Veja vc mesmo - bucha da balança

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Carlos.Alberto
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 02 Dez 2013, 22:16
Cidade onde mora: Belo Horizonte - MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Carlos.Alberto » 01 Mar 2014, 13:07

Pessoal
Vamos a solução do problema:

De fato a balança e o link da suspensão vem de fábrica sem lubrificação, ou com muito pouca.
E necessitam de uma lubrificação periódica para maior durabilidade do conjunto.

Resolvendo os problemas:

A balança tem um graxeiro virado para o motor. Use uma chave de boca 5/16". Ela é de um lado 1/4" e do outro 5/16" (" quer dizer polegadas).
Bambeie o graxeiro apenas o suficiente pare o bico virar do lado do motor para trás da moto, onde voce consiga colocar o bico de uma bomba de graxa e lubrificar. Feito isso bombe com a bomba de graxa devagar até a graxa começar a sair pelas laterais da balança. Feito isso aperte o graxeiro a meia volta que você soltou e pronto, balança resolvida!

Quanto ao link é mais chatinho, mas eu fiz hoje de manhã sozinho:

Arrume um jeito de apoiar a moto em um banquinho, uns tijolos ou blocos deitados ou qualquer outra coisa que encontrar que aguente peso!
Ponha o banquinho debaixo do motor da moto, calçando pelas barras do chassi de modo que a moto fique apoiada sobre eles e que o descanso lateral não mais encoste no chão (mas continue abaixado)
Com duas chaves 17(boca ou fixa, estria ou estrela, soquete e catraca) solte as 4 porcas do link e levante a a moto (apoiando na alça do garupa ou onde conseguir) para que os parafusos percam a pressão do amortecedor e da balança, e faça movimentos para eles fiquem sem pressão puxando pela chapa de ferro que une os 3, parafusos de baixo do link. Movimente a moto até que eles saiam (vai sair tudo montado, os 3 parafusos com a chapa de ferro do lado dos parafusos. a chapa do lado das porcas e as porcas vão cair pro chão).

Pronto agora com qualquer coisa (cabo de força de 3/8" no meu caso) bata nos pinos devagar até eles saírem de dentro dos rolamentos (serão um na balança por baixo, um no amortecedor e dois no link - que une o amortecedor de um lado e a parte da frente da moto).

Com os pinos para fora, o que sobrou dentro são os rolamentos (13/14) * No amortecedor não é rolamento ainda é uma bucha de nylon.
Agora com o dedo mindinho lubrifique manualmente os 3 rolamentos e a bucha do amortecedor.

Lubrificados insira os pinos novamente (cuidado para não amassar os retentores) e agora vem a hora!

Coloque o parafuso da frente do link, aquele que une a parte da frente da moto com o amortecedor(coloque apenas a parte da frente e deixe o suporte solto para baixo).
Coloque juntos os 3 parafusos com a chapa de ferro preta (aquele kit que saiu tudo junto na desmontagem). Guie os parafusos para entrarem por dentro dos pinos que foram inseridos (para isso a negociação é levantar a moto para a balança esticar e abaixar. Pode fazer com alguém te ajudando ou empurrando a alça do garupa pra cima ou ainda no meu caso sozinho deitado no chão com o pé forçar a descarga pra cima. Apenas cuidado para não tombar a moto pro outro lado!).
Mecha com a moto até conseguir guiar o parafuso da balança, o parafuso do amortecedor e o da parte de trás do link (aquele que ficou solto para baixo).
Conseguindo guiar eles vá ao outro lado da moto e ponha a outra chapa de ferro preta (do lado das porcas)
Guiada a chapa e as 4 porcas encostadas desça a moto de onde você a colocou e ponha-a pelo descanso lateral.
E dessa vez com a ajuda de qualquer pessoa, de o aperto final nos 4 parafusos do link!

Ferramentas:

Martelo!!!
2 chaves 17mm: (boca ou fixa, estria ou estrela, soquete e catraca)
1 chave de boca: 1/4" <> 5/16"
Cabo de força 3/8" ou alguma coisa pra bater que seja semelhante na expessura
graxa
Banquinho ou tijolos!!

Simples Pessoal!

Avatar do usuário
jonny_russo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 17 Fev 2014, 20:59
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por jonny_russo » 05 Mar 2014, 22:25

A minha Té é 13/14. Após a leitura deste tópico, fui examinar minha moto. Ela está com 1400 km. Percebi que tem graxa saindo pelas extremidades do eixo da balança. Já o link está bem limpo. Suspeito que seja pelo fato de ser rolamentado. De uma maneira, ou de outra, os movimentos de descida e subida da suspensão estão completamente mudos e muito suaves.
Já tive Lander e nos primeiros meses de uso a suspensão começou a ranger. Foi bem na época do recall da Fazer. O chefe da oficina nem retrucou. Depois, a cada 10.000 km era engraxado. Aos 45.000 km da Lander, tive que trocar algumas buchas. Depois a vendi para comprar a Ténéré 250.

Enviado de meu GT-P3110 usando Tapatalk

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por aloreto » 11 Abr 2014, 19:19

Pessoal, aqdo a moto ta parada, em linha reta sem vc montar, e vc abaixa so um pouco a suspensão ela não pode fazer barulho nenhum? pois a minha continua rangendo, CC é foda mesmo....vou levar num mecanico e que se ferre a garantia....

abs
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por ivnn » 11 Abr 2014, 22:34

Barulho nenhum :thumbup: Se houver barulho, falta graxa.

