Veja vc mesmo - bucha da balança

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por lukastrauer » 09 Jan 2014, 17:40

ooopss..tem razão..
me embaralhou os olhos esses números.. :crazy:

então só resta ir quanto é a facada na CC.. :boxe: :oremos:
Imagem

Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por TulseLuper » 09 Jan 2014, 17:42

Ihhh luk eu já to vesgo hahahah ... tem 2 dias que to comparando 3 catalogos peça a peça!

Ah dona yamaha , se fizesse um recall dessas cagadas me economizava o dinheiro dos óculos ! hahaha

E acho que ninguem deve pagar isso do proprio bolso não ! Agente paga preço de tenere 660 na 250 aqui no brasil! Tem é que reclamar em massa pra forçar recall!

Avatar do usuário
lukastrauer
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 227
Registrado em: 07 Dez 2012, 12:31
Cidade onde mora: Sta. Maria/Cach. do Sul-RS
Localização: Região central do RS

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por lukastrauer » 09 Jan 2014, 17:47

se adiantasse seria uma boa..

o problema é que estamos no BR.. :/
Imagem

Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por TulseLuper » 09 Jan 2014, 17:53

Luk , ai vou ter que concordar discordando...

O que falta no Brasil até mais que responsabilidade dos fabricantes é consumo consciente!

Falo por mim que já passei por vários processos de garantia bem sucedidos, alguns até fora do prazo de garantia .

Já tive dois notebooks que sobreviveram a essa , 1 com dinheiro devolvido e corrigido mesmo apos 1 ano da garantia vencida e outro trocado por modelo atual .

Já tive garantia feita pela GIVI ( otima empresa por sinal )

Botas da Timberland tambem consegui substituicao total e mais alguns outros casos que prefiro não mencionar...

No fim das contas , o importante mesmo é saber caracterizar categoricamente o problema e a responsabilidade do fabricante que não tem erro! Eles tem ciencia dos problemas que vendem e quando agente sabe apertar nunca escapam, pq sabem que levam a pior ! ;)

E se tem uma coisa que os fabricantes tem mais medo do que contemplar garantia ou até mesmo recall é a possibilidade de ação coletiva e consumidores conscientes !

Prefiro continuar acreditando nisso e continuar fazendo eles pagarem a conta ! hahaha ( além de , porque nao , mostrar para os outros que não é tão dificil assim e que vale a pena correr atras de nossos direitos ;) )

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Jacques Fernandes » 10 Jan 2014, 00:14

Amigos,

Afinal, as Ténérés 2014 estão vindo com rolamentos no lugar da bucha de nylon, ou não?

Alguém tem essa informação exata? O problema estaria resolvido na nova versão 2014?

Abraços
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por TulseLuper » 10 Jan 2014, 02:52

Tudo indica que sim , as buchas parecem ter sido substituidos por rolamentos nas 13/13 , 13/14 e 14/14 ... pelo menos é o que diz o catalogo, mas acho que deve proceder sim ;)

Mas as que foram substituidas foram as do link , ainda faltam as do eixo da balanca ....

Vale lembrar tambem que na Fazer TODAS as buchas da balanca foram substituidas por rolamentos fora o recall aberto para as que não eram... E ainda, em todos os modelos off road da yamaha como as TT todas e as YZ todas tambem tem a balanca toda rolamentada, link e eixo como na Fazer... ( e pasmem ! até a YZ85wl 85cc é com rolamentos ... )

* pois é , acabei comparando todos os catalogos de peças ...

Avatar do usuário
Carlos.Alberto
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 02 Dez 2013, 22:16
Cidade onde mora: Belo Horizonte - MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Carlos.Alberto » 09 Fev 2014, 12:46

Pessoal
tenho uma tenere 13/14 e peguei ela 0
No dia que peguei comentei com o abridor de OS de oficina sobre os problemas dessa balança, do que eu vi no fórum...
ele me falou que isso era coisa do Brasil inteiro e que aqui em BH - MOTOJAP nunca havia acontecido coisas semelhantes... e por fim que a lubrificação da balança era só com 10mil km

passadas duas semanas peguei a bomba de graxa do meu serviço e...
ela aceitou 4 bombadas até sair pelas laterais da balança nos retentores
passsou-se um mes e ela aceitou mais 4 bombadas

Sugestão: lubrifiquem pelo menos uma vez por mes!

Quanto ao link eu tirei o parafuso mas nao deu pra ver ao certo o que lubrificar (tirei um só pra ele nao desmontar)
E eu vou fazer que nem alguém daqui sugeriu
Compro 3 parafusos de aço mais reforçado das mesmas medidas dos originais, peço um torneiro pra abrir rosca na cabeça dele pra por pino graxeiro e furar ele por dentro até a metade pra graxa entrar direto no rolamento. bucha (num sei ainda o que tem lá) , daí problema resolvido!

Tito
Visitante
Visitante

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Tito » 15 Fev 2014, 02:45

TulseLuper escreveu:Tudo indica que sim , as buchas parecem ter sido substituidos por rolamentos nas 13/13 , 13/14 e 14/14 ... pelo menos é o que diz o catalogo, mas acho que deve proceder sim ;)

Mas as que foram substituidas foram as do link , ainda faltam as do eixo da balanca ....

Vale lembrar tambem que na Fazer TODAS as buchas da balanca foram substituidas por rolamentos fora o recall aberto para as que não eram... E ainda, em todos os modelos off road da yamaha como as TT todas e as YZ todas tambem tem a balanca toda rolamentada, link e eixo como na Fazer... ( e pasmem ! até a YZ85wl 85cc é com rolamentos ... )

* pois é , acabei comparando todos os catalogos de peças ...

Galera, sou novo aqui, mas já me apresentei...
Bom, peguei uma 12/13 zero há 1 mês e com 1400 km deu o problema. Reclamei na autorizada Macaé e eles lubrificaram na garantia, após eu ter acabado de fazer a revisão de 1000 por lá. Descobri então que a minha já tem os roletes nos links, mas o barulho vinha da balança. Ficou ótima.
Lá havia também um outro dono de uma 13/13 com 5 mil km reclamando o mesmo , e ela também era de roletes, as tais com as graxeiras para o motor...
Ou seja: a fábrica resolveu os links, mas continua pisando na balança com as malditas buchas...
Eu vou acionar a fábrica na justiça faltando 1 mês para acabar a garantia, exigindo reparo por erro de projeto e indenização por ficar de palhaço deles, levando a reparar ou remediar o problema ( pelo visto por diversas vezes até lá ), descrito no manual como de manutenção a cada 10000 km.
Estou juntando as evidências desde já, com as notas de garantia com a descrição e a solução do problema ...
Abraços.
Tito.

Pimentel
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:56
Cidade onde mora: Olinda/PE

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Pimentel » 16 Fev 2014, 22:33

Este mês tb fiz a troca de uma das articulações da suspensão, mais precisamente a que fica localizada fixada a balança .
Estava toda estragada por falta de lubrificação adequada , e olhe que fiz todas as revisões na cc até os 15.000 km .
As partes moveis da suspensão se consistem de espaçadores e buchas , quando deveriam ser constituídas de rolamentos, minha moto é ano 2011 .
E ainda por cima saem das cc sem uma unica lubrificação,completamente secas , perguntei a um "mecânico" da "iamara" o porque disso tudo , ele me disse que as revisões da Ténéré acompanham uma predeterminação da própria iamara , só é verificado o que esta no manual da revisões , o resto é ignorado.

Parece que a iamara resolveu esse problema mudando os itens da suspensão das 2013 em diante para rolamentos .

Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por TulseLuper » 17 Fev 2014, 00:15

tito,

pois é ... acaba que infelizmente estou seguindo esse mesmo caminho seu ...

vamo ver no que dá ...

e boa sorte pra nós todos !

heheh

abraço!

Responder