Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
renanperim
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 09 Nov 2012, 20:41
Cidade onde mora: Americana/SP

Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por renanperim » 10 Nov 2012, 16:17

Boa tarde aos amigos.

Eu sei que é cedo para pensar nisso mas como dá para ver comparando os manuais(página 27):
http://www.yamaha-motor.com.br/web/site ... s/2012.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.yamaha-motor.com.br/web/site ... s/2013.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Agora a 2013 usa rolamentos no lugar da nossa "adorada" bucha.
Aí vem a questão, será que é plug and play? Eu não tenho nenhum conhecimento em mecânica, eu nem sei se minha moto esta fazendo o barulho de porta velha, to pensando em dar um pulo no mecânico perto de casa para ele dar uma volta e ver o que acha, não sei se meu ouvido é "clinico" o bastante.

Será que podemos sonhar com um recall?
Ou o melhor é "abusar" da garantia(para quem como eu ainda esta na garantia) e sempre ficar de olho e depois da garantia trocar com aquelas buchas da keplek?
Ou então ir na loja e ver a possibilidade de colocar esses rolamentos?(e preço tb).

A minha é 2012 e esta com 1.5k rodados.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por Fmm4100 » 10 Nov 2012, 17:43

Do jeito que a Dona Y é mão de vaca, suponho que tenha instalado os rolamentos com a mesma medida interna da haste conectora da 2012.
Se o toc-toc e a mangueira do óleo não geraram recall, o que dirá esta bucha.

Com a minha já desencanei. Qualquer coisa passo graxa e sigo o caminho.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por diegonunes » 10 Nov 2012, 20:35

Provavelmente vai rolar um recall branco, e quem sabe, um oficial. Isso ocorreu com a Fazer 250cc.

Analisando o catálogo de peças, será necessário trocar as seguintes peças além das buchas por rolamentos:

- haste conectora (item 16);
- retentor de óleo (item 18);
- os rolamentos (itens 17);
- espaçadores (item 19);

o resto é correr pro abraço.

Finalmente a Yamaha tomou vergonha ein!
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Nov 2012, 22:23

a yamaha costuma descuidar da traseira dos seus produtos. tenho visto algumas pessoas reclamando do rolamento traseiro da midnight (minha futura moto), de travamentos, etc. parece que a conta de (lucrodos produtos vendidos) > (custos de recall) continua boa.

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por Paranoico » 11 Nov 2012, 18:16

vamos esperar que tenha recall...

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por Fender » 12 Nov 2012, 00:49

Pode ser que aconteça um recall, assim como aconteceu na Fazer, mas senão é só não deixar faltar graxa.
Imagem

Avatar do usuário
Paranoico
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Set 2012, 12:54
Cidade onde mora: Marília/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por Paranoico » 13 Nov 2012, 18:37

Minha opinião: Se na fazer reconheceram o problema e fizeram a troca por algum motivo e na tenere é o mesmo sistema que foi trocado na Fazer, eles tem que fazer o recall!

Avatar do usuário
hsishii
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Mai 2012, 15:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por hsishii » 16 Nov 2012, 09:48

Galera, bom dia! Aproveitando esse tópico... Tem um ruído me incomodando muito, intenso e "feio"... É quando carrego garupa na moto, ela baixa um pouco, isso é perceptível, e nesse caso faz um nhac nhac até preocupante, quando estou sozinho não acontece... Eu sou pesado, quase 100kg, mas minha mulher é levinha, 52kg... O que acham? Será que a suspa fica no limite com nós dois e esse sistema de bucha não da conta? Tvz precisa deixar a mola mais firme? Mas aí ficaria muito dura a moto comigo sozinho, não? Fiz um contato por telefone com a CC relatando o problema e o mecânico disse que eu poderia levar la, mas que só depois do feriado poderia agendar... Eu perguntei se poderia comprometer ele disse apenas para eu nao ficar muito tempo assim... Perguntei se podia levar na revisão dos 1000 ele disse que tranquilo, também disse que muito provavelmente poderia ser lubrificação, mas se fosse esse o caso, não faria o mesmo ruido quando estou sozinho na moto?

Abraço!
Primeira: Harley-Davidson Sportster 883R
Segunda: Kasinski Mirage 150cc
Terceira: Yamaha XTZ Ténéré 250
Atual: Yamaha XTZ 150 Crosser

Avatar do usuário
fernandolunkes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 05 Abr 2012, 16:51
Cidade onde mora: Formosa do Sul - SC

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por fernandolunkes » 17 Nov 2012, 08:17

hsishii
Provavelmente é só falta de graxa

pablonieto
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 10 Ago 2012, 07:36
Cidade onde mora: Salvador/BA

Re: Problema da Bucha: Colocar rolamento da 2013 na 2012

Mensagem por pablonieto » 17 Nov 2012, 11:20

hsishii escreveu:Galera, bom dia! Aproveitando esse tópico... Tem um ruído me incomodando muito, intenso e "feio"... É quando carrego garupa na moto, ela baixa um pouco, isso é perceptível, e nesse caso faz um nhac nhac até preocupante, quando estou sozinho não acontece... Eu sou pesado, quase 100kg, mas minha mulher é levinha, 52kg... O que acham? Será que a suspa fica no limite com nós dois e esse sistema de bucha não da conta? Tvz precisa deixar a mola mais firme? Mas aí ficaria muito dura a moto comigo sozinho, não? Fiz um contato por telefone com a CC relatando o problema e o mecânico disse que eu poderia levar la, mas que só depois do feriado poderia agendar... Eu perguntei se poderia comprometer ele disse apenas para eu nao ficar muito tempo assim... Perguntei se podia levar na revisão dos 1000 ele disse que tranquilo, também disse que muito provavelmente poderia ser lubrificação, mas se fosse esse o caso, não faria o mesmo ruido quando estou sozinho na moto?

Abraço!
hsishii, isso aconteceu comigo! minha moto com 4000km começou a apresentar o mesmo problema. Na revisão de 5000km falei e mostrei ao mecânico, que aproveitou e fez o reengraxe completo da moto. E tá perfeito até hoje, zero ruído e tudo macio.

Acho que vem pouca lubrificação de fabrica!

Responder