Filtro de Óleo paralelo.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Fabio_joinville » 23 Nov 2012, 16:26

Pessoal sempre coloquei nas minhas motos filtro de óleo original da yamaha, que aqui na minha cidade (Joinville), custa R$40,00 na concessionária, acho um roubo mais é só lá que vende o original, e ontem estava em uma oficina de e o cara me ofereceu um filtro de óleo da ZMT, marca que eu nunca tinha visto falar, no valor de R$10,00, lógico balançou para futuras trocas, mais sei também que quem procura preço praticamente não procura qualidade, gostaria de saber de vocês se alguém já usou alguma coisa dessa marca de preferência o filtro de óleo.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Kakko » 24 Nov 2012, 01:16

Fábio...já utilizei diversas marcas...alguns são orientais,não lembro a marca, mas prefiro o Valflex, que vem inclusive com os dois orings.....custa por aqui 6 $$

:joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por diegonunes » 24 Nov 2012, 19:59

Recomendo piamente o Vedamotors, divisão brasileira do grupo italiano Athena. Uso desde a minha primeira moto. Aqui custa no máximo R$ 10,00.

A sugestão do Kakko tb é boa, só se liga se o filtro tá torto. Deixei de usar este por causa disso.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Fabio_joinville
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 330
Registrado em: 08 Dez 2011, 20:30
Cidade onde mora: Joinville/SC
Localização: Joinville - SC

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Fabio_joinville » 26 Nov 2012, 05:08

Obrigado senhores, pensava que estava cometendo algum erro mais vejo que não.
Abraços.
Honda CG 150 Titan KS (2004 zero) - 2004 à 2008
Honda NXR 150 BROS KS (2006/2007) - 2008 à 2012
Yamaha XTZ 250 Lander (2007/2007) - 2012 à 2013
Yamaha XTZ 250 Teneré (2012/2013) - 2013 ....

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por hsishii » 26 Nov 2012, 13:16

diegonunes escreveu:Recomendo piamente o Vedamotors, divisão brasileira do grupo italiano Athena. Uso desde a minha primeira moto. Aqui custa no máximo R$ 10,00.

A sugestão do Kakko tb é boa, só se liga se o filtro tá torto. Deixei de usar este por causa disso.
Diego, esse Vedamotors vem com os anéis?
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por valle » 12 Dez 2012, 03:04

Esta semana perguntei ao meu mecânico - ele trabalhou na CC da Yamaha - sobre filtro paralelo. Ele comentou que os paralelos podem ter um diâmetro para vazão do óleo diferente do original. Se isso for verdade, altera a pressão do óleo para o motor (me corrijam aí se eu estiver errado).
Aconselhou o uso do filtro original com substituição em uma troca de óleo sim outra não.
Editado pela última vez por valle em 12 Dez 2012, 10:15, em um total de 1 vez.
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Helano » 12 Dez 2012, 10:04

aí está um tipo de economia que eu acho que não vale a pena... senhores, R$ 40,00 para rodar 10mil km ? os senhores tem certeza que vale realmente arriscar um filtro paralelo?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Kakko » 13 Dez 2012, 00:31

Helano...no meu caso vale a pena.

Rodo quase 600 kms semanais e troco o óleo e filtro a cada 4000 km aproximadamente.

E como já conheço a marca , que utilizo há mais de 10 anos, inclusive nas TÉNÉRÉS 600 que possui e possuo, uso sem medo, e custa um quinto do preço de um original. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Davig3
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 15 Ago 2012, 08:48
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: são paulo/sp

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Davig3 » 13 Dez 2012, 07:49

no meu caso rodando ha 40000km só nesta moto fora com as outras que tive, sempre com filtro paralelo e nunca deu problema nenhum de motor, e acho que rodar 10000km mesmo que com o original, muita coisa para um filtro de oleo tão pequeno. mesmo constando no manual acho muito

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Filtro de Óleo paralelo.

Mensagem por Helano » 13 Dez 2012, 11:28

Davig3

Sobre a informação que consta no manual para troca de óleo e filtro, já discutimos este assunto aqui no fórum exaustivamente e várias pessoas têm opiniões bem diferentes. Particularmente, eu sigo rigorosamente o que está escrito no manual, que é a troca de óleo a cada 5mil km, e a do filtro a cada 10mil km.

Apenas a título de informação, tem um usuário muito conhecido em fóruns, o Chinaf, que rodou mais de 120mil km com a Fazer dele, seguindo o que diz o manual e nunca teve problemas. Também tenho um amigo aqui em Salvador, que rodou 80 mil km trocando tudo como determina o manual e ainda está perfeito o motor da Lander dele.

Diante disto, considerando o custo de R$ 0,004 por quilômetro rodado com o filtro original, prefiro não arriscar e continuar pagando os R$ 40,00 que ele custa.

Abraço turma.

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder