenere 250 ficou top e fiquei muito contente.
Saudações a todos deste fórum!!!
Fred Mesquita
Recife - PE

TENERE 15/15 Branca
(3ª Moto)

Avatar do usuário
adrianoaspro
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Mai 2014, 18:14
Cidade onde mora: Hortolândia/SP

Re: Caixa de direção - Ténéré 250

Mensagem por adrianoaspro » 23 Ago 2021, 09:07

Nossa olhando esses comentários fiquei de cara com problemas na caixa de direção, com baixa quilometragem, a minha entrou agora nos 106 mil comprei ela zera, ano 2014, e começou a ficar meio boba na pista, acho que deve ser caixa de direção pelos relatos, vou aproveitar e trocar o amortecedor e se for preciso as buchas da balança, espero que melhore, se não resolver ai vou para as rodas, tendo em vista que os pneus são novos, acho que com essa quilometragem, não será dinheiro jogado fora trocar essas peças.

Responder