O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Cmdo190
Visitante
Visitante

O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Cmdo190 » 18 Fev 2011, 18:59

Amigos do Fórum

Gostaria da orientação dos senhores

Por causa do estouro da mangueira de retorno do óleo meu motor fundiu, com apenas 100km rodados hein

A T esta na concessionária e na próxima segunda-feira eles vão abrir o motor e ver o tamanho do estrago

A garantia a principio vai cobrir, mas será que o motor fica bom de novo ?

Alguem aqui sabe informar se quando o motor funciona sem óleo e funde chega a afetar o bloco do motor ?

Valeuuuu

:think:

Imagem

:mrgreen:

Imagem
Editado pela última vez por Cmdo190 em 20 Fev 2011, 05:42, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Helano » 18 Fev 2011, 19:13

Sem querer polemizar, mas sim ajudar...

Você tem todo o direito a um motor NOVO, ZERO!!! Sugiro você procurar JÁ um bom advogado para te ajudar a entrar com um pedido LIMINAR contra o fabricante, obrigando-o a trocar o motor ou mesmo a motocicleta inteira.

Vejamos;

=======================================================================================

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

SEÇÃO III
Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

§ 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Cmdo190
Visitante
Visitante

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Cmdo190 » 18 Fev 2011, 20:10

Valeu Helano

Ja falei com minha Mãe que é advogada e ela vai preparar a LIMINAR

Na segunda vamos na concessionária conversar com o gerente e solicitar uma moto nova ou devolução do dinheiro

Caso ele não aceite

Entraremos com a LIMINAR

Vamos ver o que acontece

A seguir cenas do próximo capítulo

Abraçoooo

:thumbup:

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por msfazer » 18 Fev 2011, 20:52

PUTZ.... Esse era o meu medo cara.... Que isso acontecesse e alguém andasse com a moto sem a lubrificação adequada.

Vamos lá... Se o serviço for bem feitinho, fica igual novo cara. Nem estressa com isso. Mas com certeza, eu iria preferir um motor zerado a um motor refeito.

Se os caras toparem fazer o motor pra vc colocando apenas peças novas, aceita. Mas procura ver o estado que seu motor ficou! Fala que vc quer Virabrequim, biela, cilindro, pistão, pino de pistão, corrente de comando, câmbio, embreagem... td novo!
Agora, se tiver lascado a carcaça do motor, bate o pé por um motor novo.

Sobre o vício... eu acho difícil vc provar que houve vício no produto. Pra provar isso, vc vai ter de entrar na justiça comum, pois irá precisar de um laudo técnico.

Vai atualizando pra gente!

Abs!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por doug01n » 18 Fev 2011, 23:19

Motor refeito nao fica igual zero nao... Tem q fazer uma retifica da camisa ou do bloco, e ja vai um pistao 0,25 ou 0,5... Isso prejudica no futuro, diminuindo a vida util total do motor, incluindo as retificas.
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Helano » 18 Fev 2011, 23:39

msfazer

Cara desculpa, mas vou discordar de você irmão. E como eu disse antes, a intenção aqui é ajudar o companheiro que passou por este problema com a moto, para que ele não seja lesado.

Em relação ao pleito na Justiça, não é bem assim como você imaginou. O valor da moto, ou mesmo do motor dela, não chega a 40 salários mínimos. Logo, isso habilita ele a pleitear uma moto nova junto aos Juizados Especiais, que tem um trâmite mais rápido, menos burocrático (não precisa laudo pericial etc.) e onde ele pode ter os direitos dele garantidos sim, sem a menor dúvida. Estou tentando ajudar neste sentido, porque já fui servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e exerci minhas atividades exatamente em um dos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor, estou escrevendo essas coisas com algum conhecimento de causa.

O que acontece em um caso desse? Para ele pleitear ao Juiz que conceda uma LIMINAR exigindo a troca do motor, ou mesmo da moto, precisam estar presentes apenas dois pressupostos, que são;

"Fumus Boni Iuris" = fumaça do bom direito = estar presente um direito líquido e certo. No caso dele, uma moto com apenas 100km de uso, apresentou um defeito grave e que ocasionou danos comprovademente sérios, que foi a perda do motor. Conforme o que postei anteriormente, ele tem sim todo o direito de pleitear a troca do produto defeituoso. Logo, está configurado o "Fumus Boni Iuris".