Outro teste: com a moto parada, na vertical, você fora da moto mas mantendo ela equilibrada pelo guidão.
- Fazendo peso no banco, na altura do garupa ou bau, a moto deve descer. Tirando o peso, a moto deve subir exatamente para o ponto anterior.
- Fazendo só um pouco de peso, a moto deve descer só um pouco, e deve subir esse pouco ao tirar o peso.
- Se vc puxar um pouco a traseira para cima, ela deve voltar esse mesmo pouco ao soltar.

Quando a moto deixa de voltar, ou volta só parcialmente, é sinal de atrito no link e falta de graxa.

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por aloreto » 12 Abr 2014, 17:33

É isso mesmo Ivan, valeu, semana que vem levo em uma oficina pra engraxar isso...ta rangindo ate qdo paro no farol.....abs
ivnn escreveu:Barulho nenhum :thumbup: Se houver barulho, falta graxa.

Outro teste: com a moto parada, na vertical, você fora da moto mas mantendo ela equilibrada pelo guidão.
- Fazendo peso no banco, na altura do garupa ou bau, a moto deve descer. Tirando o peso, a moto deve subir exatamente para o ponto anterior.
- Fazendo só um pouco de peso, a moto deve descer só um pouco, e deve subir esse pouco ao tirar o peso.
- Se vc puxar um pouco a traseira para cima, ela deve voltar esse mesmo pouco ao soltar.

Quando a moto deixa de voltar, ou volta só parcialmente, é sinal de atrito no link e falta de graxa.
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por aloreto » 18 Abr 2014, 11:15

É pessoal,

Ontem passei numa oficina e o mecanico constataou na hora a falta de graxa, falou que gastarei 120,00 contos pra arrumar, mas falou pra eu ir numa CC e exigir o serviço, essas CC são fogo!!!!terça passo na viamar pra ver o que dá..

abs
aloreto escreveu:É isso mesmo Ivan, valeu, semana que vem levo em uma oficina pra engraxar isso...ta rangindo ate qdo paro no farol.....abs
ivnn escreveu:Barulho nenhum :thumbup: Se houver barulho, falta graxa.

Outro teste: com a moto parada, na vertical, você fora da moto mas mantendo ela equilibrada pelo guidão.
- Fazendo peso no banco, na altura do garupa ou bau, a moto deve descer. Tirando o peso, a moto deve subir exatamente para o ponto anterior.
- Fazendo só um pouco de peso, a moto deve descer só um pouco, e deve subir esse pouco ao tirar o peso.
- Se vc puxar um pouco a traseira para cima, ela deve voltar esse mesmo pouco ao soltar.

Quando a moto deixa de voltar, ou volta só parcialmente, é sinal de atrito no link e falta de graxa.
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por filipedonato » 19 Abr 2014, 20:45

Esse mecânico q deu o orçamento de 120 reais acha q tem que trocar as buchas todas.
Mas não, é só você pedir pra lubrificarem na concessionária, não gasta nem 2 reais de graxa.
Eu fiz na T250 daqui de casa, e me quiseram cobrar 35R$ ainda, mas meu pai não pagou pq é ÓBVIO que a moto tava na garantia.
Na sua é o mesmo caso quando for levar lá.

Avatar do usuário
aloreto
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 158
Registrado em: 24 Ago 2013, 13:46
Cidade onde mora: São Paulo-SP ZN (Santana)
Localização: São Paulo - Santana

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por aloreto » 24 Abr 2014, 11:46

Isso ao Filipe, fui ontem na Yamaha da pça cornélio na lapa, gostei dos caras, troquei o oleo (33,00) me lubrificaram a corrente, colocaram a graxa na balança, a motoca ficou zerada...gostei desta CC (DIAMAR), so vou nos caras agora.
“Você vive mais cinco minutos em cima de uma moto, do que algumas pessoas vivem a vida toda”..'.
Ténéré 250 13/13 azul
CB400II 1982
DT 180 1991
RD 350 1989

Avatar do usuário
disner
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 237
Registrado em: 19 Abr 2013, 12:38
Cidade onde mora: itajai/SC

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por disner » 22 Jun 2014, 21:20

hoje troquei o eixos e buchas do pro link
a minha te 2011 esta com 47000km, e apesar de ter feito a revisão completa de 40000 na CC, o pro link estava fazendo um barulho terrível.

dos 4 eixos so um tive que trocar completo, com todas as buchas, pois estava bem desgastado, os outros 3 so troquei o eixo
usei essa ja com graxeiras

o serviço e bem simples e rápido.
engraxei bem antes de montar, pois estava totalmente seca. ficou muito bom e bem macio, agora so falta trocar o eixo da balança.



levei uma hora e meia pra desmontar, limpar, engraxar e remontar
gastei R$100,00 entre o kit de eixos e buchas do pro link mais o eixo e buchas da balança, comprei na Trilha motos em Itajaí
Imagem

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por claudio ciarlini » 23 Jun 2014, 19:24

a minha começou a fazer "roc-roc" com 3.000Km. Já tinha conhecimento que o sistema de susp. tras. dela é bém deficiente pois usa buchas em vez de roletes(como a xre300) e isso pede uma manutenção mais frequente.
Enquanto as cc não gasto um centavo em manutenção eu mesmo faço em casa.
Não acho a T250 como o amigo disse ai "uma bosta" tive duas xre300 essa sim é uma bela bosta ambas comprei 0Km e tive problemas...
A T250 não é a melhor do mundo mas EU estou muito satisfeito com ela, apesar de um motor barulhento o custo x benefício dela é excelente.O motor é robusto e trabalha com uma faixa de rotação um pouco alta mas o motor enche até o fim(sempre viajo com garupa+bagagem) ao contrário da xre que morre depois dos 110Km/h...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Responder