"Periculum In Mora" = perigo da demora = é o risco de uma decisão demorada, ou seja? Quanto mais tempo um juiz demorar para emitir uma decisão, mais prejudicado ficará a parte que foi lesada. Neste caso, quanto mais tempo o Cmdo190 ficar sem a moto, mais prejudicado ele fica por estar sem o seu principal meio de locomoção etc.

Resumindo? Se a concessionária não se propor a TROCAR O MOTOR por outro ZERO QUILÔMETRO, já que o produto que você adquiriu foi um veículo ZERO QUILÔMETRO, procure um bom advogado (sua mãe) e vá fundo meu amigo, corra atrás dos seus direitos sim meu velho!!! Eu descartaria completamente a possibilidade de abrirem o motor da moto e repararem. A fábrica muitas vezes já não faz as coisas direito (tanto que a sua quebrou), imagina um motor ZERO QUILÔMETRO já ter que ser mexido. De jeito nenhum eu aceitaria isso. Eu na verdade correria atrás era de trocar a moto logo.

Infelizmente, no nosso país ainda não existe um cultura amplamente difundida das pessoas conhecerem os seus direitos e lutarem por eles. Infelizmente, é comum as pessoas acharem mais cômodo, menos dor de cabeça, mais rápido e prático resolver de qualquer jeito, aceitando aquilo que os fornecedores de produtos e serviços nos impõem. Nós temos aqui no Brasil um dos códigos de Defesa do Consumidor mais pesados e duros do mundo. Porque as empresas não fazem o papel delas? Simples, porque as pessoas desconhecem esses direitos e aceitam tudo...

Enfim galera... só algo para vocês refletirem aí e tentar dar uma força.

Forte abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

roberotto
Visitante
Visitante

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por roberotto » 19 Fev 2011, 03:43

doug01n escreveu:Motor refeito nao fica igual zero nao... Tem q fazer uma retifica da camisa ou do bloco, e ja vai um pistao 0,25 ou 0,5... Isso prejudica no futuro, diminuindo a vida util total do motor, incluindo as retificas.
Nesse caso de troca em garantia, o MÍNIMO que DEVEM fazer é trocar o cilindro e pistão por originais, nada de retífica. O certo mesmo é um motor novo.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por doug01n » 19 Fev 2011, 07:10

"Fumus Boni Iuris"... Pô Helano... Jurava q você ia explicar o que é fundir um motor 0km em latim!!! :P. Kkkkkkk

Brincadeira pra descontrair...

Mas qdo funde o motor, normalmente vai pistao, biela, camisa, valvulas... Tudo pro vinagre... Ai, só um motor novo pra reparar os danos de forma justa!
Administrador

Marcoz Paulo
Visitante
Visitante

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Marcoz Paulo » 19 Fev 2011, 12:55

Fazer o motor é uma coisa que uma hora ou outra terá de fazer.
No entando só quando a moto rodou MUUUIIIITTTTOOOOOOOOOOOOOOOO
E isso depende de moto pra moto.

Como sua moto é ZERO
Não faz sentido nenhum eles retificarem seu motor.
Se quiserem fazer isso que te passem outra moto e vendam a sua como moto usada e com tal.

As vezes nem ferrou a biela. Só precisa trocar o pistão e retificar a camise e tal.
Dai vão vir com appo que vai ficar igual e la la la

Não aceita cara.
Pega uma zero. E eles que dessa vez montem sua moto decentemente.

E se vc conseguir vai ser bom para as próximas pessoas que comprar moto nessa CC ...
Po rqu evão ficar de olho pra nnao tomarem um novo preju que vão tomar com o seu caso.

Pega uma moto nova se for possível.!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: O MOTOR FUNDIU E AGORA ???

Mensagem por Helano » 19 Fev 2011, 15:26

roberotto escreveu:Nesse caso de troca em garantia, o MÍNIMO que DEVEM fazer é trocar o cilindro e pistão por originais, nada de retífica. O certo mesmo é um motor novo.
roberotto

Seja bem vindo ao Ténéré Club irmão. Depois dê uma passadinha na sessão de apresentações pra gente te conhecer um pouco.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder